Pular para o conteúdo principal

A cultura tradicional da Coreia do Sul

 Por Mariela e Camila

      Olá, tudo bem? Hoje viemos falar um pouco sobre a cultura tradicional da Coreia do Sul. 

   Escolhemos esse tema porque temos muito interesse nas tradições da Coreia do Sul.

     A Coreia do Sul é um país situado no extremo leste asiático. O país se encontra no Sul da península da Coreia, onde no Norte desta mesma península se encontra a Coreia do Norte.

   A cultura Coreana surgiu a partir da mistura de povos Nômades, a Coreia era um único país, dominado pelos chineses. Em 1910 a China perdeu o território para os japoneses. Porém, em 1945, com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália, Japão) na Segunda Guerra Mundial, as tropas japonesas foram expulsas da Coreia, então os soviéticos e os estadunidenses ocuparam este território.

   Após o início da Guerra fria (conflito entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1947, por conta de interesses geopolíticos das duas potências mundiais, em 1948 as Coreias se dividiram, fato também ocorrido com a Alemanha.

   A cultura do País é herdada pelos contatos com diferentes culturas no tempo das guerras e pela diferentes religiões, como budismo, confucionismo e taoísmo, entre outros. Nos dias de hoje a maioria dos coreanos não tem uma religião: nenhuma: 56,9%; protestantismo: 19,7%; budismo: 15,5%; catolicismo: 7,9%.

   As religiões que mais influenciaram foram o Budismo e o confucionismo (corrente filosófica e ética baseada nos ensinamentos de Kung-Fu-Tzu). Vários dos templos que tem no país estão relacionados a essas duas religiões.

   O gênero musical mais famoso é o Korean pop, com estéticas coloridas e coreografias ousadas. As animações e mangás também fazem parte da cultura coreana, assim como o taekwondo, a arte marcial que é um verdadeiro patrimônio do país.


       

    Com essa pesquisa pudemos conhecer mais sobre um país com muita cultura, tradições e conhecimento. Os pontos que citamos em nossa pesquisa, não são todas as culturas e tradições que a Coreia do Sul tem.

    Gostaram do texto? Acharam curioso de conhecer mais sobre a cultura da Coreia do Sul? 

Referências: 

Brasil Escola:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-duas-coreias.htm#:~:text=Com%20o%20in%C3%ADcio%20da%20Guerra,fato%20ocorrido%20tamb%C3%A9m%20na%20Alemanha.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/coreia-sul.htm#:~:text=Religi%C3%B5es%3A,budismo%3A%2015%2C5%25%3B

Korean Culture:

https://brazil.korean-culture.org/pt/139/korea/39#:~:text=Entre%20eles%2C%20o%20budismo%20e,constru%C3%ADdos%20em%20todo%20o%20pa%C3%ADs.

National Geographic:

https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2022/11/o-que-foi-a-guerra-fria#:~:text=A%20Guerra%20Fria%20foi%20um

Educa Mais Brasil:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/confucionismo

Créditos das Imagens:

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/as%20duas%20coreias.jpg

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSMqd_xMwp5e199ODo55GnUSPFM2KA6uY9fNg&usqp=CAU

https://g3i5r4x7.rocketcdn.me/wp-content/uploads/2021/06/confucionismo-o-que-e-historia-caracteristicas-e-impacto-3.png

 


Comentários

Brenda 8A disse…
Achei muito interessante o tema que foi escolhido, acho muito interessante a cultura da Coreia do Sul, acho que vocês podiam ter acresentado mais coisas, como por exemplo, as comidas, estilo mais usado de roupas, tipos de músicas que eles fazem, ia ser mais interessante ainda, mas gostei bastante por vocês terem falado sobre aquilo da segunda guerra mundial e sobre a "religiao".
Francisco Milan 8 ano A disse…
Oi Mariela e Camila, tudo bem? Gostei muito do texto de vocês, não sabia muito sobre a Coreia do Sul mas agora já consegui aprender mais, achei legal a parte da contextualização sobre como surgiu o país, dando uma ideia ao leitor sobre o lugar, li a parte sobre a cultura e queria contribuir um pouco ao texto falando sobre a culinária do país. Em geral a culinária Sul-coreana traz vários elementos do ambiente natural para suas tradições, tendo também muita inspiração pelos mitos e lendas da população, a comida usa bastante arroz, tofu, vegetais, e carnes em seus pratos, que são servidos em porções pequenas com molhos muito bem feitos. Espero ter contribuido para o texto.

