Pular para o conteúdo principal

Posse e propriedade

por Heloísa e Matheus

Hoje em dia, vivemos em um mundo capitalista onde tudo se compra (imóveis, veículos, roupas etc.) Por isso nossa sociedade recebe de estudiosos o nome de sociedade de consumo. Em diferentes sociedades, há a ideia de que todos somos donos de algo, assim ninguém pode utilizar sem a autorização.
Quando possuímos algo, seja de um objeto pequeno ou um carro, denominamos como propriedade. Também somos proprietários de nossas decisões que formam nossa vida e até as de outras pessoas, foi assim muitos anos atrás com a escravidão onde pessoas eram propriedades de outras. Hoje em dia, existe muita desigualdade social onde muitas pessoas não tem possibilidade de adquirir, se tornar donas de algo, já outras conseguem ser donas de muitas propriedades, o que pode significar riqueza.
Agora, você sabia que propriedade e posse não são a mesma coisa? Sabe qual é a diferença entre elas? Bom, nós também não sabíamos até que nossa professora de história Marise, nos explicou. Propriedade como já vimos, é quando alguém é dono de algo, já a posse é quando alguém aluga um imóvel, por exemplo, tendo temporariamente o direito de ocupá-lo em troca de um pagamento, ganhando o direito de uso, tudo isso deve estar em um contrato alem das condições e do prazo, outro exemplo é o proprietário que pode ceder terras a um meeiro e como forma de pagamento ele pode dar parte do rendimento que tiver naquela terra.
Propriedades como automóveis, empresas, aviões são legalizadas por registro público, por isso manda-se um documento reconhecendo a propriedade legal.
E você já pensou nas conseqüências de ter uma sociedade tão consumista?
Fonte:
- História Temática Terra e Propriedade, Montellato . Cabrini . Catelli

Comentários