Pular para o conteúdo principal

Potosí - Bolívia - AMÉRICA LATINA

Equipe de Criação [1]

República da Bolívia, um país situado na América do Sul , que tem como vizinhos geográficos os países: Chile, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil.

Sua capital é La Paz (administrativa) e Sucre (constitucional, judicial). O dia de sua independência pela Espanha se deu no dia 6 de agosto de 1825, que é feriado nacional.






Sua área é de 1.098.581 km², sua população é de 9,62 milhões (estimativa 2006), e a moeda é o Boliviano, quem nasce lá é boliviano(a).

É um dos maiores produtores de gás natural apenas perdendo para a Venezuela. O país tem mais de uma língua oficial, sendo elas: espanhol, aimará e quíchua. Sua economia se dá de várias maneiras, sendo elas agricultura (cana-de-açúcar, soja, castanha, café e frutas), pecuária (bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves.), mineração (gás natural, petróleo, zinco, estanho, prata e ouro).

Nas aulas de geografia estamos estudando um pouco sobre a cidade de Potosí, que era "uma mina de prata" para a América espanhola, que tinha controle na época em que a cidade estava em sue auge (século XVII). A Espanha usava a prata que retirava de Potosí (que se localiza na Bolívia) para pagar suas dívidas com países como França, Inglaterra, Itália. Enquanto a Espanha usava a prata como pagamento de dívida, os outros países iam se modernizando, pois tinham uma burguesia mais antenada em relação a burguesia da Espanha.






[1] Por Ana Cristina Junckes.

Comentários