Pular para o conteúdo principal

O subdesenvolvimento – a história e a atualidade inteiramente ligadas.


Carol Gomez

Em uma de nossas aulas de Geografia deveríamos escolher uma reportagem que falasse dos países subdesenvolvidos e algumas causas atuais dessa situação. O objetivo dessa atividade era fazer com que nós, alunos, desenvolvêssemos um texto reflexivo. A temática por eu escolhida fala sobre a migração de pessoas para regiões mais desenvolvidas ou até para outros países mais desenvolvidos (como os EUA e países da Europa) cuja economia aparentemente oferece maiores oportunidades.

A diferença entre o desenvolvimento dos países tem grande parte de seus resultados no processo de colonização por exploração do passado, como ocorreu nos países latino-americanos (séc. XV/XIX) e nos africanos e asiáticos (séc. XVIII/XX).

O que podemos observar nesses países? Pouco investimento em saúde, escolarização baixa, poucas condições para o desenvolvimento. E será que todas as notícias dos jornais que falam da corrupção, dívida externa e privatização, nada têm a ver com esse subdesenvolvimento?

A reportagem escolhida, “Geografia: os movimentos migratórios e suas causas”, fala sobre a fuga, o êxodo das pessoas de países subdesenvolvidos que buscam uma oportunidade de vida melhor. Será que isso é bom? Se for pensar que essas pessoas em vez de permanecerem em seu país, ajudando no seu desenvolvimento, ao irem embora buscando algo que as valorize estarão ajudando outro país mais desenvolvido. No entanto, elas podem não representar muito, elas podem não fazer a diferença.

Do contrário, elas poderiam ser muito significativas no seu país de origem. Bons profissionais que poderiam fazer a diferença.

A corrupção, as dívidas externas atrasam os países subdesenvolvidos. Se cada aspecto desses pudesse ser evitado os países, com certeza, aumentariam seu crescimento.

Gostou? Tem alguma coisa sobre o assunto que queiras compartilhar? 

Confira o artigo online e faça seus comentários:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u10187.shtml

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns aos professores e alunos da 8a A do CA/UFSC por esta bonita inicativa de diálogo, utilizando esta moderna ferramenta de comunicação para o aprendizado e expressão de nossos jovens. Parabéns também pelo Projeto "Pés na Estrada do Conhecimento" e pelas temáticas estudadas, que certamente vão contribuir para a formação crítica de nossos filhos.
igor disse…
Achei bem legal a ligação que você fez entre a situação dos países subdesenvolvidos, e a origem disso, e também não acho legal o que algumas pessoas fazem, de largar, literalmente, o país de origem deles, deixando de lado sua cultura, e aumentando o subdesenvolvimento