Por Mariela e Camila
Olá, tudo bem? Hoje viemos falar um pouco sobre a cultura tradicional da Coreia do Sul.
Escolhemos esse tema porque temos muito interesse nas tradições da Coreia do Sul.
A Coreia do Sul é um país situado no extremo leste asiático. O país se encontra no Sul da península da Coreia, onde no Norte desta mesma península se encontra a Coreia do Norte.
A cultura Coreana surgiu a partir da mistura de povos Nômades, a Coreia era um único país, dominado pelos chineses. Em 1910 a China perdeu o território para os japoneses. Porém, em 1945, com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália, Japão) na Segunda Guerra Mundial, as tropas japonesas foram expulsas da Coreia, então os soviéticos e os estadunidenses ocuparam este território.
Após o início da Guerra fria (conflito entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1947, por conta de interesses geopolíticos das duas potências mundiais, em 1948 as Coreias se dividiram, fato também ocorrido com a Alemanha.
A cultura do País é herdada pelos contatos com diferentes culturas no tempo das guerras e pela diferentes religiões, como budismo, confucionismo e taoísmo, entre outros. Nos dias de hoje a maioria dos coreanos não tem uma religião: nenhuma: 56,9%; protestantismo: 19,7%; budismo: 15,5%; catolicismo: 7,9%.
As religiões que mais influenciaram foram o Budismo e o confucionismo (corrente filosófica e ética baseada nos ensinamentos de Kung-Fu-Tzu). Vários dos templos que tem no país estão relacionados a essas duas religiões.
O gênero musical mais famoso é o Korean pop, com estéticas coloridas e coreografias ousadas. As animações e mangás também fazem parte da cultura coreana, assim como o taekwondo, a arte marcial que é um verdadeiro patrimônio do país.
Com essa pesquisa pudemos conhecer mais sobre um país com muita cultura, tradições e conhecimento. Os pontos que citamos em nossa pesquisa, não são todas as culturas e tradições que a Coreia do Sul tem.
Gostaram do texto? Acharam curioso de conhecer mais sobre a cultura da Coreia do Sul?
Referências:
Brasil Escola:
Korean Culture:
National Geographic:
Educa Mais Brasil:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/confucionismo
Créditos das Imagens:
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/e/as%20duas%20coreias.jpg
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSMqd_xMwp5e199ODo55GnUSPFM2KA6uY9fNg&usqp=CAU
Comentários
Francisco Milan 8A
Achei muito curioso o fato de ter duas Coreias, mas não sabia o porquê, já até tinha pesquisado antes, porém não tinha entendido muito. Graças ao blog de vocês, me fez entender o porquê de ser duas Coreias. Achei bem explicativo e direto o texto de vocês, gostei bastante.
Já fazia um tempo que eu estava curiosa com esse assunto da Coreia do Sul e a Coreia do Norte, porque andei acompanhando os jornais e vi que nos dias de hoje ainda há conflitos com as duas Coreias, então andei pesquisando sobre o assunto.. mas o texto de vocês me ajudou a compreender a história disso tudo desde o início.
Além de que vocês mencionaram a cultura também, oque achei muito bom. Eu curto algumas músicas coreanas, são legais.
E falando sobre a religião, eu sempre me questionei qual era a crença deles, e achei massa que trouxeram isso com dados bastante informativos.
Acho que seria muito legal se colocassem algo relacionado com a culinária de ambas as Coreias,oque deixaria o texto ainda mais top. Mas mesmo assim eu adorei.
Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar essas informações muito legais!
A culinária da Coreia do Sul é uma culinária baseada em alimentos integrados ao ambiente natural às tradições culturais,sendo inspirada em por mitos, lendas e rituais das populações agrícolas.
Os ingredientes que dão a base da comida sul coreana são o arroz, tofu, vegetais, carnes, macarrões, que são servidos em pequenas porções.
As comidas mais comuns são o Kimchi que possui mais de 100 variações, o outro prato é o Bimbibap que consiste em uma mistura de arroz e vegetais com adicionais de ovos e carnes. Eu só citei dois pratos mas poderiam ser muito mais.
A inclusão das influências religiosas, como o budismo e o confucionismo, e a menção das principais estatísticas religiosas adicionam profundidade ao texto. A adição da ênfase na contribuição do país para a cultura pop global, como o K-pop, tornam o texto ainda mais informativo e envolvente. Mas vocês poderiam ter falado também, da tecnologia na Coreia do Sul, o que é bem famosa lá como a Samsung, LG, marcas que representam a inovação da tecnologia na Coreia. Também falar dos festivais, que lá são muito prestigiados como o, Chuseok, Seollal, são festivais muito cativantes para as famílias. Mas pra uma pequena introdução sobre a cultura deles seu texto está muito bom.
Adorei o texto e espero outros tão bem escritos como esse.