Pular para o conteúdo principal

Um relato de viagem!

 Por Erica, 


          Em 2017 fui viajar para a Europa, visitei diversas cidades diferentes. Conheci muitas coisas, como a cultura, comida e a história. Mas a cidade que eu mais gostei foi Oświęcim, que fica na Polônia.

Minha casa durante um mês

          Na verdade, essa cidade também pode ser conhecida como Auschwitz, porque no período da Segunda Guerra Mundial, os alemães quando invadiram a Polônia, eles não sabiam pronunciar os nomes das cidades, então eles mudaram todos os nomes incluindo Oświęcim, que naquela época ficou conhecida como Auschwitz.

E nessa cidade existe um campo de concentração, que foi construído no dia 20 de maio de 1940 e que hoje em dia ele está aberto como um monumento histórico e também para visitações. Pensando de um lado é bem legal conhecer a história, mas pensando por outro lado é difícil e triste, pois neste lugar milhares de pessoas morreram e foram torturadas por causa da sua religião, cor, gênero ou sexualidade. 

Lembro que visitei uma espécie de porão, no qual possuía várias portas de metal bem fortes, no começo eu não entendi para que servia, mas depois eu descobri que as pessoas que faziam alguma coisa julgado “errado” pelos militares, eram jogadas lá. Como punição eles os deixaram lá dentro sem água, sem comida, sem energia, sem roupas e sem banheiro, sim, eles tinham que ficar nas próprias fezes. Eles ficavam semanas ou até meses trancados naquele porão, alguns faleciam nessa espera.

Ao longo do tempo os alemães acharam um jeito mais "fácil" e “rápido” de matar eles. Eles pegavam um grande grupo de pessoas, diziam a eles que iriam tomar banho, antes de entrar removiam toda a roupa, o espaço parecia mesmo um banheiro, haviam chuveiros, mas não despejava água, assim que entravam eram trancados, e lá dentro jogavam uma espécie de gás letal (zyklon B) que os asfixiava, hoje conhecemos como câmara de gás. E em seguida os corpos eram queimados.

Vocês devem estar se perguntando, como eles não desconfiaram? Bom, depois de um tempo as pessoas achavam estranho que quando eles iam “tomar banho” e não voltavam, então pra eles todo dia era uma frustração, porque eles não sabiam se eles realmente apenas tomariam um banho, mas infelizmente eles não tinham opção. 

O campo de concentração de Auschwitz, é considerado o campo que teve mais pessoas e mais mortes. No ano de 1945, os russos conseguiram derrotar os alemães e salvar o resto de pessoas que ainda estavam vivas, muitas pessoas conseguiram fugir e sobreviver, mas outras infelizmente não.

O campo tinha um objetivo de explorar a mão de obra, ou seja, o trabalho forçado. Mas também atuava como campo de extermínio, os judeus eram mortos de diversas formas, eram assassinados, usados como experiência na ciência e medicina, torturados ou morriam de fome.

Os judeus eram aprisionados lá porque os alemães se consideravam arianos (primitivos indo europeus), e que Hitler achava que os alemães era uma raça superior. Em 1953 Hitler assinou a lei de Nuremberg, que criava a discriminação ao judeu, ele também deu ordens de que os judeus não podiam ser considerados alemães e que era proibido judeus serem atendidos em hospitais.

O nazismo surgiu no ano de 1920, e é era um movimento político e social que se levantou depois da Primeira Guerra Mundial, por causa da crise econômica que a Alemanha estava passando. O nazismo foi responsável pela morte de seis milhões de judeus, não somente judeus, mas também poloneses, ciganos, negros e homossexuais. No final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava acabada pela  destruição que ocorreu.

Contudo, essa viagem é uma lembrança que eu nunca vou esquecer, aprendi a importância da história e os seus registros, pois demonstra a vergonha pelo ocorrido e o arrependimento de ter disseminado a violência. Acredito que possamos olhar para o passado e buscar ser melhores no presente e no futuro.

