Pular para o conteúdo principal

Razão e a Fé segundo a Filosofia

Ana Carolina (d) e Thamires (b), 

Todos já refletimos, pelo menos uma vez, a respeito de algum pensamento filosófico. Três deles, que são os principais da Filosofia, e temos certeza de que você já se questionou, são: de onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? 

A filosofia tem muitas reflexões essenciais, mas nós vamos discutir uma delas, que é muito famosa e rende muito debate: ``A batalha entre a fé e a razão´´. 

Iremos mostrar os dois lados dessa treta tão antiga que faz tantos filósofos "quebrarem a cabeça". 

Vamos começar pelo significado das duas palavras para que fique mais claro o conteúdo: 

A fé, de acordo com o dicionário, é um sentimento de crença total em algo mesmo que não exista nenhum tipo de evidência que o comprove. 

Razão é a capacidade do pensamento dedutivo por meio de argumentos e análise de um aspecto sem considerar sua opinião pessoal. 

Então normalmente para aqueles que tèm uma crença religiosa não é preciso de provas para que acreditem no que sua religião prega. Já para os filósofos é preciso de evidências. 

A fé surgiu antes da razão, há mais de 3.500 anos com os textos sagrados do Hinduísmo (religião que prega a reencarnação e a existência de vários deuses, praticada principalmente na Índia). Já a razão veio junto com a filosofia, nos meados do século VI. 

Desde o ensino fundamental já lidamos com a existência desse confronto: enquanto aprendíamos sobre fatos e teorias científicas, muitos em casa aprendiam uma outra versão de tudo isso segundo suas religiões e crenças. 

A filosofia deu início a batalha entre razão e fé quando deixou a fé cega nos mitos e tentou buscar uma explicação racional para esses fenômenos. 

Os dois lados tiveram seu primeiro confronto em uma época onde a religião cristã tinha muita influência, e algumas pessoas ousaram impor seus pontos de vista. 

Como todos já sabem, a Igreja Católica esteve muito presente na Idade Média, onde a mesma além de destacar sua presença nos pensamentos religiosos, teve muito poder material, o que a fez se tornar uma peça importante nas decisões políticas e econômicas e qualquer um que contradissesse os dogmas ditos pela Igreja seriam julgados como herege. 

Muitas passagens da Bíblia se tornam inquestionáveis para muitas pessoas, como por exemplo a história de Josué que, com o objetivo de vencer uma luta, fez com que o Sol parasse, pregando que ele gira em torno da Terra, o que já foi comprovado cientificamente que não acontece. 

Existem muitas opiniões a respeito desse tema; há pessoas que prezam mais pela razão, outras acreditam que pode haver uma conciliação entre elas, que a razão deve se submeter a fé e, por fim, existem pessoas que acreditam que a fé e a razão são irreconciliáveis. 

Um filósofo que sempre é citado quando o assunto é fé e razão é Tomás de Aquino, um 
padre católico e discípulo do grande escolástico Alberto Magno, nascido em 1225. 

Tomás de Aquino acreditava que a razão não deveria ser superior a fé, muitos julgam seu posicionamento perante o assunto, dizendo que é uma reação extrema. Uma de suas frases mais famosas é: "Por seu pecado, os hereges merecem não apenas ser separados da Igreja, pela excomunhão, mas também do mundo, pela morte." 

Outro nome muito citado nesse assunto é Santo Agostinho, ou Agostinho de Hipona, um grande teólogo e filósofo que nasceu em 354 D.C, e acreditava que pode haver uma conciliação entre a fé e a razão,
desde que a fé esteja como prioridade. Entre suas frases mais conhecidas, escolhemos duas que descrevem melhor o que ele acreditava: "Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser." e "Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo." 

Na nossa opinião a razão deve estar em primeiro lugar. Nós somos agnósticas, acreditamos que existem muitas religiões no mundo, se elegêssemos apenas uma estaríamos deixando de lado todas as outras, e todas são extremamente interessantes. 

Além disso, como nada foi comprovado, como teremos certeza de que faremos a escolha correta? 

Muito obrigada por ter lido até aqui! 

Espero que tenha gostado do nosso texto e sentido essa ansiedade gostosa que a filosofia nos faz sentir com seus questionamentos deliciosos. 

Bibliografia e imagens: 

Comentários

Gostei muito da abordagem que vocês trouxeram sobre o assunto. Trouxe uma frase que diz exatamente o meu pensamento sobre o tema: "Se a razão é uma dádiva do céu, e se o mesmo se pode dizer quanto a fé, o céu deu-nos dois presentes incompatíveis e contraditórios"
Deus não espera que submetamos nossa fé a ele sem razão, mas os próprios limites da nossa nossa razão tornam a fé uma necessidade.

Gabriela Cardoso 9B