Pular para o conteúdo principal

Quanto riso, quanta alegria ...!!!

por Mariana,
Acabamos de passar pelo carnaval - período de muita alegria, fantasias e música. Mas você sabe a origem do carnaval no Brasil? 

O Carnaval teve início na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C., onde os gregos, neste periodo, realizavam seus cultos e prestavam agradecimento aos deuses. Muito diferente do carnaval no Brasil!
O carnaval no Brasil tem influência da Europa. É uma das culturas vindas da colonização portuguesa, em meados do século XVI. Os colonizadores festejavam o carnaval de várias maneiras, como: decorando seus carros, usando fantasias e desfilando em grupos pelas ruas. O carnaval deles era chamado de Entrudo. Acredita-se que dos carros enfeitados é que surgiram os carros alegóricos.

O carnaval acontece quarenta e três dias antes da Sexta-Feira Santa (período conhecido como quaresma). Ele  começou a ser mais conhecido ao decorrer do século XX,  quando foram lançadas as marchas carnavalescas (gênero musical dos carnavais), exemplos desses são “Allah-La Ô”, “Apareceu a Margarida”, “Me dá um dinheiro aí” e “Pó de mico”.

 Alguns personagens, mesmo tendo origem europeia, ficaram marcados na cultura carnavalesca dos brasileiros como o rei momo, o pierrô e a colombina.

''Deixa Falar'' (hoje Estácio de Sá) foi a primeira escola de samba do Brasil, que teve origem no Rio de Janeiro em 1928. Depois , foram surgindo outras, e assim as competições entre escolas de samba. 

Neste ano , a escola de samba vencedora, em Florianópolis, foi a União da Ilha da Magia, que em minha opinião teve uma vitória merecida.

Comemorei meu carnaval em Governador Celso Ramos (município próximo de Florianópolis) e na Cachoeira do Bom Jesus  (um bairro de Floripa). Nestes dois locais prestigiei o desfile dos blocos e pude observar que existe um esforço muito grande da população local em “querer fazer bonito” e manter esta tradição.

A seguir algumas fotos.

Cachoeira do Bom Jesus






   Cachoeira do Bom Jesus











Governador Celso Ramos


Escola Campeã do carnaval de Floripa - União da Magia
Referências:




Comentários

Anônimo disse…
Adorei Mariana achei muito interessante,gostei também que colocou varias imagens. Com isso que você postou , me ajudou muito pois nunca eu iria saber que o carnaval teve inicio em meados dos anos 600 a 523 a.C.

Muito legal sua postagem!
André 9Ano B