Pular para o conteúdo principal

Revolução Cubana

A revolução cubana aconteceu, entre outras coisas, devido a infelicidade das camadas mais pobres de Cuba (maioria da população), pois naquela época, antes do ano de 1959 Cuba vivia sobre uma forte influência estadounidense, ou seja, praticamente tudo era comandado pelos Estados Unidos, como a economia, a política e as empresas lá instaladas, e ainda tinha o problema das desigualdades sociais, e estes foram alguns dos motivos que parte dos cubanos decidiram agir e tentar uma revolução social.
A revolução foi liderada, entre outros, por Fidel Castro que era contra os Estados Unidos, enquanto estava exilado no México conseguiu reunir um grupo de guerrilheiros cuja pretensão era derrubar o governo de Fulgêncio Batista que tinha o apoio dos EUA. Em 1957 Fidel e seu grupo estavam escondidos nas florestas de Sierra Maestra. Houve muitos combates que levaram a morte de muitos guerrilheiros e suas prisões também, mas mesmo assim Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e um pequeno grupo de guerrilheiros não desistiram e continuaram lutando e usando ondas de rádio para encorajar a população a juntarem-se a sua causa, levando as idéias revolucionárias à eles.
Com o apoio do povo, (pois muitos eram simples camponeses ou operários pobres já com raiva do atual governo, baixos salários, desemprego, analfabetismo e doenças) se juntaram à Fidel e Che Guevara aumentando a guerrilha e construindo manifestos em muitas cidades. Com as conquistas o governo sentia a derrota eminete e o fortalecimento da guerrilha.
Em janeiro de 1959 Fulgênio batista e integrantes do governo fugiram da ilha, pois Fidel a tomara junto com seus guerrilheiros. No poder Fidel implanta muitas medidas ajudando a população nacionalizando bancos, empresas, iniciando a reforma agrária, nun projeto de saúde para todos, bem como de educação, além de muitas outras melhorias para a população.
No contexto da Guerra Fria, Cuba acabou tornando-se aliada da União Soviética, contra o capitalismo. Hoje, Cuba é considerada o único país que mantém o tradicional socialismo e com a piora da saúde de Fidel em 2007, seu irmão Assumiu a presidência da ilha oficialmente em fevereiro de 2008.
REFERÊNCIAS: www.suapesquisa.com/historia/revoluçao_cubana.htm
em 09/11/2009

Postado por : Sidarta, Anabela , Catherine, Maria Júlia, Clara e rodrigo

Comentários