Pular para o conteúdo principal

Lixo, você produz! Sabia?

Por Maria Eduarda Vieira

Oi, queridos colegas! Tudo bem? Hoje estou aqui com a iniciativa de falar um pouco mais sobre o tão conhecido e famoso lixo

Todos os dias produzimos muitos resíduos cujo destino é a lixeira. Devemos ter o cuidado de diminuir essa produção, pois assim estaremos contribuindo para que muitos dejetos não tenham como destino os famosos “lixões”*. Podemos também e não custa nada realizar o reaproveitamento desses materiais através da reciclagem. Dessa forma se pode também ajudar milhares de pessoas a sobreviver com essa atividade econômica.   

 Aqui em Florianópolis temos como maior coletora de lixo a COMCAP (Companhia de Melhoramentos da Capital), aquela que passa quase todos os dias em frente a sua casa ou apartamento recolhendo todo o lixo produzido por você. Segundo dados dessa empresa, responsável pelos destinos de nosso lixo, diariamente são coletadas 25 toneladas em Florianópolis. Se fizermos as contas, em um mês, a média produzida é 500 toneladas. Pensando numa produção global surge a questão: Será que o planeta Terra vai agüentar? Já parou e pensou nisso?

A separação do lixo também é importante! Ao separar o lixo você está contribuindo para que muitos destes dejetos não sejam jogados em lixões*, auxiliando a preservação do meio ambiente.

* Lixões - áreas onde são depositados resíduos sem qualquer tipo de cuidado. Geralmente são aqueles que não têm nenhuma separação por parte da população e sem nenhum tratamento do solo antes de depositarem esses materiais. Estes lugares são muitas vezes insalubres onde vivem ratos, moscas, pássaros e até mesmo algumas famílias que ganham a vida ao revender materiais reciclados. Além disso, são espaços perigosos onde se têm grande probabilidade de pegar doenças prejudiciais à saúde transmitidas pelo lixo. Estes lugares também são prejudiciais ao meio ambiente, pois esse lixo polui as águas e o solo em função do “Chorume” (líquido que escorre do lixo levando para o lençol freático altamente poluente).

Pergunte a seus familiares se eles reciclam o lixo? 
Caso não os influencie a pratica!
Nossa terra está precisando de ajuda! Vamos colaborar!


Fontes: 
COMCAP. Disponível em < http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/ > acessado em 19/06/11.

Crédito da imagem:  

Comentários

Juliana Neves disse…
Oi, Duda! Gosteido seu texto sobre o lixo que todos nós produzimos todos os dias. Às vezes, nem lembramos que os causadores de toda a poluição mundial e o aquecimento global, somos nós.
Já faço minha parte separando o lixo orgânico e o reciclável do lixo comum, e sempre que vejo algum papel ou plástico jogado na natureza, o recolho e jogo na lixeira mais próxima.
Apóio a sua preocupação com o meio ambiente. ;D
Beijos, Juliana Neves
Anônimo disse…
Eh mesmo neh duda. Sempre odiei a ideia das pessoas jogando lixo onde n deve. Sou contra o desmatamento...adoreii..
Bjs Luiza Estefano
Anônimo disse…
Também acho isso Duda, todos nós temos que reciclar o lixo, isso facilita até para os trabalhados da COMCAP.
E pra mim, como todos já dizem o Planeta não vai aguentar todo esse lixo.

Felipe Bastos
Pablo de Souza disse…
Olá Duda, eu gostei muito do assunto abordado no seu texto.Eu acho que hoje o pessoal deveria reciclar mais, afinal é uma coisa simples que quase não ocupa tempo.
Anônimo disse…
Muito bom texto duda. acho que quem ainda n recicla deveria começar imediatamente. imagina que vc é um catador de lixo, não é mas facil vc pegar um sacolinha "limpinha" sem restos de comida ou algo do tipo? do que ter q abrir a sacola e tirar o que vc quer de dentro?!
não pense só em você pense na pessoa que vc ta ajudado a se sustentar.
É isso ai em vezes de estar curtindo as férias estamos "fritando" aqui na net né professor Fernado! kkk
Jhonatan
Anônimo disse…
Duda, gostei do seu texto, quase ninguém mais se preocupa mais com esse negócio de lixo, separação de lixo essas coisas assim. Nunca paramos para pensar, mais se pararmos mesmo todos nós produzimos muito lixo, muito lixo mesmo e isso prejudica e muito nossa planeta. Acho que todos nós deviamos nos preocupar com todo nosso lixo produzido, mais na mairoia das vezes não é isso que acontece.

Beijos, Gabriela Fortes
Anônimo disse…
Além de produzirmos muito lixo, muitas pessoas não reciclam, não separam, não o jogam em lugar adequado, e etc, prejudicando nosso planeta. Mas se cada um fizer sua parte a cada dia, podemos tentar ajudar mais o planeta -> a nós mesmos. Bjs Camila Maia
Anônimo disse…
Realmente, o desmatamento é um assunto que vem sendo muito decorrente atualmente, tanto que a frente da minha casa, sempre vejo sacolas de lixo furada, garrafas jogadas na rua, comida no chão.
O mínimo que essas pessoas podiam fazer é jogar lixo no lugar certo.
Muito legal o texto Duda.

Igor Régis