Pular para o conteúdo principal

O grande golpe pelas costas de Prigozhin

Por João Pedro e Gabriel P.,

Vamos falar sobre um assunto que veio muito à tona nos últimos meses, um grupo de mercenários paramilitar denominado grupo Wagner. Escolhemos este tema pois não é algo muito convencional de se ver, pois o assunto mais falado sobre a Rússia ou até Ásia, é a guerra de Ucrânia e Rússia, não o grupo Wagner se rebelar contra Putin. Vamos lá?

Você já conhece o que são grupos paramilitares? 
São grupos de empresas de segurança internacional. Combatentes paramilitares não fazem parte do exército regular de um país. Mercenários recebem salários altos para atuar em missões de alto risco. Agora que já sabe um pouco sobre os grupos, vamos lá.

O grupo Wagner
Em 2014, Prigozhin, um dono de empresas conhecido mais popularmente na Rússia como "chef de Putin", devido aos contratos de alimentos com sua empresa e o Kremlin, fundou o grupo militar privado conhecido como "grupo Wagner", homenageia em seu nome o compositor favorito do líder do Partido Nazista, Adolf Hitler: Richard Wagner (1813-1883).

O grupo começou na Crimeia e na região ucraniana de Donbass, expandindo-se para o Oriente Médio e a África. Prigozhin confirmou sua fundação em setembro de 2014, após um vídeo em que ele recrutava detentos da prisão russa de Mari El.
O grupo estava ajudando, Putin, em sua invasão na Ucrânia, mas o que não sabíamos era que o líder do grupo Prigozhin, tem grandes conflitos com o ministro da defesa russo, Serguei Choigu.

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que Putin estava conseguindo resolver as desavenças dos dois, quando tudo saiu do controle.

Prigozhin começou a atacar o governo dizendo que estavam mandando atacar seus comboios, após o grupo se negar a "cadastrar-se" em seu sistema

Então Prigozhin inicia uma espécie de ameaça, sua marcha até Moscou

O ministério de defesa russo, por sua vez:
- anunciou barricadas
- destruição de estradas
- lei marcial... Entre outras medidas para impedir o avanço do grupo Wagner.

Onde Putin está para deixar isso acontecer? Foi uma grande dúvida dos cidadãos russos.

O porta-voz de Putin anunciou um acordo para dar finalmente um fim com o conflito finalmente, mas ele não comenta sobre o acordo feito.

Esperamos que com este texto você sabia mais sobre o que está rolando na Rússia e Ásia neste momento em que estamos aqui, sentados no sofá, ou deitados na cama.

Referências:

Créditos da imagem:

Comentários

Allan Pablo disse…
João Pedro e Gabriel Perez, gostei muito do texto de vocês, achei um texto bem interessante, pois vocês especificaram bem o que aconteceu na Rússia e na ásia. Achei legal também com a dupla tentou trazer esses acontecimentos para os blogueiros e comentaristas do 9ano. Me interessei pelo texto por que sempre gostei de filmes, series, documentários que envolvessem ação briga por território e mercenários. Uma crítica construtiva acho que vocês também deveriam ter exibido no blog também as causas que ocorreu nessa guerra não só as discordias, mas o tanto de casas perdidas famílias separadas pessoas mortas, etc... Tirando isso o trabalho de vocês ficou muito bom, parabéns pelo blog.
Ulissys disse…
Ulissys 9° B

