Pular para o conteúdo principal

Fossa das Marianas, o local mais profundo dos oceanos

Por Efraim, 

Você já ouviu falar sobre a Fossa das Marianas? Essa é a fossa mais profunda do mundo com 10.924 metros de profundidade. Ela fica localizada no oceano Pacífico, o maior oceano do planeta. A fossa tem esse nome por estar localizada a leste das Ilhas Marianas, no encontro das placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas.

Mas afinal, o que é uma fossa oceânica?

Uma fossa oceânica é uma depressão formada pelo encontro de placas tectônicas. Por serem muito profundas (em média 6000 metros), a luz não chega nas fossas, a pressão atmosférica é muito alta, a temperatura é baixa e somente algumas espécies conseguem viver nesses lugares. Entre essas espécies, as mais comuns são bactérias, que se alimentam de restos de outros animais, esponjas, anêmonas-do-mar e alguns peixes que se adaptaram.

O ser humano já chegou no fundo da fossa?

Sim. Apesar da pressão e das baixas temperaturas, o homem já desceu no fundo da Fossa das Marianas em 1960 com a ajuda de um submarino chamado de Biscafo Triestre. A equipe que desceu até o fundo da fossa foi comandada pelo tenente norte-americano Don Walsh e pelo cientista suíço Jacques Piccard. Eles passaram 20 minutos no fundo, mas a expedição durou mais ou menos nove horas.

A expedição de 1960 infelizmente não pode ser fotografada na época, pois as janelas do submarino tiveram que ser reduzidas para conseguir aguentar a pressão. Porém, em 1985 o oceanógrafo norte-americano Robert Ballard usou um minissubmarino para registrar imagens e comprovar que havia vida nas fossas, ao contrário do que muitos pensavam.

Em 2012 um outro submarino desceu até o fundo da Fossa, e dessa vez, acompanhado do cineasta canadense James Cameron, que capturou imagens com uma câmera de alta resolução.

Acho incrível que em 1960, com a tecnologia da época, o ser humano conseguiu descer até o lugar mais profundo dos oceanos. Também fico impressionado com a expedição de 2012, e acho impressionante como a tecnologia evoluiu a ponto de um submarino conseguir aguentar a pressão de quase 11 quilômetros de profundidade.

Curiosidades:

- A fossa já foi proposta para armazenar lixo nuclear, porém, hoje em dia é proibido descartar qualquer tipo de resíduo no oceano.

- Os peixes que vivem nas profundezas da fossa são cegos, como o peixe pescador, que produz uma luz para atrair suas presas.

- A Fossa das Marianas tem quase 11 quilômetros de profundidade, enquanto o Monte Everest não tem nem 9 quilômetros de altitude.

Referências:


https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fossa-oceanica.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_oce%C3%A2nica
https://www.infoescola.com/oceanografia/fossas-abissais/

https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/fossasoceanicas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_das_Marianas
https://marsemfim.com.br/fossa-das-marianas/
https://socientifica.com.br/o-local-mais-profundo-do-oceano-o-que-ha-abaixo-da-misteriosa-fossa-das-marianas/
http://igeologico.com.br/fossa-das-marianas-o-ponto-mais-profundo-da-terra/
https://meioambiente.culturamix.com/projetos/fossa-das-marianas
https://www.infoescola.com/oceanografia/fossa-das-marianas/
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/fossa-oceanica.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batiscafo

Referências das imagens:

https://engenhariae.com.br/meio-ambiente/pesquisador-faz-uma-descoberta-chocante-na-fossa-das-marianas

https://www.iguiecologia.com/fossa-das-marianas/localizac%CC%A7a%CC%83o-da-fossa-das-marianas/


Comentários

Anônimo disse…
Por Thiago Possas Fortunato, eu já ouvi sim falar sobre a fossa das marianas, eu ouvi falar sobre essa fossa por um filme, mas eu nunca decidi aprofundar sobre o conteúdo, gostei muito de como você dividiu seu texto, começando com uma introdução, explicando oque era uma fossa oceânica, contando sobre os humanos que já chegaram até o fundo da fossa das Marianas e por fim falando curiosidades.
Eu não tinha ideia sobre coisas que você pôs em seu texto, como que no fundo da fossa os peixes eram cegos, humanos já teriam chego até o fundo e que uma fossa só poderia existir com o encontro de placas tectônicas.
Achei seu texto muito completo, mas acho que poderia ter falado sobre o descobrimento da fossa das Marianas e sobre o navio que descobriu.