Pular para o conteúdo principal

O vício do consumismo


Por Gabriela e Izadora,


O consumismo, ou consumo ilimitado, está ligado ao modo de vida que é orientado pelo consumo exagerado de coisas materiais pela procura da felicidade. Exerce uma compulsão por bens materiais e sobretudo pelos meios de comunicação em massa. Essa forma de agir é normalmente chamada de alienação social, ou seja, é uma diminuição da capacidade de conseguir pensar ou agir por si próprio, acaba que o indivíduo não possui nenhum interesse em ouvir outras opiniões, conselhos entre outros. Esse tipo de comportamento é bem presente na sociedade atual e acaba por alimentar o comércio mundial. O que você pensa sobre isso? Você se acha um consumista?

A palavra consumismo se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, do qual é reflexo de pessoas compulsivas ou que tem alguma perturbação ou patologia comportamental e que para preencher algum vazio em sua vida recorrem ao consumismo, que também é considerado um tipo de vício. Essas características vem do mundo capitalista em que vivemos.

Segundo Milton Santos: “O consumismo é, hoje, o grande fundamentalismo”, ou seja um fanatismo por serviços, mercadorias e bens. Isso é citado no documentário: “O mundo global visto do lado de cá”, que seria uma crítica à globalização e ao nosso mundo “moderno” desigual em diversos aspectos.

Um tipo bem comum de consumismo é o racional, que se trata da influência de propagandas ou publicidades que nos estimulam através da psicologia das cores e super influência das mídias sociais.


Fontes: 





Comentários