Pular para o conteúdo principal

A culinária da África do Sul e sua grande diversidade

Por Isis e Allan ,

Olá blogueiros, como vocês estão? Como vocês sabem o continente africano é muito diverso em sua cultura e também com a sua diversidade gastronômica.

Você sabia que a gastronomia do continente africano é variada em cada região? Na África as regiões tiveram diferentes colonizadores, que trouxeram especiarias e culturas que influenciaram cada região. Nesse blog vamos explorar um pouco sobre a culinária da África do Sul, que contém diversos pratos com diferentes métodos e ingredientes.

A culinária da África do Sul recebeu uma grande influência da cultura de grupos étnicos locais , e também da culinária britânica e árabe. E assim sendo uma mistura única de tradições culinárias.

Você conhece algum prato da África do Sul? Nós trouxemos 3 pratos típicos para vocês conhecerem.

Bobotie:
O bobotie é um prato muito típico na África do sul, feita de uma mistura de ovos e leite e composto por carne moída, Cordeiro ou bovina e também temperada com curry.

Esse prato origem de diversas culturas da África do Sul, mas reza a lenda que esse prato foi levado por holandeses, que conheceram a receita na Indonésia.


Bunny Chow:
O Bunny Chow é um dos pratos mais populares nas ruas na África do Sul.

O prato consiste em pães cozidos, recheado com curry picantes e também encontrado preparado com frango, carne de porco e também na versão vegetariana. Ele se origina da cidade de Durban, no leste do país.
Biltong:
O Biltong é um dos principais petiscos da África do Sul, e também parecido com carne seca - brasileira é feito por tiras de carnes que são salgadas e assim levadas ao sol.

O prato pode ser feito por carnes de caça, como javali e também de aves.

Podemos ver o quanto a culinária é diversas com seus pratos com diferentes sabores e métodos únicos. Vocês já tinham ouvido sobre esses pratos típicos? Ou já provaram algum prato?

Esperamos que com esse blog inspire você a ter curiosidades sobre a culinária única da África do Sul.

Muito obrigado!

Referências:
MOREIRA, Vitor. Culinária da África do Sul. Blog do divino, 10 de Agosto,2021. Disponível em: https://www.divinho.com.br/blog/culinaria-africa-do-sul/#:~:text=Entre%20o%20vasto%20repert%C3%B3rio%20de,sobremesas%2C%20Malva%20Pudding%20e%20Melktert. Acesso em 05 de outubro de 2023.
BARROS, Jussara de. "Culinária da África do Sul "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/africa-do-sul/culinaria-africa-sul.htm. Acesso em 05 de outubro de 2023.

Créditos das imagens:
https://images.app.goo.gl/DpWKSpzJSfQXufaY7

Comentários

Leticia Gomes 9°C disse…
Olá! Adorei conhecer um pouco mais sobre a diversidade culinária da África do Sul. É incrível como a influência de diferentes culturas se reflete nos pratos tradicionais. O Bobotie, Bunny Chow e Biltong são verdadeiras joias gastronômicas, cada um com sua própria história e sabores únicos. Fiquei especialmente curioso para experimentar o Bunny Chow, parece ser uma explosão de sabores! Esse blog realmente desperta a vontade de explorar mais a culinária africana. Muito obrigado por compartilhar!

