Mathias (a) e Gabriel (b),
Em nossa sociedade fala-se muito a respeito dos impactos causados pelo ser humano à natureza. Então, hoje, vamos abordar um dos mais comentados e discutidos temas no mundo: a poluição dos oceanos. É importante esclarecer que quando falamos em “extinção” nos referimos aos prejuízos que a fauna, a flora e consequentemente toda a humanidade têm quando não nos preocupamos com o ambiente em que vivemos.
Todos os dias os oceanos e mares recebem toneladas de lixo ou substâncias químicas, o que compromete a vida de milhares de espécies marinhas, como algas e plânctons, que são responsáveis pela produção de 40% do oxigênio do planeta. Desaparecem animais, como peixes, tubarões, baleias, tartarugas e muitos outros, que acabam morrendo quando ingerem plástico, ou contaminados por esgoto. As redes de pesca também são uma grande ameaça a vida marinha, quando são perdidas no meio do mar, então alguns animais acabam ficando presos, e consequentemente, acabam morrendo.
Outro grande inimigo dos oceanos é a contaminação por petróleo, que acontece na maioria das vezes quando vazam de navios ou caso aconteça um acidente onde o mesmo é coletado.
Plantas e algas morrem pois quando o petróleo é derramado formando uma camada na superfície do oceano, o que impede que a luz passe e chegue nas plantas e algas, impedindo que elas façam a fotossíntese, assim acabam morrendo.
Os peixes morrem quando o petróleo se aloja em suas brânquias, e assim acabam não podendo efetuar suas trocas gasosas com o ambiente, e assim morrem.
As aves morrem quando o petróleo gruda em suas asas, impedindo-as que possam voar, isso faz com que elas percam o calor de seu corpo e que morram de frio.
Os mamíferos morrem de forma parecida das aves, quando o óleo impregna em seu corpo e em seus pelos eles acabam perdendo muito calor, é aí onde eles morrem de frio.
Praias contaminadas no nordeste do Brasil
De alguma maneira a poluição nos mares e oceanos causadas pelo ser humano, as vezes afeta-o também prejudicando-o de diversas formas.
Em relação ao derramamento de petróleo, diversos animais morrem, diminuindo a quantidade de peixes na região onde ocorreu o derramamento, podendo prejudicar pessoas que dependem da pesca para viver.
Quando espécies marinhas ingerem plásticos podem acabar morrendo por isso, ou se forem pescadas e depois servirem de alimento para um ser humano, o mesmo também poderá ingerir plástico.
Quando o esgoto da cidade desemboca no mar, acontecem algumas consequências, a água torna-se imprópria para banho, o mar, que era para ser um lugar limpo e para se desfrutar, torna-se sujo e desagradável.
A grande ilha de lixo do Pacífico
Entre a costa da California e o Havaí, existe uma gigantesca porção de lixo produzido pelos seres humanos (garrafas PET, redes de pesca perdidas, etc.) Porém, a maioria do lixo acumulado nesta região são microplásticos, que são pedaços de plastico de até 5mm. De acordo com fontes e referências do site revistagalileu.globo, “Detritos de diferentes países lançados em cursos d'água desaguam no mar e vão parar na região: a incidência de correntes marítimas do oceano Pacífico favorece a acumulação do lixo nessa região do planeta, em uma tendência que só aumenta” (REVISTAGALILEU,2020).
A grande ilha de lixo do Pacífico tem pouco mais de 2 vezes o tamanho do território da França (a França possui 51.500 Km2 de área), contendo 80 mil toneladas de lixo, que no total dão 1,6 quilômetros quadrados, esse é o tamanho da “ilha”, algo muito impressionante e com uma tendência de somente aumentar.
Quais países que mais poluem os oceanos?
Todos os anos, os países da terra e seus habitantes lançam cerca de 8 milhões de tonelada de lixo anualmente, o primeiro país que mais polui os oceanos com lixo é a China, depois dela vem Indonésia, Vietnã e Siri Lanka, este é o top 5 mundial (NOCTULA, 2020) .
Estes 8 milhões de toneladas teriam a capacidade de cobrir a ilha de Manhattam, nos Estados Unidos com 59,1 Km2, trinta e quatro vezes, uma quantidade absurda
Grande parte desta poluição não está na superfície dos oceanos, e sim, acumulada nas profundezas
Como podemos solucionar o problema?
Os Oceanos são fonte de vida, providenciam recursos naturais relevantes para a sobrevivência de comunidades costeiras. Com o excesso de poluição, a saúde marinha entra em grande risco. E o mais chocante que 40% dos oceanos (ONU, 2018) foram prejudicados por causa dos seres humanos.
Para ajudar a combater a poluição, devemos ter mais empatia e conscientização com os seres vivos que precisam ter um ambiente aquático não poluído.
A ONU propõe dez atitudes que cada um de nós pode tomar para ajudar a reverter esse cenário: "Pare de beber água em garrafas de plástico; não jogue bitucas de cigarro na rua; faça escolhas mais conscientes quando comer frutos do mar; diminua sua pegada de carbono; não use copos, talheres nem canudos descartáveis feitos de plástico; seja um consumidor informado; organize um mutirão de limpeza de praia; evite embalagens e sacos plásticos; cuide do seu animal doméstico com responsabilidade."(ONU, 2018).
Referências de texto:
Fontes de imagens:
Comentários
Eu gostei do texto de vocês, achei ele bem coerente e regado de valiosas informações. Além disso, o texto foi muito bem escrito e isso é algo admirável.
O choque na consciência causado pelos danos que os animais sofrem com a poluição me fez refletir muito sobre o nosso estilo de vida.
A única coisa que eu mudaria neste texto é o número de exemplo de espécies, que poderia ser reduzido, de resto, este texto estava excelente.
VALEU RAÇA, TMJ
Achei que vocês trataram o assunto de uma forma bem legal, gostei bastante do texto e concordo com tudo que foi abordado.
Realmente acho que devemos começar a pensar mais no nosso meio ambiente, e principalmente no oceano, que é uma das coisas mais importantes para o planeta terra, e para a nossa vida também.
Esse assunto é muito importante, e acho que deve ser falado mais vezes, para fazer com que as pessoas comecem a pensar mais e terem consciência do dano que estão fazendo para o ambiente.
Achei bem importante eles terem falado sobre as coisas que podem nos prejudicar em meio a isso tudo.
Eu gostei do texto de vocês! Eu acho interessante mostrar que mesmo você cuidando de um animal que mora dentro da água, ele possui vida e é frágil. Tem várias pessoas que vendem ilegalmente alguns animais em extinção e isso faz da vida marítima ficar pior ainda! Mas podemos utilizar esses animais para procriação e soltar no habitat natural quando estiver com vários animais da mesma raça pra evitar o máximo possível sua extinção. Espero que gostem do meu pensamento. Mas eu gostei do tema que vocês abordaram.
E a população tem que refletir que não estão botando suas vidas em risco mais sim as dos animais que estão enfrentando isso a vida toda.