Por Gabriela Fortes.
Oi pessoal, tudo bem? Estou aqui escrevendo esse texto em clima de despedida. Para quem não sabe esse é o último texto que estou postando no Espaço de Diálogos 8° A em função do término do trimestre. Mais enfim tudo que é bom algum dia acaba, resolvi deixar para vocês leitores um texto sobre uma coisa que todo mundo gosta: Desenho Animado. Quem não gosta de desenho animado? Quem não tem o seu preferido?
Os primeiros desenhos animados começaram a ser criados na década de 1910 no então cinema mudo e sem cores em Paris na França. Nessa época os desenhos eram curtos direcionados mais a faixa etária dos adultos. Podemos dizer que isso não é mais uma realidade, pois agora, desde pequenos o desenho animado faz parte da vida da maioria das crianças.
Um dos primeiros desenhos animados foi um francês, produzido por Emile Cohl, de aproximadamente dois minutos. E assim a produção dos desenhos foi avançando e ganhando aprimoramentos e tecnologias. Abaixo um dos filmes deste autor.
Na década de 1920 foi criado um desenho ainda conhecido por nós. Naquela época era sem som e sem cores, o desenho se chamava O Gato Félix. Na mesma década foi criado um outro que nós conhecemos, o famoso Mickey Mouse, um camundongo engraçado que atua junto com sua namorada a Miney Mouse e seu cachorro Pluto. De tão bem sucedido o ratinho ocupa espaço em nossas telinhas até os dias atuais.
Na década seguinte então se criou outro personagem conhecido, a Betty Boop, que se caracteriza pelo tamanho de sua cabeça e pelo tamanho de seu corpo bem desproporcional. No ano de 1932 foi criado o primeiro desenho com cores produzido pela Walt Disney. No final desta mesma década, já com algumas melhoras, foram criados então outros desenhos como Pernalonga e sua turma, Tom e Jerry e Zé Carioca.
Entre as décadas de 1960 e 1980 muitos outros desenhos animados foram criados como o Pica-Pau, Piu-Piu e Frajola e Papa-Léguas, sempre demonstrando uma relação de caça entre os personagens. Nos anos 80 já com muitos aprimoramentos deram-se a criação de alguns que mexeram muito com a cabeça de crianças e jovens. Entre os mais conhecidos estão o Caverna do Dragão, Transformers e Os Mestres do Universo. Já na década de 1990 a coisa muda, já não se tem mais tantas lutas e perseguições como nos primeiros desenhos e temos sim piadas mais elaboradas e engraçadas. Nessa lista de desenhos estão os Animaniacs e o engraçado Pink e Cérebro.
Com o passar do tempo podemos dizer que o computador foi um instrumento importante para a criação e aprimoramentos do desenho animado. Como explica Péricles Martins, professor de design em interface digital do Centro Universitário Senac (SP), “a gente só usa o papel e lápis para fazer os esboços dos personagens. Depois da idéia inicial, a seqüência dos desenhos, as feições, as expressões, os movimentos, a cor, a música, tudo o que compõem uma animação, enfim, é realizado no computador com a ajuda de programas especiais.”
No decorrer no tempo podemos ver que muitos desenhos foram criados, não acha? Pois bem, com tantos desenhos assim fica difícil escolher o seu preferido não é? E você já escolheu o seu? Aproveite e comente aqui, qual seu desenho preferido.
E com isso deixo minha mensagem de despedida, afirmando que este trabalho de blogueira foi muito importante, pois aprimorou a minha escrita. Aqui postei textos sobre o que pensava e que gostaria de compartilhar com vocês professores, alunos e leitores... Que a próxima equipe seja bem vinda! ;)
Referências:
http://pt.shvoong.com/ acesso em 28/05/2011.
http://www.sobrecarga.com.br/ acesso em 28/05/2011.
http://www.atrevidinha.uol.com.br/ acesso em 28/05/2011.
Comentários
Mas até hoje sou chegada num " Bob Esponja" e outros também.
Um abraço, Maria :)
Sou fã de 'Du, Dudu e Edu', 'Os Padrinhos Mágicos', 'Jimmy Neutron', 'Tom e Jerry' (eita, coisa antiga! kk assitia desde bem pequena e até hoje assito quando tenho tempo) e também 'Pokémon'. Mas até hoje, ninguém bateu o querido 'Bob Esponja'. Todo dia assito, nem que seja apenas um pedacinho. kkk
Foi legal ler seu texto e conhecer um pouco da história dos desenhos em geral.
É bom ser criança de vez em quando, e rir na frente da TV. ;D
Beijos, Juliana Neves
Até Mais, Gabriela
beijos, Maria Luiza.
tempo... bom então é isso,beijinhos
Engraçado, eu nunca gostie de Bob Esponja, ao contráiro de quase todo mundo.
Adorei o texto.
Carol