Pular para o conteúdo principal

Katanas e seu “mito”

Por David
O tema que escolhi para apresentar aos leitores é sobre as katanas, já ouviu falar? Originadas no Japão, existe uma crença de que eram as melhores espadas, só que isso , ao meu ver, está totalmente errado e eu gostaria de mostrar como esse meu ponto de vista pode estar correto.

Por esse tipo de armamento se originar em um arquipélago (Japão), não tinham como extrair o ferro pela mineração pois o solo não permitia, então essa matéria prima (ferro) era retirada da areia de alguns locais que possuíam esse elemento. Pelo método de criação da espada, utilizando o tatara, uma espécie de forno que não atingia temperatura para derreter o ferro, fazia o mesmo ter muitas impurezas. Para a retirada dessas impurezas o metal era colocado em um tatara e aquecido em altas temperaturas martelado e dobrado. Quanto mais essas ações eram repetidas mais puro ficava o ferro. Por ser um trabalho muito cansativo, era feito entorno de 10 a 20 vezes, a katana era quebradiça. Cada samurai costumava carregar mais de uma, quanto mais importante o samurai fosse melhor seria sua espada, isso não quer dizer que ela era ótima, mas ela era superior as demais por ser mais refinada.

Porque era inútil ter uma katana?

De acordo com a minha opinião, com os avanços tecnológicos foram feitas armaduras, por exemplo, a de malha de aço. Ela impedia os usuários de sofrerem cortes por lâminas, então logo as espadas foram modificadas para causar fraturas. As armaduras foram modificadas para ”amaciar” os golpes recebidos popularmente conhecidas como armaduras medievais . Eu mostrei essa relação de evolução entre as espadas e armaduras, para que seja possível compreender que as katanas eram feitas para cortar o oponente, logo só uma simples armadura de malha de ferro já seria o suficiente pois quebraria a lâmina da katana.

Esse texto não tem como propósito ofender ninguém, esses dados são de épocas passadas não é mais valido para as katanas de hoje em dia.

Armaduras de malha de ferro


Armaduras de malha de ferro


Referências :
https://www.youtube.com/watch?v=SBcBu02PA9k pensando rpg (Esses Terríveis Mitos Sobre a Katana Precisam Acabar!) acessado dia 9/9/23.


Comentários