Pular para o conteúdo principal

Clipping - América Latina na mídia

Equipe de Criação [1]
A clipagem é um trabalho que está sendo desenvolvido na disciplina de Geografia, com o objetivo de nos manter mais informados sobre o que está acontecendo nos países da América Latina, coletando reportagens e notícias sobre os mesmos na semana dos dias 22 até o dia 28 de Junho do ano de 2009.

Com as reportagens encontradas (noticias sobre o Uruguai, o Paraguai, a Venezuela, várias sobre a Argentina e algumas que estão relacionadas com o Brasil), nos jornais Diário Catarinense e Clarínx (jornal argentino), podemos observar que os acontecimentos presentes encontrados em certos países da América Latina estão presentes em todos os lugares, como por exemplo, o que chamou nossa atenção foi a "Influenza A" (H1N1, ou Gripe A, como alguns preferem chamar), pois ela está presente em todos os países, jornais e noticiários, já que rapidamente essa doença tornou-se uma pandemia mundial e já matou cerca de 800 pessoas em todo o mundo, sendo que as maiorias das mortes estão presentes na América Latina, só no México são mais 150 os mortos e na Argentina o número chega muito perto.

O futebol está presente em nosso cotidiano, querendo ou não, é um assunto mundial, que agrada a todos, é um tema (esporte) muito interessante e encontramos tudo a respeito nos jornais, esse é um dos temas mais lidos e percebemos que a paixão é mundial e é encontrado em todo lugar. O futebol brasileiro é famoso mundialmente. Em nossas fontes argentinas, há muitas notícias do futebol brasileiro, o que nos deixa orgulhosos do talento brasileiro que é reconhecido.

Mas além de existirem várias coisas em comum entre os países, existem vários acontecimentos distintos, que só ocorrem devido ao determinado tipo de cultura da região, um exemplo bem claro disso são as eleições que ocorrem em cada um desses países, as corrupções, as injustiças e o modo de como essas coisas se resolvem e de como elas repercutem na mídia. Claro que na maioria dos países há roubos e problemas financeiros nos governos, mas cada país tem seu jeito de fazer isso, por incrível que pareça! Há pouco tempo surgiram rumores de que Carlos Pérez, ex-mandatário da Venezuela, ordenou que matassem Hugo Chávez em 1992, mas apesar de tudo ainda não há certezas sobre o fato, mas o principal é que esse acontecimento serve como exemplo das diferentes coisas que acontecem entre os países vizinhos.
Outra questão que podemos observar foi à época de eleições na Argentina, já que houve intrigas no governo em relação ao casal Kirchner, por exemplo, este caso repercutiu inúmeras vezes aqui no Brasil e em tantos outros países também. Mas apesar disso percebemos que a maioria das reportagens sobre o Brasil, por exemplo, acaba tento a influência de algum outro país vizinho.

Com este trabalho percebemos como é importante estar sempre informadas sobre o que ocorre no mundo, principalmente com países vizinhos. Agora estamos mais informadas e interessadas nas notícias da América Latina e do mundo, vimos que os jornais são muito importantes para o aprendizado e, também, para estarmos sempre envolvidas com assuntos mundiais, é muito importante saber e entender tudo o que está ocorrendo, não só em nossa semana de pesquisa, ao pegar um jornal, nos informamos de variados assuntos de variados dias, semanas. Não somente pela obrigação de realizar um trabalho escolar, mas com o desejo de estarmos mais informadas sobre as coisas que estão acontecendo no mundo.
[1] Raquel, Júlia F., Gabriela

Comentários