Pular para o conteúdo principal

Por que a África é o futuro das megacidades?

Por Ana Clara, 

O tema que escolhi apresentar a vocês (caros leitores), foi sobre as megacidades da África. Meu post será baseado nas discussões propostas no site Archdaily.

Por que a África é o futuro das megas cidades, segundos os pesquisadores?

Quando pensamos em cidades grandes, logo nos vem à mente cidades dos Estados Unidos, China, em alguns países da Europa e no Sudeste Asiático. Porém o que poucos sabem é que até o final do século XXI, as principais megacidades ficarão no continente africano. Entre as 20 principais cidades 13 delas estarão na África, incluindo as 3 principais.

De acordo com o Banco Mundial, a urbanização será umas das principais transformações que o continente africano passará, sendo mais da metade da população vivendo em cidades até 2040. Para que isso aconteça será necessário que 40 mil pessoas se mudem para as cidades todos os dias nos próximos 20 anos. Como resultado serão “criadas” 9 megacidades cada uma com a média de 10 milhões de pessoas, entre as maiores estarão:
Kinshasa ( 35 milhões)
Lagos (32 milhões)
Cairo (24 milhões)

Essas cidades hoje em dia tem em média:
Kinshasa ( 14 970 000)
Lagos ( 23 000 000)
Cairo ( 10 025 657)
Eko-Atlantic City, Lagos, Nigéria
De acordo com o site ArchDaily, conforme as cidades africanas vão crescendo esperando seus rivais globais, os arquitetos e designers urbanos estão sendo forçados a enfrentar desafios sociais e ambientais, como a mudança climática e a expansão urbana. Isso desconsiderando que em média 60% dos moradores urbanos da África vivem em favelas. Porém, esse desafio já vem sendo enfrentado pelos estudos da Arup Proofing City ( Arup Proofing City é um site que estuda e trabalha nas cidades do futuro da África) que vem trabalhando em 9 cidades e 4 países, sendo eles: Etiópia, Gana, Uganda e Moçambique. Com o crescimento gerenciado dessas cidades, a empresa sugere um acordo com as circunstâncias locais que pretende ativar 5 cidades secundárias estratégicas e regionais em um ato de descentralização, enquanto o modelo de Moçambique se concentra na evolução de transporte, logística, comércio e desenvolvimento humano.

Conforme o site ArchDaily, as intervenções do Instituto de Arquitetura Experimental da Bahamas Universitat Weimar (localizado em Weimar, Alemanha) trabalhou recentemente com o desenvolvimento de cidades para construir três protótipos residenciais, abordando a hiper urbanização da capital Etíope nos últimos anos.

De acordo com o site ArchDaily, essas pesquisas e trabalhos feitos pela Universidade Bahamas, mostrou que os modelos desatualizados da Europa e do norte global, tiram proveito dos métodos de construção indígena, tecnologia de construção e uso de matérias para criar estruturas espaciais socialmente robustas, flexíveis e abertas.

A revolução tecnológica transformou a vida e as oportunidades dos cidadãos africanos, incluindo o uso de telefone. Embora seja tentador não ligar para as previsões de longo prazo para a urbanização africana como um problema para o futuro.

Fazendo essa leitura do texto pude perceber que há um preconceito muito grande quando pensamos em países com as maiores cidades do mundo, já que sempre quando tocamos nesse assunto as cidades que nos vêm à cabeça são cidades europeias, chinesas e estadunidenses, porém esquecemos totalmente do poder aquisitivo e tecnológico do continente africano, sendo que por muitas vezes cidades na África vem crescendo cada vez mais. Por fim, gostaria de deixar um questionamento para você meu caro leitor, você imaginaria que daqui algum tempo as principais megacidades estariam na África?

Referências: 

Crédito das fotos: 

