Pular para o conteúdo principal

A ideologia por trás da Mídia....

Por Ariel,


A mídia tem seus lados bons e os ruins. O lado bom da mídia é quem em geral mostram os acontecimentos do mundo, informando sobre tudo, desde esportes, cura de doenças, guerras, política, música, entre outros.


Mas também tem o lado RUIM da mídia, em geral. Quando a mídia induz a comprar, produtos pela marca, até mostra a qualidade do produto mas sempre botando a marca em destaque. Bom seria se produtos fossem vendidos sem rótulo, assim as pessoas não seriam “enganadas” pela propaganda que mostra uma coisa e normalmente não é bem assim que funciona.


Também tem uma coisa que a mídia através de jornais, revistas, noticiários faz, “poluindo” a mente das pessoas, ela mostra sempre pessoas muito felizes, bonitas e saudáveis mostrando que se você comprar determinado produto você vai ficar igual a pessoa da propaganda. Ou seja, se você consumir aquele determinado produto você vai ser uma pessoa melhor. Isso não ocorre em todos os jornais, revistas e noticiários, como por exemplo o jornal Brasil de Fato, que tem como objetivo mostrar realmente o que está ocorrendo no Brasil, com uma linha mais crítica. Em contrapartida, a revista VEJA é campeã em criticar o Movimento Sem Terra. Como por exemplo na imagem que mostra o grupo MST cheio de instrumentos de plantio, indiretamente fazendo com que o leitor pense que esse grupo é violento,vagal ,etc.


Nós do Colégio de Aplicação vivenciamos a realidade do assentamento Vitória da Conquista, no município de FRaiburgo (SC), com a finalidade de entendermos melhor o MST e formar uma opinião própria sem dar oportunidade para a mídia interferir em nossas ideias. Com essa viagem de campo percebemos que é bem diferente do que a mídia passa, pois antes de irmos para lá, creio que a grande maioria tinha o mesmo pensamento em relação ao Movimento Sem Terra, que eram várias pessoas que queriam atrasar o desenvolvimento do Brasil, roubar terras, machucar pessoas, agitar negativamente o país . Este pensamento é passado para nós, que as pessoas do MST são contra o desenvolvimento do país e que vivem agitando e procurando terras para tomar de pessoas de bem.


Mas não é bem assim. O MST, é bem diferente do que a mídia passa, tem sim o movimento para a posse da terra, mas o movimento social MST não está contra o país, são apenas trabalhadores que não tiveram acesso a terra, por conta de poucos latifundiários que tem a posse de muitas terras dificultando o acesso de quem quer trabalhar e não tem condições de comprar terras.


Os assentados são pessoas boas, apesar do pouco tempo que convivemos lá com eles, pudemos perceber que eles são pessoas simples mais honestas e acolhedoras. O que pudemos perceber foi que a mídia pode trazer muitas informações interessantes sobre o mundo, mas se todos nós não tentarmos observar a ideologia por trás da mídia iremos formar opiniões baseadas em informações que foram criadas com segundas intenções.


Portanto, fique ligado !!!

Comentários