Pular para o conteúdo principal

Energias do futuro

Bianca (c) 

Atualmente muitas pessoas, empresas e entidades estão buscando meios de produção de energia mais sustentáveis, as quais diminuem a emissão de poluentes no meio ambiente. Por esse e outros motivos passaram a ser estudadas e utilizadas mais constantemente fontes de geração de energia limpa e sustentável, as chamadas energias renováveis. 

As energias renováveis vêm de recursos naturais que têm fontes naturalmente reabastecidas e inesgotáveis, como a luz do sol, água dos rios, força dos ventos, materiais orgânicos, força das ondas, força das marés e calor do interior da Terra. 

Em 1973, a primeira crise energética mundial, causada pelo aumento de quase cinco vezes o preço do barril de petróleo, resultou na quebra e na falência de indústrias pelo mundo todo. Esse acontecimento levou muitos países a procurar alternativas para reduzir sua dependência do petróleo. Juntando isso a necessidade de diminuir as emissões de carbono, e outros impactos ambientais negativos causados pela produção de combustíveis fósseis, começou a se estudar mais o uso e geração de energia limpa e renovável. 

Existem algumas fontes de energia renovável, das quais podemos citar: 

Energia da Biomassa: É proveniente de toda matéria orgânica, derivada de plantas ou de animais. Produz os biocombustíveis, etanol, biodiesel e biogás. 

https://blog.somarmeteorologia.com.br/entenda-melhor-os-diversos-aspectos-da-energia-biomassa/
Energia geotérmica: Utiliza a energia térmica do interior da Terra. Pode ser produzida somente em regiões com potencial geológico para isso, sendo elas áreas próximas a vulcões. 

https://www.engquimicasantossp.com.br/2016/01/fontes-energia-eletrica-renovaveis-e-nao.html
Energia hidrelétrica: É proveniente do aproveitamento da energia cinética contida no fluxo de massas da água, é obtida pela força das águas. Grandes hidrelétricas causam significativos impactos ao meio ambiente. 

https://sitesustentavel.com.br/energia-hidreletrica/

Energia maremotriz: Proveniente do movimento de marés ou ondas. É pouco utilizado, pois a costa precisa ter características específicas, como marés maiores que três metros. 

https://www.portal-energia.com/ondas-e-mares/

Energia solar: Proveniente do sol, capturada por placas fotovoltaicas e convertida em energia térmica ou elétrica. É uma das energias mais fáceis de ser implantada, por isso recebe mais investimentos, é a mais utilizada hoje em dia, sendo considerada também a mais promissora para o futuro. 

https://www.portal-energia.com/energia-solar/
Energia eólica: Proveniente da força do vento, é transformada em energia elétrica através de um equipamento chamado turbina eólica (ou aerogerador). 

https://sitesustentavel.com.br/energia-eolica/
Diferente das energias produzidas a partir de combustíveis fósseis, a energia advinda de fontes renováveis impactam o ambiente onde são implantadas, tanto de forma positiva quanto negativa. Entre as vantagens podemos citar a inesgotabilidade dos recursos usados para produzi-las, como calor do sol e força do vento, o seu impacto negativo no meio ambiente também é muito menor do que o das energias produzidas a partir de combustíveis fósseis, a geração de novos empregos e as inovações tecnologias também são vantagens de sua utilização. 

Assim como tudo no mundo em que vivemos, também existem desvantagens em sua utilização, sendo algumas delas, os custos em investimentos e equipamentos adequados são elevados, algumas formas de geração de energias renováveis também ocasionam impactos negativos no meio ambiente, como as usinas hidrelétricas que causam erosão de solos que podem impactar na vegetação local, e essas são apenas algumas das desvantagens. 

O Brasil é um dos países que fazem grande utilidade de fontes renováveis, e essa utilização vem aumentando cada vez mais. Atualmente sua matriz elétrica é 83% originada de fontes renováveis, sendo 63,8% composta pela energia hidrelétrica, que é a mais utilizada no país, seguida da eólica, biomassa, biogás e solar. É o segundo país do mundo com maior capacidade e geração de energia hidráulica, perde apenas para a China. 

De acordo com os gráficos a seguir podemos comparar as fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo, levando em consideração suas matrizes elétricas, conjunto de fontes de energia disponíveis apenas para geração de energia elétrica, e as energéticas, conjunto de fontes disponíveis para geração de eletricidade. 
Matriz elétrica do Brasil (2016):                       Matriz elétrica do mundo (2016): 



Matriz energética do Brasil (2016): 

Matriz energética do mundo (2016): 

Embora existam desvantagens nas implantações de energias renováveis, podemos contar com um número maior de vantagens e apesar dos custos elevados, o benefício causado acaba compensando os mesmos. Sua utilização a médio e longo prazo comprovadamente causam benefícios ao meio ambiente. 

