Pular para o conteúdo principal

Abandono animal

por Mariana,              

Se  olharmos a nossa volta, perceberemos a imensa quantidade de animais andando desnorteados pelas ruas. Mas porque isso acontece? Muitas pessoas não querem ter o compromisso de cuidar de seus animais e simplesmente os abandonam. Eles acabam cruzando e dando origem a mais animais. 

No site http://www.amigosdosbichos.org encontrei a seguinte informação “A população de cães e gatos cresce mais que a humana. Teoricamente uma cadela pode originar 67 mil filhotes em 6 anos e uma gata 420 mil filhotes em 7 anos!''.

O abandono de animais é um crime, e a lei federal que regulamenta é a 9605/98. O indivíduo que abandonar um animal pode pegar de 3 meses a 1 ano de prisão.

São várias as manifestações realizadas contra maus tratos e abandono animal. A mais recente foi em nível nacional e, em Florianópolis, realizada na Beira Mar Norte. O nome da manifestação foi ''Crueldade Nunca Mais'', e o objetivo foi de conscientizar as pessoas contra o  maus tratos. Neste evento estavam presentes algumas ONGS como a PATA, OBA e também simpatizantes da causa animal.

Pelo menos uma vez no mês acontecem feiras de doação de animais em Florianópolis, onde os voluntários entregam os animais sadios e castrados para uma família que se comprometa a uma adoção responsável, e que tenha muito amor para dar e receber.

Mas você pode fazer sua parte!! Adote um animal resgatado das ruas/situações de maus tratos ou ajude aqueles que dedicam parte de seu tempo aos cuidados dos animais. Para adotar um animal doméstico em Florianópolis indicamos os seguintes sites:










Fontes:

Comentários

Anônimo disse…
Mariana gostei muito da sua postagem.Eu moro numa rua sem saída e pessoas irresponsáveis costumam abandonar cachorros adultos e filhotes.Essas pessoas deveriam ser punidas.

Juan Thiago Rivas Berterretche
8B
Anônimo disse…
É muito bom que você tenha tocado no assunto Mariana, isso por que muitos cachorros são vítimas da irresponsabilidades de alguns, que os pegam pra cuidar e quando se cansam abandonam-os en qualquer lugar e muitos deles cabam morrendo, e outros apenas sobrevivem de uma forma precária.
É uma pena que isso aconteça com tanta frequencia.

Luiz Henrique - 8ªB
Anônimo disse…
Muito bom o seu texto Mariana.Na minha rua tem uma vizinha tem vários cachorros mas não tem cercado e eles acabam saindo do terreno e ficam pela rua e as vezes pegam o lixo.

Mateus da Silva Godinho
8ªB
Anônimo disse…
Esse foi um tema muito bem colocado, e pode até ser quase um dos mais importantes. Muitas pessoas abandonam seus cachorrinhos nas ruas e parecem não ter consciencia disso, pois quando temos um bichinho qualquer, ele precisa de cuidados e se você não tem condições de cuidar, não pegue. Pessoas que praticam este ato deveriam ser punidas!!

Luísa Fontes Ouriques
8ªB