Referências:

https://www.todamateria.com.br/nazismo/

https://www.todamateria.com.br/holocausto/

         Créditos da imagem:

 https://www.infoescola.com/historia/campo-de-concentracao-de-auschwitz/

 

Comentários

Anônimo disse…
Adorei seu texto, e todas as ótimas informações que ele proporciona, super completo me fez quere ir pra Polônia em Oświęcim para ir ver esse lugar histórico, porque sempre fui super interessada no assunto da 2 guerra mundial!!

-Ana Clara de Sousa 9C
Amanda Teles- 9A disse…
Nossa! Que incrível essa viagem. Conhecer partes do nosso passado de perto, entender o que aconteceu no campo de concentração, um monumento histórico de uma cidade da Europa. Apesar das coisas ruins que você descobriu e encontrou nela, é importante saber como as coisas eram nessa época, como era difícil a sobrevivência de judeus, poloneses, ciganos, negros e homossexuais. Como eles eram tratados pelas consideradas "raças superiores" por apenas serem diferentes deles. Que ainda hoje em dia, existem essas diferenças, de que uma raça é superior a outra, e com isso, são tratados diferentes na sociedade não recebendo os mesmos direitos. Estou lendo um livro muito interessante chamado “O órfão de Hitler”, que por sinal recomendo a você por ter visto tão de perto onde aconteceu essas tragédias. O livro é incrível e ainda não terminei de ler, mas o que já li foi muito impressionante, conta sobre muitas coisas que você viu e descobriu nessa viagem, acho que você irá gostar.

(Amanda Teles- 9A)
Anônimo disse…
Camila Fregapani 9C

Uau Erica! Eu nunca viajei tão longe, o mais longe que eu viajei foi daqui até a La Plata (uma cidade da Argentina) e eu não descobri muito da história de lá. Eu fui visitar os meus tios, e você? Teve algum motivo específico para ter ido à Europa? Achei fantástico que você descobriu grande parte da história bem de perto, a sua experiência me faz lembrar de uns passeios que tive aqui em Florianópolis, eu visitei duas vezes o forte São José da ponta grossa e uma vez o forte de ratones. Acho que que a primeira vez foi em um passeio da escola, porém eu só me lembro de quando fui com a minha família, mas eu acho que o passeio guiado foi com a escola. Desculpe não poder compartilhar um pouco da história.
Unknown disse…
Gustavo Lukacheski Cazão 9B

Muito bom o texto, acho que se eu pudesse participar de uma viagem assim, ficaria aterrorizado, muito por na atualidade estar lendo o livro "o diário de Anne Frank", que fala dessa época horrível em Amsterdã- Holanda, tanto se pudesse iria pra lá agora mesmo, mas como não podemos, ficamos lendo e vendo imagens daqui mesmo.
Mas no geral achei bem boa a apresentação e a introdução, mas achei alguns erros de ortografia no texto, (não que não esteja ótimo o texto) como no trecho "Eles pegavam um grande grupo de pessoas, diziam a eles que iriam tomar banho, antes de entrar removiam toda a roupa, o espaço parecia mesmo um banheiro, haviam chuveiros, mas não despejava água".
Concluindo, achei o texto ótimo. Nos conscientizando sobre o terrível passado do ser humano, mostrando até onde um louco no poder, pode, com apenas algumas palavras e gestos pode influenciar tanto para o bem quanto para o mal a vida de tod@s
Unknown disse…
eu amei teu texto, ia adorar conhecer o lugar,achei interessante a parte em que falou sobre o porão que visitou,e suas características.
E triste as coisas que descobriu,mais parabéns pelo seu texto.




