Por João Pedro e Gabriel P.,
Vamos falar sobre um assunto que veio muito à tona nos últimos meses, um grupo de mercenários paramilitar denominado grupo Wagner. Escolhemos este tema pois não é algo muito convencional de se ver, pois o assunto mais falado sobre a Rússia ou até Ásia, é a guerra de Ucrânia e Rússia, não o grupo Wagner se rebelar contra Putin. Vamos lá?
Você já conhece o que são grupos paramilitares?
São grupos de empresas de segurança internacional. Combatentes paramilitares não fazem parte do exército regular de um país. Mercenários recebem salários altos para atuar em missões de alto risco. Agora que já sabe um pouco sobre os grupos, vamos lá.
O grupo Wagner
Em 2014, Prigozhin, um dono de empresas conhecido mais popularmente na Rússia como "chef de Putin", devido aos contratos de alimentos com sua empresa e o Kremlin, fundou o grupo militar privado conhecido como "grupo Wagner", homenageia em seu nome o compositor favorito do líder do Partido Nazista, Adolf Hitler: Richard Wagner (1813-1883).
O grupo começou na Crimeia e na região ucraniana de Donbass, expandindo-se para o Oriente Médio e a África. Prigozhin confirmou sua fundação em setembro de 2014, após um vídeo em que ele recrutava detentos da prisão russa de Mari El.
O grupo estava ajudando, Putin, em sua invasão na Ucrânia, mas o que não sabíamos era que o líder do grupo Prigozhin, tem grandes conflitos com o ministro da defesa russo, Serguei Choigu.
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que Putin estava conseguindo resolver as desavenças dos dois, quando tudo saiu do controle.
Prigozhin começou a atacar o governo dizendo que estavam mandando atacar seus comboios, após o grupo se negar a "cadastrar-se" em seu sistema
Então Prigozhin inicia uma espécie de ameaça, sua marcha até Moscou
O ministério de defesa russo, por sua vez:
- anunciou barricadas
- destruição de estradas
- lei marcial... Entre outras medidas para impedir o avanço do grupo Wagner.
Onde Putin está para deixar isso acontecer? Foi uma grande dúvida dos cidadãos russos.
O porta-voz de Putin anunciou um acordo para dar finalmente um fim com o conflito finalmente, mas ele não comenta sobre o acordo feito.
Esperamos que com este texto você sabia mais sobre o que está rolando na Rússia e Ásia neste momento em que estamos aqui, sentados no sofá, ou deitados na cama.
Referências:
Créditos da imagem:
Comentários
Parabéns, João Pedro e Peres, por abordarem um assunto inusitado e relevante. Vocês fizeram um bom trabalho ao escolher um tema pouco convencional, que geralmente não recebe tanta atenção, e trazer informações sobre os grupos paramilitares em geral. Foi boa a maneira como vocês explicaram o conceito de grupos paramilitares, destacando a diferença entre eles e os exércitos regulares dos países. Acho q vocês podiam explorar mais como as ações do grupo podem afetar a imagem da Rússia em relação aos outros países. No geral, vocês apresentaram um tema bem informativo.
Parabéns