Pular para o conteúdo principal

A ponte que se tornou cartão postal

por Gabriela,


 A ponte Hercílio Luz foi inaugurada  em 1926. O nome dado a ponte tem como uma homenagem ao governador Hercílio luz que governou Santa Catarina  no período de  1894 a 1898  e 1918 a 1922.  Morreu durante a construção da ponte.

 Antes dessa ideia de construção da ponte, eram usadas  barcas para se deslocar da ilha ao continente, uma delas com o nome de catraia. Com a  construção da ponte os habitantes de Florianópolis não precisavam mais de barcas para atravessar da ilha ao continente então essa ponte era vista como um alívio para a população.

Para sua construção foi utilizado  material trazido dos Estados Unidos.  Juntando  os custos com   mão de obra as despesas foram grandes, necessitando a realização de empréstimo. O pagamento deste empréstimo foi somente finalizado 50 anos depois da construção da ponte.
Em 1982 foi fechada por motivos de segurança, mas foi reaberta em 1988, somente para pedestres, tráfego de animais, motocicletas e bicicletas, e novamente foi fechada em 1991 por tempo indeterminado.

Em 2005 a ponte começou a ser restaurada e estabeleceram um prazo para o término desta reconstrução que foi marcado para o dia 13 de maio de 2012, mas com a troca de governo que as obras atrasaram e então o prazo mudou para 2013.

Hoje com 85 anos tornou-se o cartão postal de Florianópolis.



Fontes:

Comentários

Rhanna disse…
Adorei! É muito bom poder saber mais sobre a história da ponte Hercílio Luz, já que é umas das principais características de Floripa.
O texto está ótimo, muito bem escrito e de fácil compreensão. Parabéns Gabriela :)