Leticia Gomes Portela 9°C
Luiza flebbe disse…
Eu adorei a temática que trouxeram. Acho que poderiam ter trago a “história” de alguma comida, por exemplo no Brasil temos o feijão tropeiro e acredito que na África algumas comidas de lá, devem ter o nome por conta de algo e não apenas um nome aleatório. Fora este meu comentário, achei bem completo a postagem de vocês, adorei conhecer esses pratos.
Beatriz disse…
Oi, Allan e isis, sou a Beatriz do ANO C.
Me chamou bastante atenção o texto de vocês, gosto bastante de culinária e fiquei curiosa em saber a culinária da África do Sul, o texto de vocês em si achei bom, está bem organizado e conseguir entender tudo super bem, a pontuação também está legal, achei muito interessante os pratos que vocês destacaram porque tem uns ali que são bem “parecidos” com os do brasil, e são comidas que são fáceis de fazer até, pensei que iria ser algo mais complexo.
Uma observação, acho que faltou botar se aqui no Brasil tem algum restaurante que adequa essa culinária com estes, e outros pratos, porque nunca ouvi falar, então seria bem interessante ter botado, outra coisa também que eu senti falta foi de vocês botarem mais receitas sabe? Com passo a passo, iria ser bem legal, para até ter a experiência de tentar fazer em casa, mais tirando isso o texto está ótimo, parabéns, eu adorei!!
Sofia Gaia Bouvier disse…
Oi gente! Gostei muito do blog foi bem feito e pela boa escolha dos pratos, porém achei que faltou algumas informações e que deveriam colocar algum doce típico do local pelo fato de estarem falando da culinária, na minha opinião seria bom ter falado das comidas picantes que é bem comum na região. Eu sugiro mencionar os temperos utilizados, não só o curry que é bem consumido, falar um pouco mais de como é preparado. Gostei de terem falado quais ingredientes eram utilizados, no entanto poderiam ter colocado a receita, acho que ficaria bem legal. Além de tudo isso o blog ficou legal, parabéns pelo trabalho feito.
Lorenzo 9B disse…
Eu gostei muito do seu texto e achei muito legal saber mais sobre a culinária da África do Sul, principalmente porque eu não conhecia esses pratos só que eu acho que faltou falar um pouco sobre a historia e a origem dos pratos por exemplo. Bobotie foi trazido para África do Sul pelos holandeses que conheceram a receita na Indonésia e é uma variação do prato Bobotok que é originário da Asia e por fim deixar um curiosidade sobre alguns pratos muito conhecido e consumido aqui no brasil que tem origem da África sendo eles: Acarajé, Feijoada, Cuscuz e Pamonha.


Lorenzo 9 ano B
Pedro Carvalho disse…
Olha, eu nunca ouvi falar em nenhum desses pratos antes, mas desses três pratos típicos que vocês trouxeram, o que mais me chamou a atenção foi o Bunny Chow, eu gostei porque ele pode ser recheado com frango e tem a versão vegetariana, pois não como outros tipos de carne. Sugiro que vocês complementem o tema com pratos mais populares no Brasil, como o Acarajé, cuzcuz e a feijoada, que são de origem Africana. A feijoada por exemplo, há quem diga que era um prato a base de feijão e sobras de carne de porco que eram desprezadas pelos brancos e aproveitadas pelos negros nas cenzalas. Mas gostei muito do blog de vocês, é muito interessante saber que a colonização e as imigrações influenciam muito na culinária brasileira e mundial.
Maria disse…
Olá Isis e Allan! Gostei muito do texto escrito. Confesso que o que mais me intrigou para ler o texto feito por vocês foi o título pois, gosto muito de cozinhar e saber mais afundo sobre a culinária local dos países. Acho interessante compartilhar com vocês sobre uma matéria que eu li que contava um pouco sobre alguns pratos que consumimos no Brasil mais são de origem africana como: a cocada, cuzcuz, canjica e muitos outros, eu fiquei bem surpresa em saber que o cuzcuz não é de origem brasileira.
Acho interessante vocês colocarem mais informações sobre como a culinária africana tem influência na culinária brasileira. Mas, de modo geral o texto de vocês trás bastante informação e curiosidades.


Maria Luiza Bolgenhagen Souza 9C
Domênico 9A disse…
Olá Alan e Isis, gostei do blog de vocês não conhecia nenhum desses pratos até ler o blog mas vocês poderiam falar um pouco mais sobre as comidas e faltou falar sobre algum doce um exemplo é Malva Pudding e Melktert só de falar desses já iria melhorar o blog e se colocassem a receita ajudaria o leitor e faltou falar o porque essas comidas tem esse nome tipo o Bunny Chow porque desse nome se não tem carne de coelho, e confesso que estou morrendo de vontade de viajar para a África do Sul só para experimentar essas comidas cada um parece delicioso principalmente o Bobotie feito com bastante carne e proteína.