Pular para o conteúdo principal

CULINÁRIA ASIÁTICA: “ESTRANHA” OU FASCINANTE E INCOMUM?

 Por, Camila G., 

Continente asiático tem a culinária como um de seus aspectos mais característicos. Cores, sabores únicos e texturas. Normalmente, pensamos em sushi. Mas vai muito além 
disso, e são muito diferentes da versão ‘ocidentalizada’ aqui do Brasil.

São técnicas milenares com ingredientes frescos. Os pratos não costumam ter muito molho, por serem apenas um complemento.

Sempre com a forte característica do toque agridoce, a culinária segue 4 pilares:

Doce, salgado, ácido e amargo. Esses 4 pilares foram desenvolvidos por darem mais sabor a comida. De uma visão ocidental, suas misturas podem ser consideradas “excêntricas” e muito fortes. Mas para quem sabe apreciar, é uma experiência culinária fascinante.

E aqui tem uma lista de alguns alimentos que seguem esses pilares:

- Bún châ (Vietnã) : composto de carne de porco, macarrão de arroz e um molho agridoce conhecido como “nuocham”. Acredita-se que ele é originário da cidade de Hanói, que foi descrita em 1959, pelo escritor de culinária vietnamita Vu Bang, como uma cidade “transfixiada por Bún chá”

- Koshary (Egito) : comida de rua muito popular. É um alimento básico tradicional egípcio, misturando macarrão, arroz frito egípcio, aletria e lentilhas marrons, e coberto com um molho de tomate picante, vinagre de alho e guarnecido com grão de bico e cebola frita crocante.

- Momo (Nepal) : O momo é um prato típico das cozinhas Nepalesa, tibetana, de Sikkim e da Bengala Ocidental. Consiste tipicamente de um recheio de legumes ou de carne moída dentro de um invólucro de massa.

Pode se dizer que a culinária asiática é excêntrica para os padrões ocidentais, mas é o conjunto de técnicas e métodos desenvolvidos através dos milênios que tornam essa cultura tão especial. Apesar da culinária japonesa ser a mais conhecida pelo mundo, toda a culinária asiática se destaca principalmente por ser generosa no quesito “temperos” – além de ser mais saudável, por culturalmente preferir alimentos frescos e diversos. O fato de ser considerada uma culinária “excêntrica” é muito pelo fato de fugir dos padrões ocidentais de prato amarelo. Que, no caso, é a principal culinária nos núcleos ocidentais Europa e Estados Unidos; contando com batata frita, macarrão, pizza, lasanha, hamburguer, cachorro quente, entre outros carboidratos que compõem um prato amarelo. A culinária asiática, fugindo desses padrões, trás comidas com muito sabor, muito tempero, muito cuidado aos detalhes e muita variedade.

E, para aqueles que tiverem coragem de experimentar, é sempre bom fugir dos padrões eurocêntricos e nos lembrarmos de que a culinária de um lugar faz parte de sua cultura. Estranhar sabores, texturas e ingredientes novos não tem problema. Mas agora que você aprendeu mais sobre a culinária asiática, pode manter a mente aberta e da próxima vez se lembrar de que o estranhamento nada mais é do que a experiência do desconhecido.

Muitíssimo obrigada por sua atenção!!!


Fontes:
wikipedia.com

Creditos da imagem: 
Freepik

Comentários