Comentários

Vitor Golle 8C disse…
Por: Vitor Golle Eitelwein
Olá Ana Clara!
Gostei muito do seu trabalho, e realmente, quando pensamos em megacidades, logo pensamos em cidades europeias, estadunidenses e ate chinesas e acabamos deixando as africanas.
Apesar de ter feito um ótimo trabalho, acho que faltou você fazer uma breve explicação sobre as megacidades, O que são? O que faz dela uma megacidade? Quais são os fatores cruciais para uma megacidade existir? São tópicos que eu adicionaria ao seu blog.
Parabéns, ótimo trabalho e tema importante a ser debatido!
Douglas Hochsprung disse…
Oii Ana Clara, Tudo bem?
Estava procurando um post com um assunto que me atraísse, e o seu me interessou bastante. Realmente quando se fala em cidade futurística eu só penso em paises da Europa e no Estados Unidos, pois geralmente a África é interpretada como um continente pobre e subdesenvolvido. Quando ouço falarem sobre a África logo penso no Egito, deserto do Saara e o rio Nilo, e esse post sobre a Nigéria me surpreendeu bastante pois nunca que eu ia suspeitar ou pensar que este país poderia estar tão a frente do tempo. Eu fiquei curioso para saber o que seria esse conceito de megacidade, e como ''descobriram'' isto.
Beijos, Douglas Hochsprung 9C
Estéfano Blatt Feltrin disse…
Oi Ana Clara. Achei bem interessante você trazer essa questão do crescimento urbano e a quantidade de megacidades que vão aparecer na África. Por isso gostaria de complementar com outras informações.
Esse continente é para dobrar de população até 2050 de acordo com projeções, também nessa parte do globo é para ter a maior parte dos jovens em relação ao resto do mundo. Dependendo das ações do governo, a África pode melhorar muito sua situação econômica. Entretanto com esse aumento populacional vai haver uma grande necessidade de empregos, além de diversas medidas para o meio urbano. Outro ponto que favorece esse continente é a quantidade de recursos naturais presentes.
Um elemento bem interessante do texto é sobre o preconceito com a África, por sequer pensarmos nela tendo algumas das maiores cidades do mundo. Com essas mudanças na ordem mundial que estão ocorrendo poderemos ver cada vez mais diversos países, até esquecidos por nós, subindo economicamente.
Acredito que esse tema da África é muito legal de estudar e conhecer, pois aprendemos a não julgá-los e vivermos melhor em sociedade. Além de entendermos a situação deles e a semelhança entre a nossa atual.
Laura Nobrega - 8°A disse…
Oi Ana Clara, tudo bem? Eu estava navegando e o seu post me chamou atenção, pelo fato de que eu não fazia ideia que a África poderia ser o futuro das megacidades, porque hoje em dia quando pensamos em cidades grandes nós acabamos imaginando as mais famosas que já conhecemos e nem abrimos o olho pra procurar sobre. Agora fiquei curiosa para saber como será o futuro dessas cidades e como elas estarão até lá, achei legal você ter compartilhado sobre as cidades em crescimento e as previsões sobre isso, algo bem informativo. Seu post me ensinou muito porque eu realmente não fazia ideia sobre as megacidades da África e como funciona, então acredito que pode ensinar a outras pessoas também. Acabei pesquisando um pouco sobre e vi que entre várias megacidades do mundo inteiro, o Cairo e Lagos realmente são cidades grandes, oque eu nunca tinha ouvido falar até ler o seu post, isso é um exemplo de como eu acho legal oque você traz pra gente como um aprendizado mesmo. Obrigado por compartilhar isso!!
Davi Macedo de Carvalho 8A disse…
Olá Ana Clara, achei o seu post bem trabalhado, intriga que a África seja onde estarão as principais megacidades no futuro. De fato quando pensamos em cidades gigantes, nos veem a mente cidades em regiões como na América do Norte, Europa etc... É de certa forma triste que ainda haja esse preconceito entre nós sobre como a África não tem capacidade de tal feito. Portanto acho que a única coisa a se acrescentar no seu texto, seria a informação para os que não sabem, sobre o que é uma megacidade, porque apesar da palavra ‘’megacidade’’ ser intuitiva ao seu significado, acho que seria importante destacar seu conceito.
Bernardo Ricardo disse…
Olá Ana clara, achei seu blog interessante pois se trata sobre as megacidades, acho que todos temos um pouco de interesse nelas. Achei seu blog muito legal e bem produzido, trazendo diversas informações e dados, mas senti falta da explicação de oque é uma megacidade, tirando esse fator acho que seu blog foi muito bem produzido e trazendo diversas informações que eu (e provavelmente outros leitores) não sabíamos, não imaginava que o futuro das novas megacidades seriam na África. Muito bom seu trabalho parabéns.
David Vasques 9A disse…
Oi gostei bastante sobre o conteúdo de sua publicação eu tenho que concordar com os outros comentários e deixa a desejar saber o que é uma mega cidade sua importancia, quando eu acabo pensando que a África é só mais uma vítima da pobreza e não nesse potencial econômico pode se tornar
Gustavo da Silva Rosa disse…
Olá Ana Clara, gostei muito do seu texto, principalmente pelo motivo de que a maioria da nossa sociedade tem uma visão estereotipada sobre a África e suas cidades achando que elas são todas periféricas e desfavorecidas, confesso que me surpreendeu isso de que o futuro das megas cidades estarão ocorrendo principalmente nesse continente. Acho que esse assunto abordado é muito importante para que possamos tentar causar uma mudanças nas pessoas que tem uma visão estereotipada. Acho que seria legal você ter aprofundado mais sobre como esses países iram lidar com esse aumento grande da população e que métodos eles usaram para deixar essas cidades com estrutura para receber toda essa população.
Gustavo Da Silva Rosa 8 Ano A