Fontes: 

https://www.ecycle.com.br/5031-energia-renovavel
https://www.portalsolar.com.br/fontes-de-energia-renovaveis.html
https://www.quantumengenharia.net.br/historia-da-producao-de-energia-sustentabilidade/
https://www.docsity.com/pt/a-crise-energetica-mundial/4705511/
http://www.anp.gov.br/biocombustiveis#:~:text=Biocombust%C3%ADveis%20s%C3%A3o%20derivados%20de%20biomassa,tipo%20de%20gera%C3%A7%C3%A3o%20de%20energia.
https://www.todamateria.com.br/energia-nao-renovavel/
https://ambscience.com/energia-renovavel/
https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica
https://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/
https://sitesustentavel.com.br/energia-renovavel-o-que-e-vantagens-e-desvantagens/
https://www.gov.br/pt-br/noticias/energia-minerais-e-combustiveis/2020/01/fontes-de-energia-renovaveis-representam-83-da-matriz-eletrica-brasileira


Gráficos:

Comentários

kaili disse…
Kaili (9°D)

Achei muito interessante o texto, pessoalmente amo esse tema, acho demais que estamos cada vez mais melhorando as nossas fontes de energia, no sentido de procurar algo que não seja tão destrutivo, e usufruindo de uma maneira limpa, quero dizer, não fazendo "tanta sujeira". Acredito que essa crise energética mundial que você citou no texto foi um ótimo acontecimento, seguindo essa linha de melhorias, pois, quando as pessoas conseguem perceber que, apenas com a diminuição do preço do barril de petróleo já causa um rebuliço na sociedade se veem em uma situação de que tem que mudar, acabam criando essas tecnologias que hoje fizeram toda a diferença, imagina se desde aquela época tivéssemos continuado a usar somente recursos finitos, a resposta deve ser amedrontadora. É isso (risos), parabéns pelo texto Bianca, gostei bastante.
Rafael 9D disse…
Bianca, gostei muito do seu texto, pois achei ele muito bem explicado e com um assunto muito importante. Gostei que você falou de vários tipos de energia renovável, e também de que você citou como surgiu essa ideia de usar energias que não prejudicassem tanto o meio ambiente. Achei bem interessante que você colocou aqueles gráficos do Brasil e do Mundo; em geral, para mim não faltou nada em seu texto. Muito bom!
Anônimo disse…
Valentine 9B
Achei seu texto muito bem escrito e com um assunto importantíssimo! A forma como você escreveu sobre a importância da energia renovável, e como ela ajuda a termos um meio ambiente mais limpo foi excelente.
Gostei muito da parte que você escreveu sobre quando surgiu a ideia de criar mais fontes de energia renovável. As imagens juntamente com os tipos de produção de energia forma muito bem colocadas.
Também achei legal que você não colocou apenas a parte boa de ter uma produção de energia renovável. E citou que o Brasil não fica muito atrás nos gráficos de países que fazem grande utilidade de fontes renováveis, isso é muito legal!
Parabéns pelo texto, da para perceber que você fez com muito carinho e dedicação!!
Marina disse…
Marina 9°C
Gostei muito do tema escolhido Bianca. Me chamou bastante atenção a porcentagem considerável de outras energias renováveis, como a eólica, solar e a produzida com biomassa, sempre imaginei a energia hidrelétrica ocupando praticamente toda a parcela destes recursos renováveis em nosso país, por isso foi muito importante a representação em gráfico deste fato.
A crise energética mundial de 1973 eu não conhecia. Concordo com a Kaili do 9°D que esta crise ocasionou novas pesquisas e a partir disso a geração de novas tecnologias, mas me preocupo com o motivo, que foi a falência de muitas indústrias pelo preço do barril do petróleo, ou seja, o mundo não decidiu recorrer a fontes renováveis de energia por conta da preservação do meio ambiente, e sim porque empresas estavam tendo problemas financeiros com a dependência do petróleo. Fica o questionamento, quando o mundo irá se preocupar com os ecossistemas perdidos, espécies de animais em extinção, o solo devastado, enfim, com o meio ambiente, com nosso planeta? Espero que não tarde demais.
Parabéns pelo texto Bianca, muito bom!
Guilherme Scorbaioli 9ºD
olá, bianca. Gostei muito do tema que você escolheu, acho super importante lembrar e ressaltar como alguns meios de energia prejudicam nossa natureza, e como existe boas maneiras renováveis de conseguir energia. adorei o jeito em que você explicou toda sua proposta de material, e como ficou fácil de ler seu texto, mas adorei mais ainda as ideias que propôs no texto como meio de opinião própria, parabéns!