Parabéns, João Pedro e Peres, por abordarem um assunto inusitado e relevante. Vocês fizeram um bom trabalho ao escolher um tema pouco convencional, que geralmente não recebe tanta atenção, e trazer informações sobre os grupos paramilitares em geral. Foi boa a maneira como vocês explicaram o conceito de grupos paramilitares, destacando a diferença entre eles e os exércitos regulares dos países. Acho q vocês podiam explorar mais como as ações do grupo podem afetar a imagem da Rússia em relação aos outros países. No geral, vocês apresentaram um tema bem informativo.
João Pedro e Gabriel Peres gostei bastante do texto e do jeito que vocês o escreveram, parabéns pelo texto informativo e abrangente sobre o grupo Wagner e seu envolvimento nas dinâmicas políticas e militares russas. vocês conseguiram abordar um tema bastante complexo e pouco convencional com clareza e concisão, o que me fez ficar bastante interessado no texto. A explicação sobre o que são os grupos paramilitares da Rússia é bem estruturada e faz o leitor entender bem sobre o assunto. além disso, a maneira como vocês conduziram o texto, mostrando a evolução do Grupo Wagner desde sua fundação até os conflitos internos e ameaças atuais.
bernardo nunes disse…
Parabéns Gabriel e João, eu gostei muito da suas abordagem informativa e intrigante sobre o Grupo Wagner e suas atividades paramilitares. Destaca a escolha de um tema pouco convencional e a apresentação de informações interessantes. Enfatiza a exploração da origem do grupo, suas expansões territoriais e conflitos internos. Reconhece a clareza na definição de grupos paramilitares e a contextualização da relação entre Prigozhin e o Grupo Wagner. Menciona a descrição do papel do grupo nas atividades de Putin, os conflitos internos e a tensão com o ministro da defesa russo. Ressalta a apresentação das medidas do Ministério da Defesa Russo. Sugere a melhoria do fluxo lógico como ponto de aprimoramento.
bernardo nunes disse…
Parabéns Gabriel e João, eu gostei muito da suas abordagem informativa e intrigante sobre o Grupo Wagner e suas atividades paramilitares. Destaca a escolha de um tema pouco convencional e a apresentação de informações interessantes. Enfatiza a exploração da origem do grupo, suas expansões territoriais e conflitos internos. Reconhece a clareza na definição de grupos paramilitares e a contextualização da relação entre Prigozhin e o Grupo Wagner. Menciona a descrição do papel do grupo nas atividades de Putin, os conflitos internos e a tensão com o ministro da defesa russo. Ressalta a apresentação das medidas do Ministério da Defesa Russo. Sugere a melhoria do fluxo lógico como ponto de aprimoramento.
Eduardo muller disse…
João Pedro e Gabriel Peres gostei bastante do texto e do jeito que vocês o escreveram e também me interessei pelo texto pois sempre gostei de filmes, series, documentários, jogos e etc que envolvessem ação briga por território e mercenários. Acho que vocês poderia ter falado também sobre o que aconteceu na guerra, por exemplo a fatalidade e também falado do passado do integrantes desse grupo. Mas no entanto o blog ficou muito bom e bem informativo.
Parabéns
Flora Silva disse…
João Pedro e Gabriel, achei o texto sobre o Grupo Wagner e os paramilitares bastante interessante. Abordar um tema menos comum como esse trouxe uma nova perspectiva para mim. No entanto, quando o texto menciona a rebelião do Grupo Wagner contra Putin, fiquei um pouco perdido sobre os motivos por trás disso e como isso afetou a situação política na Rússia. Além disso, a estrutura do texto poderia ser mais organizada para tornar a leitura mais fluida. No geral, o assunto abordado é muito interessante e me prendeu bastante por conta da abordagem didática e informativa, achei o assunto fascinante e me fez querer procurar mais sobre
João Pedro e Gabriel Peres Gostei muito do estilo de escrita que vocês utilizaram para escrever esse blog, achei muito interresante a maneira que vocês conseguiram explicar como se iniciou e o que é um grupo paramilitar, o que torna o blog Mt mais interessante pois sempre gostei muito de filmes, séries, documentários e jogos que envolvam ação, disputas territoriais e mercenários. Seria interessante incluir mais detalhes sobre o que aconteceu durante a guerra, como acontecimentos trágicos, mortes casas carros sonhos e famílias q foram por “água a baixo”e explorar o passado dos membros do Grupo Wagner falando como eles se alistara-me e como foi o desenvolvimento e crescimento na agência.No entanto, o blog é informativo e oferece noticias interessantes sobre a guerra interna na Rússia, que normalmente não são apresentadas para nós estudantes. Parabéns novamente meninos.
Anônimo disse…
parabéns por compartilhar um texto tão inteligente e interessante!! O texto aborda o grupo maramilitar wagner, que eh um tema q nn eh comum de ser discutido quando se fala de rússia e ásia. eh muito bom conhecer mais sobre os grupos paramilitares e como eles operam fora do exército regular do país. O blog também destacou conflitos entre o líder do grupo Prigozhin e o ministro da defesa russo, oq da uma camada a+ para a história. achei muito interessante e diferenciado o tema. Parabéns