Pular para o conteúdo principal

Um problema sério, mas muitas vezes subestimado, o aquecimento global

Gustavo (c) e Lino (d),


Provavelmente você já ouviu falar sobre o esse tema, mas queremos esclarecer até para os que já conhecem o assunto, trazendo a situação atual do aquecimento global. 

Para os desinformados ou para quem não se lembra, esse processo se dá com o aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera, causado por gases emitidos principalmente de combustíveis fósseis, fábricas, incineração de lixo e outros. Essas emissões de gases trazem o efeito estufa intensamente, esse efeito nada mais é do que uma concentração de gases que permitem a passagem dos raios solares e impedem a saída do calor. 

Então com todos esses fatores os ciclos naturais da Terra são intensamente danificados, como a mudança das marés, derretimento das calotas polares, irregularidade nas chuvas — causando enchentes e secas —, mudança no ritmo das estações, desertificação e outros fatores. Com todos esses danos as consequências são de certa forma imensuráveis, trazendo um impacto irreversível em algumas ocasiões. As mudanças vão da desestruturação de ecossistemas inteiros até a falta de produção de alimentos e no final todos esses problemas tem o mesmo fim — com muitas ligações — que é o aquecimento global. 

Os países que mais contribuem para o aquecimento global são a China e os Estados Unidos, principalmente pela quantidade de produção em grandes fábricas. O Brasil também está entre os grandes poluidores com um enorme desmatamento e grande número de queimadas. 

Hoje em dia já presenciamos as consequências desse processo, com estimativas de que até 2030 serão necessárias a redução de um terço dos gases causadores do efeito estufa. Alcançando essa meta essencialmente pela conservação de florestas e meios de energia limpa, que são os protagonistas, mas outros métodos além desses também podem ser utilizados, como a reciclagem dos resíduos sólidos e o uso de transportes coletivos ou bicicletas.  Temos essas estimativas e soluções, mas ainda assim o desmatamento das florestas é muito presente pela ampliação da agropecuária. 

Nós, autores deste post, temos uma opinião bem parecida, acreditamos que o incentivo é valido, mas é muito difícil garantir que não haja mal feitores para o meio ambiente. Uma resposta muito forte das escolas é o incentivo de preservar e cuidar da natureza desde a infância para que se torne algo comum entre a sociedade, mas isso não pode parar, mantendo durante bastante tempo uma população consciente e para assim obter sucesso. 

Fontes:

https://www.greenpeace.org/brasil/blog/por-que-o-aquecimento-global-avanca-rapidamente-hoje/
https://sites.google.com/site/aquecimentoglobal3108/solucoes-para-o-aquecimento-global
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global#:~:text=Aquecimento%20global%20%C3%A9%20o%20processo,terra%2C%20como%20o
%20desmatamento%2C%20bem
https://www.todamateria.com.br/aquecimento-global/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm#:~:text=Outras%20consequ%C3%AAncias%20do%20aquecimento%20global,da%20biodiversidade%2C%20perda%20de%20%C3%A1reas

Fontes das imagens:

https://www.stockvault.net/
https://unsplash.com/


Comentários

Anônimo disse…
Kauã 9A

Gostei bastante do texto e o assunto é bem importante,concordo também com o fato de que incentivos são valido, mas que seja difícil garantir que não haja mal feitores para o meio ambiente. E outra solução que pra mim ajudaria a contribuir seria o incentivo vindo diretamente dos pais,avós,tios ou algum cuidador principal,pois geralmente eles são um exemplo maior para as crianças e adolescentes.
Anônimo disse…
(Sofia Cabral 9°B)

Olá! Primeiramente, queria dizer que gostei muito do blog! Achei a escolha do tema extremamente interessante e muito importante, porque é um problema atual que se não mudar pode devastar ambientes e mudar completamente o estilo e vida de diversas espécies. Além disso o blog foi escrito de forma clara deixando fácil absorver informações.

Na minha opinião, teria sido muito importante citar Greta Thunberg, que é uma das principais ativistas no movimento sobre o aquecimento global, poderia ter tornado o texto mais informativo falar sobre os protestos que ela presenciou “escolas pelo clima” (ela apareceu apenas na última imagem do blog, mas senti falta de terem citado que protesto era, para aqueles que não a conhecem, e conceituado onde aconteceu o protesto e quais as intenções) Também seria interessante citar que a discussão e preocupação com o aquecimento global é algo relativamente recente, onde há alguns anos atrás não se dava muita importância.

