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Americanização na sociedade brasileira


  Por Mariana,

Americanização. Quando ouvimos essa palavra, logo relacionamos com América. Na verdade, é um termo escolhido para descrever a influência que os Estados Unidos exerce sobre a cultura de outros países.

  A americanização tem como aliado a mídia, que a cada dia mais enaltece os Estados Unidos, fazendo com que o ser humano avalie aquele país como “o país perfeito”. A maioria das pessoas que têm essa percepção, levam em conta apenas o seu grande poder de desenvolvimento econômico - fator que é enfatizado pela mídia -. Como dito em um site: “Uma vez que as redes de televisão têm transmissões para o mundo inteiro, conceitos, valores e manifestações culturais ganham mais notoriedade” (INFOESCOLA, 2019). Na minha percepção, essa pequena frase mostra a “realidade”, que a mídia apresenta demasiada influência.

  Talvez nem percebamos, mas marcas originárias dos EUA - McDonald’s, Coca-Cola, Nike, etc - aparecem tanto diariamente em propagandas, que já são consideravelmente parte do nosso cotidiano.
 Podemos dizer que a nação brasileira enaltece bastante os Estados Unidos, acabam até esquecendo as características culturais e sociais que dão identidade ao nosso país. Grande parte dessa nação se adapta ao produtos e serviços oferecidos - Economia, cultura, lazer, língua, e até mesmo, valores -. Quando falado em “produto importado” se dá muito valor e supereminência, o que é uma desvalorização à produção nacional, como dito na frase a seguir que mostra bastante isso em poucas palavras “diferente dos americanos, nós brasileiros não nutrimos o sentimento patriótico, que assim deveríamos ter”.

  Isso dá grande influência também nos ambientes cinematográficos. O que ressalta bem a influência da cultura estadunidense. Em uma pesquisa feita por uma turma do 1o ano do Ensino Médio, constatou-se que mais de 90% dos jovens de 14 a 18 anos quando questionados de suas preferências por séries e filmes, optaram por obras dos EUA - Marvel, DC, Titanic e O Vento Levou.

  Temos também em nosso cotidiano as palavras “gringas” que aparecem, querendo ou não, no nosso cotidiano, como em rótulos e marketings. Palavras como: Back Up; Pen-Drive; Check-In; Design; Game; Ok; Jeans; Delivery; Show; Pizza.



 Enfim, apartir disso podemos ver transparentemente que é inevitável não dizer que vivenciamos tal termo nos dias atuais.


FONTES:


Comentários

Guido Grassino disse…
Este post chamou muito a minha atenção pois é algo que sempre o meu Pai comenta comigo, principalmente ao assistirmos filmes dos EUA. Como eles sempre salvam o mundo, são os bonzinhos da historia e os maus sempre são russos, muçulmanos ou chineses. Mas na vida real são eles que invadem países com petróleo e jogam bombas em nome da democracia. Percebi que se não fosse pelo meu Pai talvez eu seria mais um achando os EU o máximo e por cima do nosso Brasil. Acho muito importante este post e espero que todos leiam e comentem. Parabéns!
Guido 9A