Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher! Como assim?


Por Franciely Martendal


          
O dia internacional da mulher acontece no dia 08 de março. Na verdade todo dia é dia da mulher, dia daquela trabalhadora, guerreira, que é séria e responsável, que é super-mãe, etc. Todos os dias é dia da mulher, independente de qualquer mulher.

Porque é celebrado o dia internacional da mulher? Muitas pessoas não sabem, mas vou então explicar. Nos tempos do século XIX a mulher era subjugada pelos homens, trabalhavam como serviçais sem receber nada pelo seu trabalho ou recebiam um salário injusto que não dava para sustentar sua família. Então, as mulheres se uniram, para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e a sua vida.

A discriminação era tão grande que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Mas foi no 8 de março de 1910 que aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas em Nova Iorque.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído não por terem as mulheres recebido respeito aos seus direitos, mas sim pela luta na busca deles.  

Passado mais de cem ano o que você acha: Será que as mulheres são valorizadas e respeitadas?


Referência : Brasil escola. Disponível em  http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm acessado no dia <06>.

Crédito da imagem: Casa de abelha. Disponível em http://casadeabelha2010.blogspot.com.br/2013/03/semana-em-homenagem-ao-dia.html acessado em <02>.
 

Comentários

Concordo plenamente com a Franciely, todo dia é dia da mulher. E com certeza ainda existe pessoas que desvalorizam as mulheres... Até as próprias mulheres. No transito mesmo você acaba desvalorizando elas sem perceber ao dizer, ''Tinha que ser mulher mesmo né?'', isso sempre acontece querendo ou não.
Unknown disse…
Acho que as mulheres ainda não tem o respeito que merecem, ainda mais depois de toda a luta que tiveram. Ótimo texto!
Anônimo disse…
Também acho que as mulheres não tem todo aquele respeito ainda, temos que valorizar mais as mulheres!! Carlos E. 9ºA