- Leticia Lopes Agostinho 9B
maria joana da silva silveira disse…
Uau! Não importa quantas vezes eu leia sobre o campo de concentração eu sempre me emociono, não consigo nem imaginar como deve ser para eles estarem lá, com certeza deve ser desesperador e deprimente. É uma história muito triste, mas super importante para mostrar o passado e ver como evoluímos com o passar do tempo.
Já vi muitos relatos de pessoas que foram visitar esses campos de concentração e passaram mal ou sentiram uma energia muito ruim!
Anônimo disse…
Muito interessante essa sua viagem! Seu texto está com informações muito boas e com imagens muito legais, mas acho que a grámatica do texto poderia melhorar. Oświęcim realmente é um lugar muito bonito, com seus lugares históricos marcantes da segunda guerra mundial, como o campo de concentração que foi muito marcante por matar muitas pessoas em 1940 por eles serem "raças superiores".




João Paulo Dos Santos 8 C
Arthur Araujo Almeida disse…
Achei muito interessante, tanto a sua viagem, quanto esses fatos sobre as camaras de gás e campos de concentração. Gostaria de ouvir um pouco mais sobre a sua viagem, e aprender mais sobre esse tema delicado.

Anônimo disse…
Olá Erica! Adorei o texto, achei muito completo e bem explicativo. Sempre quis fazer uma grande viagem como essa, visitando vários países e cidades num ônibus, ou trailler. Por isso, acho que ficou faltando um pouco mais de detalhes sobre viagem, algo que eu pessoalmente adoraria saber. Como são as cidades que você passou? Por quantas você passou? Você faria isso de novo? Com quem você foi? Quanto tempo durou? É um tipo de viagem cansativa? Como quero muito fazer isso um dia, seria ótimo informações de alguém que já tem experiência. :)

Um abraço,

Nina Fritsche 9°C
Anônimo disse…
Eu amei o texto, a sua viagem deve ter sido ótima e deve ter sido legal conhecer esse lugar mas infelizmente a história é bem triste mas foi contada de um jeito muito bom fazendo com que eu me prendesse no texto, está realmente muito bom
-Ana Clara 8C
Anônimo disse…
Viajar é trocar a roupa da alma!
Adorei seu texto! Seu texto me faz me fez quere ir pra Oświęcim para ver esse lugar importante.
Os dias de hoje têm mostrado como é importante lembrar as atrocidades nazistas. Devemos isso não só às vítimas, mas a uma sociedade que deve permanecer humana. Este é o lugar do terror: Auschwitz. O nome do maior campo de concentração e extermínio alemão simboliza a loucura nazista. A visita ao local, hoje um memorial, faz silenciar diante da desumanidade de que o ser humano é capaz.

- Manoella Izabel Toigo, 8c
Anônimo disse…
Parabéns pelo seu texto, achei muito interessante essa viagem sua!, e oque descobriu. O seu texto traz a cidade da Polónia que você visitou, e quando falou do porão eu fiquei com um pouco de medo porque eu acabei de ler "O Diário de Anne Frank", por causa que ela era judia, ela e sua família tiveram que se esconder por causa do governo de Hitler, onde também havia esses campos de concentração onde essas coisas horríveis aconteciam. Eu achei que você passou a ideia que queria, de que a história do que já passou pode nos ensinar a ser melhores, e de um governante tem um grande poder, mais a questão é como ele usa o poder que tem. Achei muito legal você viajar e conhecer essa cidade da Polónia, e algo importante que vi que foi destacado no seu texto foi de que quando vemos o que foi feito nesses lugares como esse porão, ficamos aterrorizados, e quando não sabemos o que foi feito ali até vemos aquele lugar como algo legal, daí vemos que por isso é tão importante saber a história.

-Nicolas Alexandre da Silva, 9B
Anônimo disse…


Anônimo disse...

Achei muito interessante essa viagem deve ter sido muito legal,me deu vontade até ir para Polônia. Eu quria saber quanto tempo durou? e se você achou legal?


Manoella Ribeiro Homem

9C