Pular para o conteúdo principal

Saudável ou nocivo?

Criado por Isadora.

Oi gente,

Então... Após a nossa visita a Fraiburgo, onde tivemos contato com a agricultura realizada através da agroecologia, pensei em fazer esse texto, no qual procuro falar sobre agrotóxico e agroecologia, destacando principalmente suas diferenças.

Agrotóxicos são produtos químicos colocados nas plantações com o objetivo de exterminar as pragas e doenças que causam danos as mesmas. A utilização do mesmo teve início na década de 1920. Os agrotóxicos podem ser inseticidas, acaricidas, hematicidas, bactericidas, herbicidas e vermífugos. O problema é que, embora mantenha as pragas e doenças longe das plantações, o agrotóxico é prejudicial à saúde e à natureza, pois também prejudica o solo.

Mesmo em pequena quantidade, o agrotóxico já traz prejuízos ao solo e a saúde. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o uso exagerado dessas substâncias levou à degradação de recursos naturais, como o solo, a água, fauna e flora, sendo que, em alguns casos, ocorreu de forma irreversível, levando a desequilíbrios ecológicos e biológicos. Já em relação à saúde, quando são mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação, a aguda, a subaguda e a crônica. No caso da aguda, os sintomas costumam aparecer rapidamente. Na subaguda, os sintomas vão aparecendo aos poucos, como dores de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já na intoxicação crônica, pode demorar até mesmo meses ou anos após a exposição, podendo levar até paralisias e doenças como o câncer.

Há consumidores que, não satisfeitos pelo falo te estarem consumindo produtos com resíduos tóxicos, exigem produtos produzidos e armazenados sem agrotóxicos: os alimentos orgânicos. Estes produtos estão recebendo atenção de consumidores por esse aspecto.

Então, para a produção desses produtos orgânicos, temos a agroecologia, coisa que o agricultor Jaime, ligado a este tipo de produção, fez questão de explicar. Ela é uma produção orgânica, que tem como objetivo não prejudicar a saúde e o meio ambiente, para uma vida melhor. Mas se tem como objetivo melhorar, por que não produzem somente com a agroecologia? Pois bem... A agroecologia é mais trabalhosa, então para as pessoas que querem vender, se preocupando somente com o lucro, fica muito mais fácil usar o agrotóxico. Outra coisa que também prejudica é o preço, pois os produtos orgânicos são mais caros, sendo que nem todas as pessoas têm meios para comprá-los.

Mas se não tiver como comprar produtos orgânicos, também tem como comprar um com uma quantidade menor de agrotóxico. Uma dica é, pegando como exemplo as frutas, evitar aquelas que pareçam ser as maiores e mais bonitas, pois é nelas que se encontram maiores quantidades de agrotóxico.


Fontes:
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020412_nut_agrotoxicos.htm
Entrevista com o agricultor Jaime, em Fraiburgo.

Comentários

Jesiel disse…
Otimo! com esse blog as pessoa podem ficar mais bem informadas ...