Pular para o conteúdo principal

COLONIZAÇÃO E SÉCULO XXI


Por Anna,


Todos sabemos da história de exploração e dominação que a América sofreu. Etnocídio, exploração dos recursos naturais para fins de produção, escravização e infelizmente também genocídio. Isso tudo a partir dos séculos XV-XVI. Mas o que a maioria não percebe, é que essa relação de dominação, ainda existe nos dias de hoje. Porém, de forma disfarçada. 

A colonialidade é a forma moderna da colonização. Sendo uma das lógicas principais, a necessidade de novos territórios e a acumulação de capital. Atualmente, os países subdesenvolvidos são vistos/usados como espaços de avanço para o acúmulo capital de países desenvolvidos. Que por sua vez, possuem maior ascensão na capacidade de produção de suas indústrias e uma forte inserção dentro do mercado, comparado aos países subdesenvolvidos que estariam sendo explorados. 
 
Um dos fatores necessários para o desenvolvimento da Europa, foi a "descoberta" da América,posteriormente posse de seus recursos naturais e colonização. O que foi bem importante para a constituição da economia capitalista mundial. Ou seja, a Europa não teria tal desenvolvimento atual, sem a dominação das colônias americanas (PORTO-GONÇALVES,2015). 
Atualmente, vivemos em um sistema de países interdependentes. Porém essa interdependência não é uma interdependência igual mutuamente. É uma interdependência desigual, organizada em uma hierarquia de poder. 

Além disso, a Europa nos impôs um padrão civilizatório em cima da perspectiva eurocêntrica, que atualmente é refletido na sociedade, como por exemplo, o racismo. 


Referência: Porto Gonçalves, Carlos Walter A globalização da natureza e a natureza da globalização. RJ civilização brasileira, 2015. 

Comentários

Lucas Haas (8°C) disse…
Gostei do texto, pois mostrou uma boa compreensão do texto do Carlos Walter, e usando ele conseguiu chegar a uma conclusão sobre o racismo.
Uma ótima coisa que o texto fez foi não dar os créditos do desenvolvimento europeu exclusivamente a própria Europa. Afinal, o desenvolvimento só ocorreu graças a exploração das colônias, que continuariam pobres e "subdesenvolvidas" (aliás, o termo "subdesenvolvido" é estranho, pois sugere que ser subdesenvolvido é fora do normal, quando na verdade é o contrário, ser desenvolvido que é raro.) É interessante ver como tudo está conectado, o desenvolvimento de alguns países e a pobreza de outros.
Achei muito interessante como você saiu do passado para falar sobre um tema muito atual, o racismo. Realmente, os colonizados séculos atrás são os mesmos que sofrem racismo hoje.
Minha única sugestão seria colocar mais referências e procurar várias perspectivas, para dar mais credibilidade ao texto.
Robert disse…
Muito bom saber sobre estas "coisas" que os países desenvolvidos fazem com os subdesenvolvidos. Bom saber também sobre a Europa ter este "desenvolvimento" sobre a América, algo que acho nada muito certo. E foi bom refletir sobre a interdependência, n sabia que sua organização era assim.
Anônimo disse…
Achei o seu texto muito bom, poderia ter algum link de vídeo relacionado ao tema, mas tirando isso está ótimo. Me fez refletir sobre situações na qual os países subdesenvolvidos são mostrados e usados para o acúmulo de capital de países desenvolvidos, assim teriam um forte poder nas indústrias e mercados para serem construídos e enquanto os subdesenvolvidos estariam sendo explorados. Também achei interessante a parte da interdependência, onde literalmente a organização é desigual e a maioria das vezes os países que estão relacionados sempre estão na base da desigualdade e hierarquia de poder, podemos ver as escalas e comparar os países e vemos muita diferença...
Sofia 9A