Pular para o conteúdo principal

A luta pela igualdade


por Gabriela Sutil,
     

O feminismo é uma das maiores lutas sociais atualmente, que consiste em um movimento social contra desigualdade de gênero e pela igualdade de direitos e condições das mulheres na sociedade.

O movimento feminista ganhou força de fato na Inglaterra, mas foi nos Estados Unidos que se concentrou na luta da pela igualdade de condições de trabalho. As mulheres exigiam uma carga de trabalho e um salário igual ao dos homens, houve também a questão sufragista, ou seja, aquele que defende extensão dos votos a todos, sem distinção, poder ou  raça.

No caso do Brasil, o movimento citado acima foi encabeçado por uma mulher chamada Bertha Lutz, que liderava a Federação Brasileira para o Progresso Feminino (FBPF), e atualmente questionam esse movimento pela sua conduta de ser vista como  observadora.Com o ato do sufragismo no Brasil, fez com que as mulheres tivessem direito ao voto, decretado em 1932.

Quando o assunto é mulher, você pensa no que? Eu penso que cada vez mais, temos capacidades de conquistar e liderar o mundo de hoje, e eu sei disso a partir do momento em que carregamos um filho na barriga, temos uma jornada dupla (trabalho doméstico e trabalhar assim mostram os índices, com as altas taxas de violência, assédio sexual e de fora), mesmo assim somos tratadas como incapazes ou vistas como objetos, pois estupro contra mulheres.

Nós mulheres não somos vistas da maneira que deveríamos ser, como: guerreiras, trabalhadoras, justas, leais, otimista entre outras qualidades que machistas não conseguem admitir. Pode até existir o nosso dia, o dia internacional da mulher, mas nada irá apagar o passado de uma mulher que sofreu abuso, foi forçada a agir contra sua vontade, foi agredida verbalmente ou fisicamente.

Então eu afirmo a vocês, uma mulher, menina, adolescente ou qualquer pessoa que se identifique com sexo feminino merece o respeito de todos, e ela merece mais do que um buquê de rosas.

Fontes:

           

Comentários

“A luta pela igualdade” ficou um texto excelente, ficou maravilhoso. Para mim, o seu post foi muito interessante, eu concordo com tudo que você escreveu. As mulheres não são respeitadas no mundo em que vivemos atualmente. Muitos homens (não podemos generalizar) que são machistas discordam totalmente sobre isso que você escreveu, eles acham que as mulheres são inferiores a eles, que elas não têm capacidade. Mas muito pelo o contrario, eu discordo totalmente deles, e concordo totalmente com você, as mulheres não são inferiores aos homens, elas merecem tudo o que elas têm de direito. Elas precisam ser respeitadas, pois são guerreiras, capazes, lutadoras, trabalhadoras, otimistas... As mulheres são incríveis, é uma tolice descrimina-las por causa do seu gênero (gênero feminino). É horrível dizer que o gênero feminino é superior ao gênero masculino. Quando vejo algo sobre isso, sobre a discriminação de gênero, me causa revolta, isso é uma coisa muito errada de se fazer. Ninguém é melhor ou superior a alguém, todos somos seres humanos, cada um tem seu jeito de ser.
Atenciosamente,
Lucas Mendes Serafim Vieira
9º ano B
Unknown disse…
Acho seu texto muito interessante e muito importante para os dias atuais. Gosto da forma em que você aborda a história da luta pela igualdade e da forma que você cita mulheres que fizerem a diferença no mundo. Achei ótimo que você colocou sua opinião sobre essa discriminação e afirmou com CLAREZA que todas as mulheres devem ser respeitadas, independente da situação, onde estão, etc. Gostei também que você mencionou o dia das mulheres como "mais que um buquê de rosas", acho importante lembrar a todos que no dia internacional das mulheres não é só um dia qualquer, mas sim um dia de luta e sofrimento o qual conseguiram um pouco do espaço na sociedade machista e opressora. Espero que um dia a nossa sociedade saiba conviver em harmonia e paz independente do gênero ou de qualquer outros grupos afetados hoje em dia.
Atenciosamente,
Isadora Iglesias/9C
Katherine disse…
Adorei o seu texto e achei o termo abordado muito interessante, pois é bem atual, e concordo que as mulheres não são tão respeitadas hoje em dia e acho que nós meninas, mulheres precisamos continuar lutando para que a igualdade seja feita. A imagem que você colocou no texto foi bem interessante porque essas coisas que estão escritas na imagem ( 1 em cada 3 sofrem agressão física ou sexual ao longo da vida, elas recebem apenas 10% da renda mundial...) na maioria das vezes acontece com mulheres o que nós diviamos nos perguntar porque. "Nós mulheres não somos vistas da maneira que deveríamos ser, como: guerreiras, trabalhadoras, justas, leais, otimista" essa frase que apresenta em seu texto é muito realista, na maioria das vezes somos vistas como o contrário do que está escrito ali.

Katherine 9°b