Pular para o conteúdo principal

Ideologia

Por Eros,


Ideologia? Você entende qual a função dela? Por quem foi criada? Sim ela tem um objetivo.

A ideologia é uma forma das classes dominantes, exercerem seu poder sem que os dominados percebam. A ideologia é implantada na cabeça das pessoas para que pensem: é bom para as classes dominantes é bom para todos.

A ideologia trabalha firmemente para homogeneizar a sociedade, o objetivo é de que todos pensem que a sociedade é formada por pessoas ou famílias de mesma disposição monetária, mas na realidade não é isso que realmente acontece, os exemplos estão em toda parte, pois só há pobreza onde há riqueza, só há dominado onde há dominador.

Um dos chavões mais comuns impostos pelas classes dominantes é de que “as oportunidades são iguais para todos”, mal percebem mas, um dos maiores responsáveis por isso, talvez a maior, seja a “TV”, ela está em praticamente todas as casas, em muitos estabelecimentos comerciais propagando a ideia de que todos somos iguais. Outra ideia que a ideologia nos remete é a de que não existem classes sociais

“Karl Marx desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia na qual concebe a mesma como uma consciência falsa” “geraria a inversão ou a camuflagem da realidade, para os ideais ou interesses da classe dominante”

Mesmo você achando que não é influenciado pelas classes dominantes você não escapa da sua ideologia, que na verdade é formada por pessoas que manipulam não só você, como um país inteiro. Para que você não caia nesta “rede” você precisa estudar, ir atrás pesquisar, compreender os dois lados e tirar suas próprias conclusões, ou você acabara virando somente uma “ovelhinha de presépio”.

Fonte:
1- Marx, Karl e Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 2002
2- Captalismo para principiantes Carlos Eduardo Moraes e Vilmar Rodrigues

Crédito da imagem:
, acesado em 30/6/2010.

Comentários