Por Izadora,
O basquete é o segundo esporte mais conhecido no mundo. Esse esporte é muito praticado em vários países, entre eles, o Estados Unidos, considerado o melhor país no esporte, assim como o Brasil é visto com o futebol. Dentro dessa modalidade, há uma liga da qual muitos devem conhecer, a NBA (Associação Nacional de Basquetebol). Essa liga consiste em 30 times divididos em 2 conferências (leste e oeste), dos quais, em uma temporada regular, tem que completar 82 jogos, e os 8 melhores em cada conferência vão para os Playoffs (mata-mata).
Esse esporte deu-se origem na cidade de Springfield, em Massachusetts em 1891, nos Estados Unidos. Criado por um professor de Educação Física, James Naismith. O esporte só veio se tornar popular no século XX, onde começou a ser conhecido em várias partes do mundo e começaram as ligas de basquetebol.
Mesmo que o esporte tenha sido criado por um homem branco, hoje em dia há um preconceito racial no qual os brancos seriam julgados como ruins no esporte. Mesmo que, em muitos times, haja homens brancos bons no que fazem, esse "rótulo" já foi colocado em cima de pessoas de pele escura.
Essa questão de preconceito com os brancos nesse esporte é igual aos brancos no rap americano. Quando alguém mais claro entra para uma franquia, é subestimado pela maioria esmagadora. Atualmente não vemos muitos jogadores de basquete brancos famosos. Dos mais famosos temos apenas Larry Bird que jogou sua carreira inteira pelo Boston Celtics da NBA, fora ele, outros jogadores brancos ainda deixam dúvidas em alguns sobre seu potencial.
Em 2001-2002 foi feita uma pesquisa para analisar a proporção de pessoas negras, brancas e asiáticos/ibero-americanos. Os negros tomam conta das estatísticas com 76% no domínio da NBA. Os brancos, mesmo em "desvantagem", ficam com 22% na liga e assim os asiáticos/ibero-americanos ficam com 2%. Ou seja, pouco mais de três quartos da liga tem negros jogando e quase um quarto são brancos, levando em conta que a esmagadora maioria dos jogadores famosos são negros, podemos ver uma "desvantagem" proporcional entre os dois grupos étnicos. Porém, o grupo dos asiáticos, tendo apenas 2% de integridade na liga, tem seu jogador mais conhecida, Yao Ming, que mesmo sendo branco, estamos o considerando asiático.
Sendo considerado a liga com mais diversidade, ainda tem uma porcentagem de mulheres que trabalham na NBA, sendo ela 43% em diversas áreas, menos em quadra. Isso demonstra que mesmo com essas questões raciais e machismo no esporte, podemos ver que vários dos que, aparentemente são criticados, tem seu espaço considerado na maior liga de basquete do mundo.
Fontes:
Comentários