Pular para o conteúdo principal

Mês de Abrill

Por Grazielly e Mariana

Este mês comemoramos duas datas importantes: dia 19 e 22. No dia 19 é comemorado o dia do índio, que foram os primeiros habitantes do Brasil. E no dia 22 celebra-se a chegada dos portugueses no Brasil.
Muitos não sabem, ou não lembram datas importantes como estas, que são essenciais para entendermos melhor nossa cultura. Então decidimos falar um pouco sobre os índios e os portugueses.


Índios
O nome índio é dado a todos que são descendentes de alguma comunidade pré-colombiana, que existiam antes da chegada de Cristóvão Colombo à América. Receberam esse nome por engano dos portugueses, que achavam que estavam nas Índias e na verdade estavam no Brasil. No Brasil existem aproximadamente 600 mil indígenas distribuídos por 227 povos diferentes.




Portugueses

Em 22 de abril de 1500 chegaram ao Brasil as caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral, dia que é conhecido como o "descobrimento do Brasil". Não concordamos muito com o termo "descobrimento", pois carrega muito preconceito. Dá a impressão que o Brasil nasceu nesse dia, é como se os indígenas não fossem pessoas. Na primeira vez que os indígenas viram os portugueses acharam que eles eram seres especiais enviados pelos deuses, enquanto os portugueses viam nos índios pessoas primitivas e sem cultura.

Apenas no ano de 1530 que os portugueses passaram a ter interesse nessas terras, através de uma expedição organizada por Martin Afonso de Souza, devido ao medo de perder as terras para os franceses, holandeses e ingleses.



créditos das fotos:

Comentários