Pular para o conteúdo principal

Os oceanos em extinção

Mathias (a)  e Gabriel  (b),     

Em nossa sociedade fala-se muito a respeito dos impactos causados pelo ser humano à natureza. Então, hoje, vamos abordar um dos mais comentados e discutidos temas no mundo: a poluição dos oceanos. É importante esclarecer que quando falamos em “extinção” nos referimos aos prejuízos que a fauna, a flora e consequentemente toda a humanidade têm quando não nos preocupamos com o ambiente em que vivemos.

                                                                 

Todos os dias os oceanos e mares recebem toneladas de lixo ou substâncias químicas, o que compromete a vida de milhares de espécies marinhas, como algas e plânctons, que são responsáveis pela produção de 40% do oxigênio do planeta. Desaparecem animais, como peixes, tubarões, baleias, tartarugas e muitos outros, que acabam morrendo quando ingerem plástico, ou contaminados por esgoto. As redes de pesca também são uma grande ameaça a vida marinha, quando são perdidas no meio do mar, então alguns animais acabam ficando presos, e consequentemente, acabam morrendo.

Outro grande inimigo dos oceanos é a contaminação por petróleo, que acontece na maioria das vezes quando vazam de navios ou caso aconteça um acidente onde o mesmo é coletado.

Plantas e algas morrem pois quando o petróleo é derramado formando uma camada na superfície do oceano, o que impede que a luz passe e chegue nas plantas e algas, impedindo que elas façam a fotossíntese, assim acabam morrendo.

Os peixes morrem quando o petróleo se aloja em suas brânquias, e assim acabam não podendo efetuar suas trocas gasosas com o ambiente, e assim morrem.

As aves morrem quando o petróleo gruda em suas asas, impedindo-as que possam voar, isso faz com que elas percam o calor de seu corpo e que morram de frio.

Os mamíferos morrem de forma parecida das aves, quando o óleo impregna em seu corpo e em seus pelos eles acabam perdendo muito calor, é aí onde eles morrem de frio.

Praias contaminadas no nordeste do Brasil


           Como a poluição dos oceanos pode prejudicar os seres humanos?
      
De alguma maneira a poluição nos mares e oceanos causadas pelo ser humano, as vezes afeta-o também prejudicando-o de diversas formas. 

Em relação ao derramamento de petróleo, diversos animais morrem, diminuindo a quantidade de peixes na região onde ocorreu o derramamento, podendo prejudicar pessoas que dependem da pesca para viver.

Quando espécies marinhas ingerem plásticos podem acabar morrendo por isso, ou se forem pescadas e depois servirem de alimento para um ser humano, o mesmo também poderá ingerir plástico. 

Quando o esgoto da cidade desemboca no mar, acontecem algumas consequências, a água torna-se imprópria para banho, o mar, que era para ser um lugar limpo e para se desfrutar, torna-se sujo e desagradável. 


A grande ilha de lixo do Pacífico 

Entre a costa da California e o Havaí, existe uma gigantesca porção de lixo produzido pelos seres humanos (garrafas PET, redes de pesca perdidas, etc.) Porém, a maioria do lixo acumulado nesta região são microplásticos, que são pedaços de plastico de até 5mm. De acordo com fontes e referências do site revistagalileu.globo, “Detritos de diferentes países lançados em cursos d'água desaguam no mar e vão parar na região: a incidência de correntes marítimas do oceano Pacífico favorece a acumulação do lixo nessa região do planeta, em uma tendência que só aumenta” (REVISTAGALILEU,2020). 

A grande ilha de lixo do Pacífico tem pouco mais de 2 vezes o tamanho do território da França (a França possui 51.500 Km2 de área), contendo 80 mil toneladas de lixo, que no total dão 1,6 quilômetros quadrados, esse é o tamanho da “ilha”, algo muito impressionante e com uma tendência de somente aumentar.

 


           Quais países que mais poluem os oceanos? 

Todos os anos, os países da terra e seus habitantes lançam cerca de 8 milhões de tonelada de lixo anualmente, o primeiro país que mais polui os oceanos com lixo é a China, depois dela vem Indonésia, Vietnã e Siri Lanka, este é o top 5 mundial (NOCTULA, 2020) . 

