Pular para o conteúdo principal

Cultura e Tradições da Coreia do Sul

Por Nicole e Douglas.

Olá, como vai?

Escolhemos falar sobre a Coreia do Sul pois nos interessamos bastante pela diversidade da cultura coreana e na gigantesca diferença para a do Brasil, além de já termos sido fãs de cantores ou atores nascidos na Coreia e gostamos de séries coreanas.

Nosso tema é a cultura e as tradições da Coreia do  Sul. Mas antes gostaríamos de explicar como foi a  separação da antiga Coreia. Quando a Guerra Fria se iniciou (conflito entre Estados Unidos e União  das Repúblicas Socialistas Soviéticas), a Coreia, em 1948, foi dividida conforme os interesses   geopolíticos das duas potências mundiais. Assim   criando a Coreia do Sul e a Coreia do Norte,   mesmo os dois países tendo herdado as tradições  da antiga Coreia, são muito diferentes em relação a leis, costumes e etc…

Agora vamos para o estilo de música coreano. O K-POP (Korean Pop). Na Coreia do Sul e no mundo inteiro o K-pop faz sucesso, com seus sintetizadores eletrônicos, estética multicolorida e coreografias ousadas. O gênero é representado por boy e girl bands que lotam shows em diversos países, sendo idolatrados principalmente pelo público jovem e adolescente. 10 Grupos de K-pop que são bem conhecidos: o BTS, BLACKPINK, EXO, TWICE, SEVENTEEN, Red Velvet, ITZY, Stray Kids , TXT e Big Bang.

Agora mudando de assunto, você tem fé? A Coreia do Sul é um país com diversas religiões, dentre elas o Budismo, o Cristianismo (Igreja Católica Romana, Santos dos Últimos Dias, Testemunhas de Jeová) e o Xamanismo coreano. (E de acordo com estatísticas reunidas em 2005 pelo governo sul coreano, aproximadamente 46,5% da população sul-coreana não manifesta uma preferência religiosa). (Wikipedia, 2023).

Você já experimentou alguma comida  típica coreana? Bom, a culinária  coreana tem diversos pratos, um deles  é o Kimchi. O kimchi é um verdadeiro  símbolo da cultura sul-coreana, ele não  é um prato, e sim uma preparação  baseada na fermentação da acelga).  Você já experimentou Kimchi? O que  achou?  No preparo, são adicionados temperos  como alho, gengibre, pimenta e rabanete em uma salmoura, permitindo mais de 100 variações do kimchi e além disso, o kimchi é consumido em praticamente todas as refeições do dia, e por isso é considerado um acompanhamento.

O Gimbap também chamado de Kimbap, é   um prato coreano feito de arroz cozido,   legumes, peixe e carne enrolados em gim   (folhas secas de algas marinhas) e servido  em fatias pequenas. Ok, mas qual é a  diferença do Kimbap para o sushi? O   Kimbap se diferencia do sushi japonês pelo   recheio, já que não contém peixe cru. E também, você pode prepará-lo de diversas  jeitos, com vegetais, ovos, presunto, salsicha, carne de boi e se quiser dar um toque apimentado, com Kimchi.


Quem assiste Dorama provavelmente já  deve ter ouvido falar do Soju pois nos Doramas os
coreanos sempre aparecem bebendo o Soju. Esta é uma bebida destilada  transparente de origem coreana. Geralmente  é consumido puro, e seu teor alcoólico varia  de cerca de 16,8% a 53%.

Com este texto refletimos que a diversidade de culturas existe, e cada país pode ter um dia a dia muito diferente do nosso, vemos esta diferença até em classes sociais diferentes no mesmo país, mas com certeza de país para país é mais diversificado, esperamos que tenham gostado dessa nossa viagem à Coreia do Sul. Até a próxima!!!

