Pular para o conteúdo principal

RACISMO: um mal que ainda atinge grande parte do mundo

Olá leitores!


Hoje trouxe algumas informações sobre o racismo, que é um tema que foi, e ainda está sendo muito discutido no mundo. 


VOCÊ SABE O QUE É O RACISMO?

É uma forma de preconceito e discriminação, que atinge a vida de muitas pessoas. Existe uma diferença entre preconceito e o racismo, os dois causam muitos problemas para a sociedade, porém o preconceito é quando o indivíduo faz o julgamento sem uma confirmação na realidade, já o racismo é quando o indivíduo acredita que existem raças que são superiores a outras. Esse problema já vem de muito tempo, de alguns séculos atrás e ainda é muito forte nos dias de hoje, é  uma forma de descriminação  muito cruel ainda existente.


ALGUNS TIPOS DE RACISMO NO MUNDO:

Racismo individual, é quando um indivíduo insulta ou rejeita alguém que não tem as mesmas características que a sua. Ex: "É preto mais é limpinho."


Racismo cultural, é quando é feito um preconceito com alguma religião, costumes e línguas. Nos dias de hoje esse tipo de racismo pode ser institucional, quando a desigualdade acontece em algum órgão público, ou em alguma empresa, Universidade, etc. E também pode acontecer no individual, quando a descriminação parte de atitudes e interesses pessoais.


Racismo comunitarista, está ligado a pensamentos contemporâneos e nacionalistas, e está dirigido a grupos indígenas, ou algumas comunidades de quilombos e não a único indivíduo.

MOVIMENTOS CONTRA O RACISMO NO MUNDO:

Mesmo com tantos estudos que afirmam que a raça de um indivíduo não tem nada a ver com a inteligência ou caráter, ainda existem pessoas que se reúnem para fazer violências contra grupos que acham que são inferiores. Esses grupos acabam perseguindo e matando pessoas que consideram diferentes seja pela cor, religião, raça, cultura, etc.

Existem várias manifestações contra o racismo no mundo. Vai aí alguns deles, que ocorreram no mês de Junho de 2020.


Na Espanha, mais de 3 mil pessoas reuniram-se em Madri, foram organizados pela comunidade negra africano e afro descendentes eles gritavam pelas ruas: " não paz sem justiça" , " vocês os racistas são terroristas ". A manifestação teve apoio das autoridades de Madri que determinou que tivessem só duzentas pessoas, mas isso não foi possível.


Em Barcelona  alguns manifestantes vestidos de preto foram até a Plaza Sant Jaume, onde fica o governador Nacional .  Em alguns cartazes estava escrito: "as vidas negras importam" foram mais de 3 mil pessoas segundo o que registrou a guarda urbana. Eram vários manifestantes, povos ciganos, magrebinos, árabes, mulçumanos, asiáticos, entre outros. 


Em Salamanca houve uma manifestação com cerca de 200 pessoas ,contra a xenofobia e em memória de George Floyd, que foi um afro-americano assassinado e estrangulado por um policial branco em 25/05/2020.

A embaixada dos EUA na Europa foi o local escolhido para fazer um protesto, mais de 10.000 pessoas foram reunidas em Copenhague para prestar solidariedade , pedindo o fim do racismo.


Em Roma muitas pessoas gritavam em Piazza Del Popolo: "sem justiça não há paz",t odos se ajoelharam em silêncio.


O grupo de jovens da Europa, Youth Against Racism fizeram um manifesto contra o racismo pelas redes sociais, pois não tiveram autorização para fazer passeatas.


Todos os movimentos contra o racismo  vão em busca de um mesmo objetivo, que é o respeito aos direitos civis da população negra e o combate ao racismo. 


É lamentável saber que nos dias de hoje ainda existem tantas pessoas racistas espalhadas pelo mundo, fazendo violências físicas e verbais contra pessoas que têm direitos iguais em uma mesma sociedade. 


Referências:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-racismo.htm
https://www.stoodi.com.br/blog/historia/movimento-negro/
https://www.todamateria.com.br/racismo/amp/
https://www.diferenca.com/preconceito-racismo-e-discriminacao/
https://brasil.elpais.com/internacional/2020-06-07/reino-unido-protagoniza-os-protestos-mais-intensos-da-onda-global-contra-o-racismo.htmlhttps://pt.m.wikipedia.org/wiki/George_Floyd


Créditos das imagens:
https://images.app.goo.gl/kCoexXVv5FCZ1RHAA

Comentários

Ana Clara Theodorico 8C
Eu adorei o seu texto, achei muito explicativo e bonito. Eu acho ridículo que existam pessoas que continuam se achando melhores que as outras apenas pela cor da sua pele ser diferente, e outra coisa horrível são as pessoas que falam por ai que não existe mais racismo só pela escravidão "não existir mais" (até porque, todos sabemos que ainda existem trabalho escravo) ou acreditando em "racismo reverso".
Unknown disse…
Maria Carolina 9ºA

Achei que o seu texto ficou muito bom e que esse é um tema que deve ser abordado com frequência, pois, é um tema de grande importância, pois infelizmente ainda existe pessoas que se acham superior há outras apenas pela cor de sua pele. Ou que simplesmente acham que racismo inverso existe, ou que o racismo não existe mais, sendo isso uma grande ignorância do pensamento dessas pessoas pois os fatos de morte a pessoas negras não mostram isso, não é o meu lugar de fala, mas acho um tema muito importante para conscientizarmos as pessoas.
Uma coisa que senti falta foi o nome do autor.