Pular para o conteúdo principal

Miopia

por Thomas

O olho é um órgão importante que merece cuidados, hoje existem 40 milhões de cegos no mundo e pelo menos metade deles poderia estar enxergando, simplesmente conhecendo as doenças, sintomas e situações que podem levar à cegueira. Problemas como a Miopia podiam ser evitados se tomassem à devida atenção. Por isso é adequado conhecer o problema, diagnosticar e tratar.

Este pequeno texto explica de uma forma simples o funcionamento do olho e da Miopia.
A Miopia é uma dificuldade visual, onde a imagem que vemos é focada antes do ponto da retina (responsável por captar as impressões luminosas).

Esse problema pode ser causado por fatores como tamanho excessivo do olho ou quando o cristalino tem uma imagem focal demasiada.

A correção pode ser efetuada através de: óculos, lentes de contato (que deslocam o ponto focal para trás) e cirurgias a laser.

Aqui temos um exemplo de um olho com uma lente corretora e outro sem ela, (o olho abaixo está com a lente).
Qual a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?


”A miopia e a hipermetropia são problemas relacionados à desproporcionalidade dos eixos dimensionais do globo ocular, causando um problema na formação da imagem sobre a retina. No caso da miopia, o comprimento do olho é maior que o normal, isto faz com que a imagem seja formada antes de chegar a retina, dificultando, por questões relacionadas à distancia focal, a focalização de objetos distantes. Na hipermetropia ocorre o inverso, o globo ocular possui um comprimento mais curto que o normal, fazendo com que a imagem se forme depois da retina. O individuo hipermetrico possui dificuldade para focalizar em qualquer distancia, a menos que mantenha uma tensão contaste sobre o cristalino para corrigir a distancia focal e fazer a imagem se projetar corretamente sobre a retina. É importante lembrar que problemas de flexibilidade do cristalino podem apresentar sintomas semelhantes aos descritos acima.
Já o astigmatismo está relacionado com irregularidades da córnea, o que impede a focalização de todos os raios luminosos impedindo a nitidez da imagem”.

Fonte: br.answers.yahoo.com/ Fonte: saude.terra.com.br
Fonte de imagem: www.portalsaofrancisco.com.br

Comentários