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_na_Coreia_do_Sul
https://www.ef.com.br/guia-destinos/coreia-do-sul/cultura/
https://www.maioresemelhores.com/grupos-k-pop-mais-populares/ https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-duas-coreias.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Gimbap
https://pt.wikipedia.org/wiki/Soju

Créditos das imagens:
https://www.seriouseats.com/gimbap-korean-seaweed-rice-rolls https://www.sabornamesa.com.br/receitas-de-saladas/kimchi-coreano-deliciosohttps://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FConflito_coreano&psig=AOvVaw2mW9cdpdff01Xjlf3VqzWP&ust=1691024825767000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBEQjRxqFwoTCOin1MLkvIADFQAAAAAdAAAAABAZ
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.hachi8.com.br%2Fbebidas%2Fkit-9-soju-bebida-coreana-chum-churum-importado-sabores-2-copo brinde&psig=AOvVaw32n3zAntqo9L7dFqSXU7wB&ust=1691028657702000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBEQjRxqFwoTCLCB7OXyvIADFQAAAAAdAAAAABAE

Comentários

Izadora Selusniaki Bittencort disse…
Nicole e Douglas, gostei muito do texto de vocês, além de ser um texto super interessante, esse texto prende o leitor por ter muitas informações. Eu já ouvi falar nas bandas K-POP, e realmente fazem muitos sucessos por aí. Eu quase nunca ouvi falar sobre as comidas da Coreia do Sul e nem de suas religiões, foi muito importante vocês colocarem isso no texto. O que eu mais gostei no texto também, como eu tinha falado ali no começo do comentário, é que tem muitas informações interessantes sobre a Coreia do Sul, no final do texto, eu senti que foi muito legal e interessante ler tudo. O que poderia ter melhorado, foi colocar mais imagens, mas de resto eu não tenho o que reclamar. Vocês conseguiram fazer o texto ficar interessante, conseguiram prender o leitor, conseguiram colocar muitas informações importante e conseguiram mostrar um pouco mais da cultura da Coreia do Sul.
Anônimo disse…
Oi Nicole e Douglas, gostei muito do texto de vocês. Achei interessante o tema que vocês trouxeram sobre a Coreia e sua cultura diferenciada.
Eu já sabia algumas coisas sobre a Coreia por conta dos grupos de KPOP, mas sobre as religiões não sabia e achei muito importante vocês abordarem.
Achei muito legal que vocês trouxeram sobre a culinária e como ela é totalmente diferente da culinária Brasileira. Já provei comidas coreanas e realmente é totalmente diferente.
O texto que vocês fizeram me trouxe interesse sobre a Coreia e sua cultura.
Parabéns pelo o texto de vocês!
Aluna: Isis Passos 9C
Maria disse…
Olá! Gostei muito texto escrito. Ele tem várias informações que eu não sabia, como por exemplo a Coreia ter se separado e a maneira de fazer o kimchi. Eu já tinha visto o kimchi em uma série coreana, mas não sabia de todos esses preparos.

Observei que são abordados diversos assuntos nos parágrafos e em alguns identifiquei que não existe ligação em um assunto e outro.

Mas de modo geral o texto trás muitas informações sobre a cultura local e é muito enriquecedor pois a mídia local ,de forma geral,oferece pouca informação sobre a cultura coreana.

Aluna: Maria Luiza Bolgenhagen Souza.
. disse…
Boa noite Nicole e Douglas!! Adorei o blog e achei muito interessante,sempre fui “fã” de assuntos sobre a Coreia, principalmente porque antigamente gostava de k-pop, gostei bastante que falaram um pouco sobre, um dos meus grupos favoritos estão inseridos aí e fiquei bastante excitada!! Este blog me trouxe várias memórias de quando assistia aos clipes de música e principalmente aos doramas que assistia com minha mãe e meu pai.
Nunca soube muito sobre a culinária da Coreia, só o básico, mas neste blog pude aprender até alguns ingredientes para usar, caso algum dia me dê vontade!
Enfim, eu amei o blog, principalmente por me sentir mais a vontade, sempre é bom ler sobre algo que já conhecemos, mas aprender é melhor ainda, adorei a interação e me senti a vontade, como se fosse algum amigo meu, um blog repleto de curiosidades e coisas novas, não sabia exatamente o porque da separação da Coreia e agora já sei!! Abraços.
- Mariana Santos Machado
Felipe 9º a disse…
Boa noite Nicole e Douglas!!! Achei o texto de vocês muito interessante, eu particularmente nunca fui atrás de filmes ou músicas relacionados à Coreia do Sul, mas já vi a seria round 6, que se passa na Coreia do Sul.
Gostei bastante de saber mais sobre o assunto, principalmente a parte em que vocês falaram que a Coreia do Sul é um país com diversas religiões, realmente não imaginava que existiam tantas religiões num país tão pequeno.
Gostei muito do blog, aprendi bastante coisa que não sabia, parabéns!!!!

Felipe de Oliveira Pereira, 9º ano A.