Por Amanda e Isabella,
Charles Fourier, um socialista utópico e filósofo francês criou a palavra “feminismo” em 1837. A palavra "feminismo'' e “feminista” começou a aparecer na França e nos países baixos em 1872 e nos Estados Unidos em 1910. O movimento feminista teve a sua origem nas épocas de revoluções, como na Revolução Francesa e Revolução Americana, e os principais objetivo de buscar os direitos sociais e políticos para as mulheres. (BRASIL ESCOLA).
E com o Feminismo, tem também o machismo, que querendo ou não está relacionado com o feminismo. Os pensamentos machistas e as ações machistas vêm desde a Roma e Revolução Francesa, mas com o passar dos anos a sociedade foi amadurecendo e alguns pensamentos machistas foram “desaparecendo”, mas mesmo no XXI ainda temos casos de conflitos machistas tanto verbal quanto físico. (BRASIL ESCOLA)
Algumas mulheres fizeram história no feminismo, aqui estão algumas delas:
Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir |
Angela Davis |
Angela Yvonne Davis mais conhecida como Angela Davis, nasceu no EUA-Alabamas dia 26 de janeiro de 1944, ela foi professora e filósofa socialista, na década de 1970 ela foi uma das integrantes do Partido Comunista dos Estados Unidos, dos Panteras Negras, pela sua militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social. (WIKIPEDIA)
Judith Butler nasceu nos EUA dia 24 de fevereiro de 1956, ela é filósofa pós-estruturalista, ela é uma das principais teóricas contemporâneas do feminismo e teoria queer (WIKIPEDIA).
Djamila Ribeiro nasceu no Brasil no dia 1 de agosto de 1980, é uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira (WIKIPEDIA). Djamila Ribeiro |
Bom, como pudemos ver, as mulheres são verdadeiramente guerreiras, pelo simples fato de nunca abaixarem a cabeça enquanto não estiverem "satisfeitas". Hoje em dia as mulheres são donas de casa, trabalham fora e cuidam de seus filhos às vezes sozinha. As mulheres são assediadas quase todos os dias, não só fisicamente, mas verbalmente, simplesmente por alguns homens não saberem “se controlar” e botarem a culpa na vítima dizendo que a roupa foi um convite, que ela pediu pra ser assediada/estuprada. A história do feminismo é simplesmente LINDA e empodera, de certa forma, as mulheres a sempre estarem em luta para conseguirem seus direitos em relação a quase tudo, como exemplo o direito ao voto que, em nosso país ocorreu “com a aprovação da nova lei eleitoral em 1932, as mulheres brasileiras, maiores de 21 anos, alfabetizadas e assalariadas, passaram a ter o direito ao voto. O sufrágio para as mulheres ocorreu em 1965” (ESTADÃO, 2016). O movimento sufragista foi a primeira onda do feminismo, ele pregava que as mulheres também pudessem votar, assim tendo uma certa igualdade entre os gêneros e também garantia que as mulheres pudessem escolher o que querem para o futuro (BRASIL ESCOLA).
REFERÊNCIAS E CRÉDITOS DAS IMAGENS:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/feminismo.htm
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/banco-de-redacoes/10026
https://www.todamateria.com.br/simone-de-beauvoir/#:~:text=Simone%20de%20Beauvoir%20foi%20escritora,%3A%20torna%2Dse%20mulher%E2%80%9D
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Davis#:~:text=Angela%20Yvonne%20Davis%20
https://pt.wikipedia.org/wiki/Judith_Butler
https://pt.wikipedia.org/wiki/Djamila_Ribeiro#:~:text=Djamila%20Ta%C3%ADs%20Ribeiro%20dos%20Santos,de%20S%C3%A3o%20Paulo%20(Unifes
https://emais.estadao.com.br/blogs/nana-soares/o-que-mudou-desde-as-sufragistas/p)
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/movimento-sufragista.htm
Comentários
-Ana Clara 9C
Hamabily 8c
(Helena Knaut - 8c)
Achei um trabalho bom, porém se o texto fosse meu eu iria trazer ele para os dias atuais. Hoje em dia por exemplo as mulheres podem votar e fazer outras coisas porém não recebem a mesma quantidade que um homem no salário. Foi bom também ter trago algumas informações sobre quem criou a palavra "feminismo", pois não sabia. Ótimo trabalho meninas!