Pular para o conteúdo principal

Como o esporte transforma as pessoas

Iago,

Pesquisas apontam que o sedentarismo coloca mais de 25% da população mundial no grupo de alto risco de doenças que matam, como: diabetes, doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) esses dados permaneceram os mesmos entre 2001 e 2016. O padrão ideal da OMS seria ao menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana. 

Essa não é uma característica somente de países pobres como as pessoas imaginam, os níveis de sedentarismo são duas vezes maiores em nações de renda alta. Essa é a realidade presente na Alemanha (42,2%), Estados Unidos e Inglaterra (36%). 

No atual momento que estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus, tudo fica ainda mais evidente, pois ficou claro que a doença é muito mais prejudicial em pessoas com doenças pré-existentes, muitas vezes causadas pela falta de atividade física associadas a má alimentação. 

Com toda certeza você já teve uma enorme sensação de prazer após correr por pelo menos 30 minutos, nem que seja numa brincadeira de pega-pega no colégio. Você agora, que não pratica nenhum tipo de atividade física pode estar pensando que essa sensação é apenas cansaço, mas não, é algo mágico, de repente você fica alegre e pronto para praticar de novo.

Uma das maiores desculpas dadas para não praticar nenhuma atividade física é o tempo, as pessoas sempre usam a falta de tempo como impasse para não realizar coisas essenciais, como se exercitar. Assim, a quarentena se torna uma boa oportunidade, já que estamos tendo mais tempo livre para nos tornarmos adeptos do esporte. 


Plataformas como a “Movimento em Casa” estão disponíveis gratuitamente para quem procura atividades físicas dadas com sequências e tempo de pratica. 

Em diferentes grupos de idade é possível a prática de esportes, respeitando as limitações e preferências de cada um e tendo orientação de um profissional para a execução correta dos movimentos. 

Já está comprovado que além dos benefícios físicos que o esporte traz para o corpo como: condicionamento físico, manter o peso ideal, etc ..., os exercícios geram inclusive alterações cerebrais, reduzindo o estresse, ajudando a ter um sono saudável, melhora do humor e da concentração e fortalece a disciplina. Os esportes coletivos também podem contribuir com a autoconfiança, desenvolvendo a liderança, porém esta prática está suspensa durante a quarentena. 

O esporte também é muito importante para a inclusão social tanto no ambiente escolar quanto na comunidade adulta, presentes nos momentos de empatia e trabalho em equipe, desenvolvendo capacidades motoras e cognitivas, como a corrida, no futebol por exemplo. 

Desporto, é uma ótima oportunidade para quem procura se tornar profissional em algo que goste, basta dedicação e comprometimento que qualquer um pode chegar muito longe, existem vários projetos em comunidades que incentivam o jovem a praticar, independente da condição financeira. Vários jogadores mundialmente famosos, saíram de favelas de extrema pobreza como é o caso dos futebolistas Gabriel Jesus, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, entre outros 

Grafite do jogador Gabriel Jesus em São Paulo

Enfim, o esporte transforma a vida em todos os aspectos.  Espero que com este texto tenha conseguido incentivar todos vocês a inserir o esporte nas suas rotinas e provar tudo de bom que ele oferece. Tenho certeza que deixará sua quarentena mais produtiva, leve e saudável. 

Fontes:

https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2015/05/14/internas_educacao,647407/esporte-para-melhorar-notas-e-convivio-social.shtml

https://www.superprof.com.br/blog/sinta-se-mais-feliz-praticando-atividade-fisica/

https://www.portalrosachoque.com.br/noticias/5461/como-o-esporte-pode-contribuir-para-uma-vida-melhor/

https://escoladainteligencia.com.br/esporte-e-inclusao-entenda-a-relacao-e-promova-na-escola/#

https://www.franciscogomesdasilva.com.br/a-funcao-social-do-esporte/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/09/05/interna_ciencia_saude,704041/sedentarismo-avanca-no-planeta-25-da-populacao-no-grupo-de-risco.shtml

Imagens:

https://runnersworld.com.br/emagrecer-correndo-dicas-cientificas/

https://crossfitpantaneiros.com/esta-sem-tempo-para-treinar-nao-encontra-motivacao-para-treinar-seu-treino-nao-esta-te-estimulando-esta-sedentario-e-precisa-mudar-sua-vida/

https://www.ativo.com/corrida-de-rua/papo-de-corrida/por-que-continuar-a-correr-na-terceira-idade/

https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/bairro-da-periferia-de-sao-paulo-ganha-mural-gigantesco-com-rosto-de-gabriel-jesus.ghtml


Comentários

Lucas Teixeira (9A) disse…
Primeiramente gostaria de parabenizar o autor deste texto, pois ele ficou muito bom.
Creio que é muito importante abordar esse tema, pois o sedentarismo pode causar graves danos à saúde que muitas vezes são deixados de lado. Também achei muito legal a parte em que ele fala de atividades em meio a pandemia e indica um aplicativo para saber o que fazer. Enfim,o texto ficou muito bom parabéns.