Pular para o conteúdo principal

O imaginário e o real - uma experiência em Artes Visuais

Profª Marília de Borba [1]


A proposta

Durante este primeiro trimestre, trabalhamos com as turmas de 8a. série (Oficina de Artes Visuais), em atividades interdisciplinares, reunindo as disciplinas de Geografia, Artes Visuais, Sociologia, História e Língua Portuguesa. Assim desenvolvemos um projeto onde o contexto era explorar a Guerra do Contestado, diante do que é real e imaginário nas aulas de Artes Visuais. Cada aluno construiu seu texto visual, pelas informações que havia estudado nas disciplina envolvidas na proposta, e na oficina, criaram “o imaginário” e o “real” deste universo.



Os autores


"Pintando telas, com desenhos de pessoas no campo; como a minha, pessoas simples; trabalhando no campo; com idéias diferentes, E foi isso que coloquei nos meus desenhos, sem medo de haver algum erro.
O que mais significou para mim nesse trabalho, foi lembrar que o MST existe. E nossa cidade não há o trabalho rural, talvez, por isso, não tenha tanto conhecimento desta realidade. O que me faz lembrar que o MST existe é a mídia, com a idea de que eles são “baderneiros”.
As pessoas que moram em Fraiburgo cresceram escutando histórias sobre o Contestado. Uma guerra de dois estados por pedaço de terras; expulsando caboclos para fazer a ferrovia. Sendo os caboclos seus antepassados".

Maria Julia Silva de Aguiar 8º série B.


"Eu imagino um ambiente semi-árido, onde chova raramente, com muita pobreza, pois sem água uma pessoa pode ficar doente, mas esse seria o lado do campo, na cidade eu imagino que tenha um hospital, uma delegacia, uma escola, etc, com coisas bem simples, acho que as suas vestimentas são simples, mas apropriados para uma região de calor, com camisetas de mangas curtas, e bermuda. A minha única dificuldade foi imaginar essas coisas, pois nunca estive no oeste, só ouvi falar dele, acho que mais significou foi o processo da transformação da imaginação em produto concreto."

Sidarta Lu Ye Almeida 8º série B









Participação:
Clara Correia 8º série B
Genesis Ezequiel Couto 8º série C
Maria Julia Silva de Aguiar 8º série B
João Pedro Fávero Canella 8º série B
Sidarta Lu Ye Almeida 8º série B


[1] Professora de Artes Visuais












Comentários

Anônimo disse…
aha olha so meus desenhos que feios,...que saudades desse tempo..... abraços genesis.