Pular para o conteúdo principal

Atitudes Ecológicas

Por Luise,

Pois é, gente, não sei se vocês perceberam, mas havia um cartaz no corredor, próximo da porta da 8ª C, que fala sobre 10 atitudes ecológicas:


Essas atitudes são bastante legais de praticar, e agora vou falar algumas novidades a respeito disso. O primeiro item pode ser praticado assim: Tenha banhos rápidos, ou melhor ainda, se molhe, feche a torneira e se ensaboe, depois se enxague. É difícil de fazer, mas vale a pena, pois além de ser ecológico, seus pais vão gostar da redução de gasto com água. Outra atitude importante é consertar aquela torneira que fica pingando.

A luz elétrica é ótima, mas se você usar com sensatez ela fica melhor ainda. Quando você estiver em casa, com sol, não ligue luzes, aproveite a luz do sol. E falando em luz, as lâmpadas fluorescentes compactas consomem 80% menos energia que as lâmpadas incandescentes e duram 10 vezes mais, o que as tornam ecológicas.

Não só em casa você pode ajudar. Quando for à praia, leve uma sacola para guardar todo tipo de lixo, pois alguns lixos demoram séculos para se decompor, além que se eles forem para o mar, uma baleia ou outro animal aquático podem morrer.

O supermercado também é um lugar que dá para ter uma atitude ecologicamente correta: ao invés de usar aquelas sacolas de plásticos que demoram 450 anos para decompor, dá para usar bolsas de pano, já a venda nos grandes supermercados do país.

É legal também, de vez em quando, andar de bicicleta e⁄ou andar, pois além de fazer atividade física ser necessária, é bom de vez em quando deixar o carro em casa, pois ele é bastante poluente. E falando nisso, ter um carro movido a álcool ou gás natural ajuda bastante nas contas e ao meio ambiente, pois 500 quilômetros à gás natural custa 66 reais, você sabia? Dá uma bruta economia, e é bastante ecológico.

Outra coisa legal é cuidar bem dos animais, pois também somos um deles. Nunca pegue um animal da floresta, cuide dele por um tempo e depois o solte de volta à floresta, pois ele estará acostumado com os seus cuidados e não saberá se cuidar. É bom saber também que os cachorro e gatos vivem em media 15 anos, então esteja certo que você vai ter paciência e disposição para cuidar dele(s).

Se quiser mais dicas, acesse esse link, ou pesquise no Google: atitudes ecológicas e clique no primeiro resultado: http://tv.pucsp.br/colab/2007/11/07/lista-de-atitudes-ecologicas/.


É isso aí, pessoal, sigam essas dicas e até mais!

Comentários