Estes 8 milhões de toneladas teriam a capacidade de cobrir a ilha de Manhattam, nos Estados Unidos com 59,1 Km2, trinta e quatro vezes, uma quantidade absurda

Grande parte desta poluição não está na superfície dos oceanos, e sim, acumulada nas profundezas 

Como podemos solucionar o problema? 

Os Oceanos são fonte de vida, providenciam recursos naturais relevantes para a sobrevivência de comunidades costeiras. Com o excesso de poluição, a saúde marinha entra em grande risco. E o mais chocante que 40% dos oceanos (ONU, 2018) foram prejudicados por causa dos seres humanos. 

Para ajudar a combater a poluição, devemos ter mais empatia e conscientização com os seres vivos que precisam ter um ambiente aquático não poluído.

A ONU propõe dez atitudes que cada um de nós pode tomar para ajudar a reverter esse cenário: "Pare de beber água em garrafas de plástico; não jogue bitucas de cigarro na rua; faça escolhas mais conscientes quando comer frutos do mar; diminua sua pegada de carbono; não use copos, talheres nem canudos descartáveis feitos de plástico; seja um consumidor informado; organize um mutirão de limpeza de praia; evite embalagens e sacos plásticos; cuide do seu animal doméstico com responsabilidade."(ONU, 2018). 

Referências de texto: 


Fontes de imagens: 

Comentários

Eduardo Areas (A) disse…
Na minha opinião, o texto ficou muito bom. Mas vocês poderiam ter resumido mais um pouco o mesmo, pois ficou muito extenso.
Anônimo disse…
Dante 9°B

Eu gostei do texto de vocês, achei ele bem coerente e regado de valiosas informações. Além disso, o texto foi muito bem escrito e isso é algo admirável.
O choque na consciência causado pelos danos que os animais sofrem com a poluição me fez refletir muito sobre o nosso estilo de vida.
A única coisa que eu mudaria neste texto é o número de exemplo de espécies, que poderia ser reduzido, de resto, este texto estava excelente.
VALEU RAÇA, TMJ
luiz felipe machado athayde disse…
gostei do texto ele esta bem escrito,tb um tema que tem que ser tratado pois a situaçao dos oceanos esta cada vez mais grave isso e preucopante ja que o oceano e o pulmao do mundo e la dentro existem diversas especies e animais que vivem la e esses animas se sumirem vao ter um efeito domino em outras especies.
Anônimo disse…
Camila 9D
Achei que vocês trataram o assunto de uma forma bem legal, gostei bastante do texto e concordo com tudo que foi abordado.
Realmente acho que devemos começar a pensar mais no nosso meio ambiente, e principalmente no oceano, que é uma das coisas mais importantes para o planeta terra, e para a nossa vida também.
Esse assunto é muito importante, e acho que deve ser falado mais vezes, para fazer com que as pessoas comecem a pensar mais e terem consciência do dano que estão fazendo para o ambiente.
Achei bem importante eles terem falado sobre as coisas que podem nos prejudicar em meio a isso tudo.
Luiz Gustavo disse…
Luiz Gustavo 9C

Eu gostei do texto de vocês! Eu acho interessante mostrar que mesmo você cuidando de um animal que mora dentro da água, ele possui vida e é frágil. Tem várias pessoas que vendem ilegalmente alguns animais em extinção e isso faz da vida marítima ficar pior ainda! Mas podemos utilizar esses animais para procriação e soltar no habitat natural quando estiver com vários animais da mesma raça pra evitar o máximo possível sua extinção. Espero que gostem do meu pensamento. Mas eu gostei do tema que vocês abordaram.
João Vitor 9D disse…
Gostei muito do texto, pois fala de um assunto muito triste e delicado que nosso oceano vem sofrendo ao longo do tempo,que é a poluição nos oceanos. Isso não afeta só o oceano,mais também os animais que estão ali como (peixes,leão marinho,baleias e etc...) .
E a população tem que refletir que não estão botando suas vidas em risco mais sim as dos animais que estão enfrentando isso a vida toda.