Por Lucas,
Quando você pensa em pratos asiáticos, o que vem na mente costuma ser os mais famosos, certo? Sushi, temaki, se você é alguém que assiste muitos animes pode pensar em onigiri, ramen, entre outros. Você também pode pensar sobre os chineses comerem cachorro, insetos e muitas outras coisas.
Por isso venho aqui apresentar a você outros pratos de países asiáticos, pratos que você muito provavelmente não conhece, de países que podem não vir à mente quando se pensa em Ásia.
Com isto dito, que tal começarmos?
Turquia
Kebab (döner kebab)
Originário do Oriente Médio e de origem turca, o Kebab, muito parecido com o shawarma, consiste em um pão árabe recheado com carne picada em cubos, mas também pode ser recheado com queijo, frutos do mar e frutas.
O jeito original como era servido consistia em uma carne grelhada horizontalmente, com fatias grossas enquanto usava um espeto em forma de L chamado Oltu shish.
A forma atual do prato surgiu no século XIX em Bursa, cidade turca, sendo conhecido como “iskender kebap” (kebab de Alexandre) ainda sendo servido em diversas cidades do país.
Hoje em dia é servido na forma de carne em um sanduíche feito com pide (pão pita turco).
O döner kebab servido com molhos de legumes surgiu em 1970 em Berlim-Kreuzberg, pois o preparo original não agradava o paladar alemão, fazendo deste um dos alimentos mais populares do fast-food da Alemanha.
No Brasil é conhecido como “churrasco grego” por causa da máquina de assar usada, quel veio da Grécia. Sua receita foi levemente alterada, mudando o tipo de carne.
Mongólia
Tsuivan
Um prato que se baseia em macarrão com carne de vegetais, tendo duas maneiras de se fazer o macarrão.
A primeira é enrolando a massa em um círculo, untar, enrolar a massa sobre si mesma e cozinhá-la no vapor. Após cozida a massa pode ser cortada em tiras. A segunda, é enrolando a massa em um círculo, fritá-la como se fosse uma panqueca e depois cortar em tiras.
O macarrão então é adicionado à carne frita (podendo ser carne bovina ou de carneiro) e os vegetais (geralmente cenouras e cebolas).
O macarrão é geralmente adicionado em cima da carne com um pouco de água junto para amolecer com o calor (no caso da massa frita) ou para cozinhá-lo (no caso da massa feita no vapor).
Arábia Saudita
Kabsa
O kabsa se trata de um pilaf (uma espécie de arroz preparado com especiarias) , sendo muitas vezes considerado o prato nacional da Arábia Saudita, principalmente se preparado com galinha.
Possui muitas receitas, sendo que, na maioria das vezes, a galinha é cozinhada separada do arroz (geralmente sendo o basmati, um arroz de grãos longos que possui um menor índice glicêmico quando comparado ao arroz branco ), ou sendo removida do guisado para ser assada até dourar no forno.
Em uma receita antiga a carne era assada em um buraco no chão, onde era acendido brasas, colocado a carne e após isso se tampava, método chamado de “mandi”.
Geralmente a preparação começa com um refogado de cebola em manteiga, óleo ou ghee. Com a galinha podendo ser salteada em pedaços no refogado, caso seja esse o caso, acrescenta-se tomate e água ou caldo para cozer a galinha.
Com isso,adicionam-se os temperos que são os principais responsáveis pelo gosto do prato, sendo eles: cominho, cardamomo, pimenta, canela, açafrão, pimenta-da-jamaica, cravinho e lima, inteira ou apenas a casca.
Quando pronto, é colocado uvas passas e amêndoas fritas ou assadas ao arroz.
Tailândia
Pad Thai
O pad thai é um prato de macarrão de arroz comumente servido nas ruas tailandesas e nos restaurantes locais.
Geralmente é feito com macarrão de arroz, frango, carne ou tofu, amendoim, ovo mexido e broto de feijão, entre outros vegetais. Possuindo diversas variações, desde com banana ao lado, ovo cobrindo ao lado, variações picantes, ácidas ou suaves ou até versões vegetarianas do prato. Mas o que geralmente dá sabor ao prato é a proporção de peixe e molho de tamarindo.
Mesmo em um país dominado pelo arroz, o pad thai conseguiu seu lugar entre os pratos locais, mesmo sendo feito com base no macarrão. Mesmo algumas das coisas que são encontradas no prato como o tofu e camarão seco por exemplo não são algo originário da Tailândia. Na verdade, o prato tem raízes chinesas, que se pode ver no nome completo do prato “kway teow pad thai” ou “noodles fritos no estilo Tailandês” sendo que “kway teow” é uma expressão chinesa para macarrão de arroz.
Mas isso não quer dizer que é um prato chinês, na verdade são os temperos e molhos comumente usados na Tailândia que dão o gosto ao prato que o tornou tão popular.
Bom, isso é só um pouco do que a culinária asiática tem a oferecer, existem muitos outros pratos que eu não trouxe, coisas que eu não pude trazer sobre os pratos pois não achei e coisas que se trouxesse iria deixar o blog enorme.
Espero ter ampliado pelo menos um pouco sua visão sobre o assunto, e que tenha te deixado com vontade de comer algum desses pratos.
Era isso, até a próxima e tenha um bom dia leitor.
Referências e créditos das imagens:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/D%C3%B6ner_kebab#:~:text=D%C3%B6ner%20kebab%20(em%20turco%3A%20d%C3%B6ner,fatiada%20antes%20de%20ser%20servida
Comentários
Seu texto também apresenta um breve modo de preparo, algo que eu pessoalmente adorei e depois de dar uma pesquisada, percebi o quão difícil alguns dos pratos podem ser de preparar como o Pad Thai, prato de culinária tailandesa com raízes chinesas.
Um prato também surpreendente mas meio clichê que também é um prato típico é o Sukiyaki, originado na Era Edo quando japoneses começaram a comer carne misturada com vegetais algo que antigamente era considerado ilegal, feito com fatias finas de carne, legumes, Udon (macarrão japonês) verduras e cogumelos. O prato é preparado na mesa, que enquanto o prato em si é preparado, as pessoas na mesa podem se servir ao seu gosto, podendo comer o Sukiyaki mais cru, ou deixá-lo passar do ponto.
Só isso ficaria perfeito com agradecimento Vitor.