Pular para o conteúdo principal

Minha viagem a Roma!

 Por Vittorio.

Hoje irei falar sobre minha viagem a Roma, em 2011, quando fui visitar a família do meu pai. Para quem não sabe, Roma é a capital de Itália, um país que está localizado no sul da Europa. Nesse post irei falar sobre várias coisas de Roma, então se prepare e venha comigo nesta viagem incrível!

                       

O mito de Roma


Na mitologia romana, Rômulo e Remo, dois irmãos gêmeos, filhos do deus grego Ares e da mortal Reia Sílvia, filha de Numitor, rei de Alba Longa. Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado e tomou a coroa. Amúlio então, prendeu Numitor, e obrigou Reia a integrar o grupo das virgens vestais por 30 anos, evitando que Reia pudesse gerar futuros requerentes do trono. No entanto, Marte seduzia Reia, que engravidou e deu à luz aos irmãos gêmeos Rômulo e Remo. Quando Amúlio soube desta notícia ficou furioso e ordenou que os bebês fossem jogados no rio Tibre. Com a correnteza, os bebês foram parar na margem do rio e encontrados por uma loba, que passou a amamentá-los. Mais tarde um pastor de ovelhas chamado Fáustulo, encontrou os gêmeos perto da entrada de uma caverna e junto com sua esposa, criaram os irmãos como filhos.


Adultos, Remo teve um desentendimento com o pastor, ele se entregou ao Rei Amúlio, que se tornou um prisioneiro. Com isso, Fáustulo falou sobre o nascimento dos irmãos gêmeos, Rômulo, foi ao palácio, matou Amúlio e libertou seu irmão e seu avô Numitor deu à seus netos o direito de fundar uma cidade no rio Tibre. Os gêmeos discutiram sobre o local ideal, Rômulo foi na região do Monte Palatino e Remo na região de Monte Aventino. Como não tiveram nenhuma opinião, os irmãos optaram por decidir por auspício." Mas o que é um "auspício"? Um auspício (latim auspicium, de auspex, que significa: "O que observa os pássaros") era um sinal dos deuses que os áugures tiravam do céu (WIKIPÉDIA,2021). Mas enfim, continuando, Rômulo viu 12 pássaros em sua região e, Remo viu 6 pássaros, então Rômulo ganhou. Mas Remo não aceitou a vitória de Rômulo, ele então começou a construir uma muralha na região de seu irmão. Remo ficou rindo da construção da cidade do irmão. Um dia Remo subiu à muralha, Rômulo com bastante fúria empurrou Remo e, acabou morrendo.
Então no dia 27 de abril de 753 a.C. Rômulo fundou Roma.

Coliseu
Bem, uma das coisas que eu mais me lembro de Roma, é de ir no Coliseu. O Coliseu ( em italiano Colosseo) foi construído pelo imperador Flávio Vespasiano, em 70 d.C. O Coliseu era um enorme anfiteatro onde tinham lutas de gladiadores contra tigres, gladiadores contra gladiadores, essas lutas chamavam muita atenção aos imperadores, que por esse motivo investiam muito, para que conseguissem confiança ao povo. Também jogavam cristãos na arena para serem comidos vivo por leões, já morreram mais de 2 mil gladiadores e 9 mil animais e 2 mil cristãos.

"E Hoje em dia? Como está o Coliseu?". No século V, Roma sofreu um terremoto, que fez vários pedaços do prédio caírem e teve um outro terremoto no século IX que destruiu as colunas do piso superior. Hoje em dia é o maior ponto turístico de Roma, e segundo UOL o Coliseu é a top um, entre as top dez atrações mais populares do mundo.


Júlio César
Você por acaso já leu ou assistiu "Asterix e Obelix"? Se sim, você se lembra do imperador Júlio César? Um personagem que aparece bastante, ele era muito furioso e muito preocupado, mas isso são nos quadrinhos ou nos filmes. Os romanos falam bastante sobre Júlio César e a história do império Romano e sobre a República , mas na verdade Júlio César foi o último ditador da República Romana, nasceu em 100 a.C, ele era o antecessor de Augusto, foi o primeiro imperador Romano que criou o império Romano em 27 a.C.
Júlio César foi assassinado em 15 de março de 44 a.C. por senadores, em uma reunião no Senado.

E como é lá em Roma?
É uma cidade cosmopolita, que foi construída sob sete colinas na margem do rio Tibre. Dentro de Roma tem o Vaticano ,que é o menor país do mundo, onde mora o papa e dezenas de guardas da Suíça, que protegem o papa e vivem na cidade com suas famílias. Vivem lá, também, centenas de membros da direção da igreja que trabalham no Vaticano. Em torno de 3 mil outras pessoas trabalham no Vaticano, mas vivem em Roma. É uma cidade que a economia se baseia em instituições financeiras (bancos), edição de livros, comércios, medidas do governo e o turismo. Os cinemas de Roma, são bem diferentes do Brasil, uma sala de cinema é maior do que uma no Brasil. As pizzarias que aqui no Brasil só abrem de noite, lá abrem somente de dia, o sabor de pizza que eles mais comem é a "parmiggiana". O dinheiro de lá, que é chamado de euro, vale mais que o dólar e o real, ela é equivalente a 1,15 USD. O número de refugiados em Roma, e também em outras províncias na Itália, "abriga 128.003 refugiados e 53.901 solicitantes de refúgio, menos que países como Alemanha (1.210.636 e 243.156), França (436.100 e 118.137) e Espanha (103.679 e 103.385), segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur)" (ISTOÉ,2021). Esses dados são de 2021 e o número de refugiados continua aumentando cada vez mais. E sim, o romanos falam com as mãos.
Eu espero que você tenha gostado desse post e que tenha entendido como é lá em Roma, da origem mitológica de sua fundação e as outras curiosidades. Essa pra mim foi a melhor viagem da minha vida.

Referências:



Referências das imagens:

Comentários

Nicolas disse…
Primeiramente queria parabenizar pelo texto que ficou muito bom, achei muito interessante você trazer a mitologia de como a cidade foi construída e por quem. Eu gosto muito do Coliseu, um dia ainda quero visitar lá, eu já sabia que lutavam gladiadores, mais não sabia que outras tipos de pessoas também já tinham sido colocadas na arena, então achei essa parte bem legal. Gostei de saber um pouco mais sobre a história de Júlio Cesar, eu já conhecia ele mais como fazia um tempo que não relembrava acabei lembrando agora. Fiquei feliz em saber de como é lá por meio de uma pessoas que já esteve lá, assim quando ir posso saber um pouco do que esperar. Enfim, achei seu texto muito completo trazendo detalhes essenciais para o entendimento e a compreensão da história e presente de Roma.