Pular para o conteúdo principal

Um sultanato chamado Brunei

Por Rafael Paese.

Sendo um Estado asiático muito pequeno, e com pouca criminalidade, Brunei, em minha opinião é um país muito interessante e por isso resolvi escrever um texto sobre ele.


Este pequeno sultanato* do sudeste asiático, na costa da ilha de Bonéo, foi um protetorado do Reino Unido desde 1888. Na segunda guerra mundial foi invadido pelo Japão, porém voltou a ser um protetorado britânico em 1945. Em 1959 se tornou independente.

Sua economia é baseada em recursos minerais como petróleo, e gás natural (Aliás foi o primeiro país a fazer exportação de gás liquefeito).

É muito interessante que cerca de 30% da população trabalha para o Governo do Sultão e não existem impostos sobre a renda de seus habitantes. A educação, a saúde e a moradia são gratuitas. Os que não têm moradia podem se cadastrar para receberem uma morada popular com cerca de 200 metros quadrados.

Sua taxa de criminalidade é baixíssima, sendo que nos últimos anos houve apenas três assassinatos. Drogas e bebidas alcoólicas levam a pena de morte.

Por ser um lugar de cultura pouco violenta, um ambiente muito calmo e agradável, caso escolha, é uma boa dica para quem gosta de viajar pelo mundo ;)

Glossário:
*sultanato: País governado por um sultão. Poder absoluto do Sultão sobre uma região em determinado período histórico, não estando sujeito a obediência de outro poder. Caracteriza-se pela extrema influência política e econômica, ampla riqueza, centenas de serviçais pessoais e mordomias infindáveis.

Fontes:

Comentários