Francisco Milan 8A
Francisco Milan 8 ano A disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Giovanna Brito 8A disse…
Oi Marcela e Camila,
Achei muito curioso o fato de ter duas Coreias, mas não sabia o porquê, já até tinha pesquisado antes, porém não tinha entendido muito. Graças ao blog de vocês, me fez entender o porquê de ser duas Coreias. Achei bem explicativo e direto o texto de vocês, gostei bastante.
Laura Baréa 9B disse…
Oi tudo bem? Eu achei bem legal que vcs trouxeram alguns fatos sobre as Coreias, mas acho que falta mais informações sobre a cultura, e explicar melhor como as duas Coreias estão, agora por conta da guerra entre elas. Mas achei super interessante de vocês terem falado do estilo musical e da guerra entre a Coreia e a China e Japão, mas de resto achei super bom o texto e informativo.
Laura Nobrega - 8°A disse…
Oioi Mariela e Camila, Tudo bem? Vim falar oque achei do texto de vocês.
Já fazia um tempo que eu estava curiosa com esse assunto da Coreia do Sul e a Coreia do Norte, porque andei acompanhando os jornais e vi que nos dias de hoje ainda há conflitos com as duas Coreias, então andei pesquisando sobre o assunto.. mas o texto de vocês me ajudou a compreender a história disso tudo desde o início.
Além de que vocês mencionaram a cultura também, oque achei muito bom. Eu curto algumas músicas coreanas, são legais.
E falando sobre a religião, eu sempre me questionei qual era a crença deles, e achei massa que trouxeram isso com dados bastante informativos.
Acho que seria muito legal se colocassem algo relacionado com a culinária de ambas as Coreias,oque deixaria o texto ainda mais top. Mas mesmo assim eu adorei.
Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar essas informações muito legais!
Tito disse…
Olá eu gostaria de falar algumas coisas que na minha opinião melhorariam o sue texto.Pra começar o seu texto está muito curto sendo que ele poderia ter mais uns 2 parágrafos no minimo pois se você se aprofundasse em assuntos como o korean Pop, lutas marciais e mangás, isso sem contar que poderia ter coisas sobre a culinária local, que é um assunto que muitas pessoas gostam. Já que eu expliquei minha opinião eu irei te dar as informações que poderiam melhorar o seu texto.

A culinária da Coreia do Sul é uma culinária baseada em alimentos integrados ao ambiente natural às tradições culturais,sendo inspirada em por mitos, lendas e rituais das populações agrícolas.

Os ingredientes que dão a base da comida sul coreana são o arroz, tofu, vegetais, carnes, macarrões, que são servidos em pequenas porções.

As comidas mais comuns são o Kimchi que possui mais de 100 variações, o outro prato é o Bimbibap que consiste em uma mistura de arroz e vegetais com adicionais de ovos e carnes. Eu só citei dois pratos mas poderiam ser muito mais.
Isabela 8A disse…
Bom dia adorei o texto de vocês, não sabia nada sobre a Coreia do Sul por isso achei interessante a história de como o país se formou, sobre a parte da cultura eu achei que poderia ter algo sobre a culinária deles e para contribuir com o texto pesquisei um pouco sobre a comida sul-coreana e descobri que ela é baseada em tofu, arroz, vegetais e carnes, o kimchi é um exemplo de comida típica lá e segundo Wikipédia é quase sempre servido em cada refeição. Mesmo sem isso gostei muito do texto. :)
Emily 9B disse…
Olá, o texto sobre a cultura tradicional da Coreia do Sul que você escreveu é muito informativo e interessante, mas também muito curto poderia ter escrito um pouco mais, a Coreia tem coisas muito interessantes a serem ditas, que deixaria seu texto muito mais interessante entende. Ele forneceu uma visão abrangente da história, religião e cultura contemporânea do país.
A inclusão das influências religiosas, como o budismo e o confucionismo, e a menção das principais estatísticas religiosas adicionam profundidade ao texto. A adição da ênfase na contribuição do país para a cultura pop global, como o K-pop, tornam o texto ainda mais informativo e envolvente. Mas vocês poderiam ter falado também, da tecnologia na Coreia do Sul, o que é bem famosa lá como a Samsung, LG, marcas que representam a inovação da tecnologia na Coreia. Também falar dos festivais, que lá são muito prestigiados como o, Chuseok, Seollal, são festivais muito cativantes para as famílias. Mas pra uma pequena introdução sobre a cultura deles seu texto está muito bom.
Domênico 9A disse…
Oii boa noite Mariela e Camila tudo bem? espero que sim, antes de eu ler essa noticia confesso que estava bem curioso já que não sei nada sobre a Coreia do Sul, na minha opinião para quem é igual eu que não conhece nada sobre a Coreia do Sul e sua cultura esse blog ajuda a ter uma ótima ideia da cultura da Coreia da Sul, mas acho que faltou um complemento sobre as artes marciais já que é bem importante na Coreia do Sul e não sei se seria possível falar um pouco mais sobre as religiões e falar como é a Coreia do Sul hoje em dia acho que seria importante já que deve ter mudado algumas coisa de lá para cá.
Henrique Milan 9B disse…
Oi, Mariela e Camila, aqui é o Henrique do 9anoB e eu achei o seu texto muito interessante. A cultura e coisas tradicionais da Coreia sempre foram algo que eu sou curioso sobre, acho que foi muito bem explicado nesse artigo e isso me prendeu até o fim da leitura. Não o sou exatamente alguém que fica interessado em coisas históricas e leituras - por mais que eu tente, mas o texto foi informativo e curto pra alguém que não lê como eu e tenho certeza que outras pessoas vão achar isso também.
Adorei o texto e espero outros tão bem escritos como esse.