Sobre as imagens, achei que elas foram bem representativas, apenas senti falta de um gráfico quando foi citado sobre os países que mais produzem gases contribuintes para o efeito estufa, poderia ter deixado o texto mais informativo.
Parabéns pela bela escrita!
Unknown disse…
(Douglas Junior da Rosa 9°D)

Opa, primeiramente, gostaria de parabenizar os dois desenvolvedores do texto. Ele trata de um assunto de extrema importância e é colocado no texto com esse devido cuidado. Creio, assim como eles que é impossível que haja a completa extinção do desflorestamento, pois, as pessoas sempre terão interesse nos recursos naturais para a produção e para a produção de produtos.
Creio que principalmente no Brasil é difícil quebrar este ciclo tanto pela cultura quanto pela economia do país que é focada principalmente nos recursos naturais. A agropecuária também é um gigante da economia e temos estudos que comprovam que mais de 75% da emissão de gás carbônico no país (estudo feito em 2010 pelo IBGE).
Como os garotos falaram no texto deles, esses atos de hoje causarão danos irreversíveis ao meio ambiente que não só trará problemas para toda a natureza como trará problemas para nós mesmos.
Concordo que o ato de ensinar as crianças a tomarem cuidado com a natureza é sim o meio mais barato de se acabar com o problemas, mas podemos nós mesmos, em nossa casa tomar pequenas atitudes que evitam a emissão desse tipo de gás na atmosfera por exemplo, um churrasco comum equivale a dirigir um carro por 80km. Podemos então parar de usar carvão e usar o fogão, ou o forno elétrico por exemplo. Bom, era isso que gostaria de acrescentar a discussão, muito bom o trabalho!
Anônimo disse…
(LUCAS ROCHA 9A)

Pra começar queria dizer que concordo plenamente com a opinião dos autores que as escolas estimulam um papel super importante nesse desenvolvimento de conhecimento sobre o desmatamento e poluição, por isso fortaleceram este assunto nos últimos anos para nós, adolescentes, terem o dobro de responsabilidade dos adultos.

Tirando isto achei o texto bem elaborado e explicativo, não muito grande e nem muito pequeno mas com boas informações sobre o assunto, entre os outros posts achei este bem chamativo por conta do titulo que chama bastante atenção.
Anônimo disse…
( Carlos Henrique 9°c)
Bom dia,boa tarde ou boa noite, queria começar dizendo parabéns para os autores desse texto, pois ficou bom. Eu concordo com o que vocês falaram sobre o incentivo de ensinar as crianças desde cedo na escola, porém, acho que em sempre isso ajuda. Acho que podíamos começar hoje,com pequenos atos, de reciclar jogar o lixo no lugar certo, por exemplo (mas acho começar a ensinar as crianças desde de cedo na escola essencial)
No final do texto, quando vocês falam no texto que até 2030 será necessário uma redução de mais ou menos um terço dos gases, na minha visão, acho que até lá quantidade gases que utilizamos em automóveis e em máquinas vão diminuir, pois acho que vamos começar a usar outros tipos de combustíveis, como nos automóveis o uso da energia solar.
Nickolas Abad - 9B disse…
Bom, achei o texto bem informativo e educacional também, mostrando a opinião dos autores e algumas medidas que devem ser usadas para evitar esse efeito que tanto prejudica o meio ambiente. Como eu disse anteriormente, o texto é bem informativo e educacional e achei um excelente trabalho, gostei muito do texto. Minha opinião é bem parecida com a mencionada no texto, conforme nós evoluímos tecnologicamente acabamos prejudicando cada vez mais o Planeta Terra, e como a maioria das pessoas mais poderosas apenas visam o lucro e não estão nem ai para o futuro do planeta terra, fica cada vez mais difícil "corrigir" esse efeito no Planeta Terra. E por ultimo, uma observação, não querendo entrar muito em contextos políticos, mas lembro uma vez que uma pessoa bem poderosa disse que o aquecimento global era apenas uma invenção ou algo do tipo, esse é um dos exemplos que eu trago aqui para mostrar que algumas pessoas poderosas e algumas potências não estão nem um pouco preocupado com o futuro do meio ambiente. é isso, gostei bastante do texto e parabéns aos envolvidos!
Vitória 9D disse…
Vitória 9d
Olá, tudo bem?
Gostei muito do tema de vocês e achei o texto muito bom. Isso é realmente muito preocupante mesmo, se eu não me engano a temperatura da terra aumenta devido ao aquecimento global. Em toda a vida humana na terra, o planeta teve o aumento de 1 grau, isso é muito. Na época que a terra passava por várias transformações, o planeta tinha apenas 6 graus a mais, e com esses 6 graus, a região que a gente conhece hoje como a Antártida era uma floresta. Então isso é muito preocupante.
Parabéns pelo texto