Pular para o conteúdo principal

A Astronomia e seus segredos


por Luiz Henrique, 

Para o blog, e como primeiro texto, decidi escrever sobre uma das ciências mais antiga da humanidade, a Astronomia. Deu-me vontade de falar sobre o assunto, por que tinha (e tenho) uma extrema curiosidade sobre o modo como o Universo é constituído, e de como é infinito, e gostaria de compartilhar com vocês minha curiosidade (além de ter adoração pelo estudo).

Brevemente, Astronomia (lei das estrelas, diferente de Astrologia) é a ciência que tem o objetivo de compreender, de forma científica, todos os processos físicos, químicos, e as origens de tudo o que está dentro da atmosfera terrestre e o que se pode ver no céu, usando da física, da matemática e até da biologia. É a mais antiga, pois desde os primórdios que os seres humanos estudavam os astros e estrelas que viam no céu, como modo de se orientar e saber o que são. Lhe atribuíam significados diversos (desde cedo envolvidos com a religião, por exemplo) e tinham uma grande curiosidade sobre eles, desde então criavam um breve estudo sobre os astros (sem a concepção do mesmo), algo que foi se desenvolvendo com o tempo, até então transformar-se em uma grande ciência.

Sem dúvida, o maior objetivo de um astrônomo é poder desvendar os segredos do universo, estudar estrelas, descobrir outros planetas, outras galáxias e quem dera outras civilizações, o que me leva a dizer que a curiosidade é o seu maior incentivo. É desse modo, que hoje em dia temos o conhecimento sobre nosso planeta e nossa Galáxia, fora os calendários e relógios (por exemplo) que são feitos a partir do estudo dos astros.

Segue um vídeo feito com fotos da NASA, fotos de um satélite chamado Hubble, que dá certa dimensão de onde estamos:

Comentários