Pular para o conteúdo principal

RIO NILO É O MAIOR RIO EM EXTENSÃO DO MUNDO?

Por Samuel,

Olá leitores, esse blog falará sobre o rio Nilo, escolhi esse tema porque eu não me interessava e me chamou atenção depois de ler a respeito.

Localizado na África, o rio Nilo tem sua nascente mais meridional, no sul de Uganda, o lago Vitória até sua foz, no mar Mediterrâneo. Após pesquisar achei vários resultados diferentes de seu verdadeiro comprimento, que, em geral, aparece entre 6.650 e 7.088 km de comprimento. 

Seu curso corre no sentido sul-norte, isso baseou o desenvolvimento de sociedades antigas, como a egípcia. Eles acreditavam que os deuses da mitologia egípcia usavam o rio como transporte e o local onde o sol nasce seria o mais favorável à vida, então grande parte dessa sociedade se situava na margem direita do rio, ao leste. Esse curso passa por 10 países sendo eles: Burundi, Etiópia, Egito, Quênia, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda, diversas cidades tem suas atividades econômicas e sociais baseada nele.

A foz do Nilo é a maior do mundo está no Egito e é semelhante à figura de um triângulo com 160 km de comprimento e 250 km de largura. O Nilo ocupa uma área de 3.349.000 km². Embora seja geralmente associada com o Egito, apenas 22% do curso do Nilo atravessa ele.(Portal São Francisco, 2023).
O nome Nilo tem sua origem referente aos egípcios, gregos e hebreus. O nome desse rio está associado a diferentes culturas e significados “Os egípcios chamavam de Itéru (itrw), que significa “grande rio”. Para os árabes, o rio era conhecido por nahrun, “rio”, e nilo, “negro”. Para os sânscritos, nil significa “azul” ou qualquer referência a essa coloração.” (Uol, Escola Kids, 2023)

O rio Nilo tem uma grande importância desde a Antiguidade, pois como dito antes fez parte do desenvolvimento de várias civilizações nas suas adjacências. Por estar na região do deserto do Saara, também desempenhou uma função central no desenvolvimento da agricultura, pois nas áreas próximas da sua margem apresentavam-se terras férteis ou lugares onde era possível a irrigação. Atividades da pecuária também passaram a surgir com base nele, considerando que então era possível ter alimentos para os animais e humanos.

“O limo transportado pelas águas e o controle de sua vazão, por meio de barragens, assegura a irrigação permanente das planícies que ele banha, que chegavam a produzir três colheitas por ano: no inverno: trigo, cevada, cebola e linho. No outono: arroz e milho. No verão: algodão, arroz, cana-de-açúcar e oleaginosas(vegetais que possuem muitos nutrientes).” (Biomania, 2023 )

“A região do Nilo apresente grande biodiversidade com diversas espécies de peixes, aves, répteis. O animal que merece destaque é o crocodilo do Nilo, um dos maiores do planeta. Parte do Nilo é cercado por florestas tropicais, ondes se encontra à uma grande variedade de espécies vegetais.” (Toda Matéria, 2023)
O INPE com o apoio da Organização Ambiental e Expedições Científicas (AMBI) e do Banco da Amazônia (BASA), criou método que utiliza sensores para medir as bacias hidrográficas. Os estudos acompanharam o percurso do rio Nilo de sua nascente até a foz, a medida foi de 5714 km. “A análise preliminar feita sobre as imagens do trecho do rio aponta que pelo menos 900 km devam ser somados ao valor apontado até o Lago Vitória. Assim, o comprimento do Rio Nilo ficaria em torno de 6.614 km, resultado ligeiramente menor, portanto, que a extensão conhecida de 6670 km. Esta diferença pode estar associada à perda em comprimento provocada pela construção do Lago Nasser gerado pela Represa de Aswan.”(Mundo Geo, 2023)

Os pesquisadores Paulo Roberto Martini e Valdete Duarte, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, responsáveis pelo desenvolvimento da nova metodologia, estão fazendo o mesmo estudo com o rio Amazonas. “A interpretação do Amazonas é mais complexa na medida que seu leito principal é facilmente confundido com cursos alternativos na forma de paranás, meandros e enlaces com outros tributários”. Com esse novo método as análises indicam duas medidas para o rio Amazonas: 6627 e 6992 km. Mas os estudos ainda não estão prontos, serão apresentados aos órgãos que poderão utilizar para atualizar as informações sobre os rios.

Então após as pesquisas concluímos que o rio Nilo é o segundo maior rio em extensão de acordo com o método de medição da INPE, pois o seu curso percorre 6.614 km, e o do rio Amazonas, de acordo com duas medidas desse método, 6.627 e 6.992 km.

Aqui acaba o texto leitores, o que vocês acharam? Já haviam pesquisado sobre o Nilo antes?

Referências:


Crédito das imagens:

Comentários

Maria Eduarda da Rocha da Silva, 8°A disse…
Oi Samuel, tudo bem?
Gostei do seu texto, acho que faltou um pouco de coerência nele, mas fora isso, ficou ótimo.
É muito interessante esse novo método de medir as bacias hidrográficas e como ele facilita a medição.
O fato da diferença de comprimento do novo método e da medição "original" estar associado a construção de uma represa, é interessante destacar, pois essa estrutura vêm causando uma batalha geopolítica entre Etiópia, que é a favor da construção, pois acredita que isso a trará benefícios, e Egito e Sudão, que são contra a construção, pois suas populações dependem do Rio Nilo para viver.
Atenciosamente, Maria Eduarda
Matheus telles afonso disse…
Gostei muito do seu blog pois trouxe várias informações que eu ainda não tinha conhecimento, acho interessante pensar que a África tem um rio tão grande e que trás tanta vida ao continente, as margens desse rio são margens de terra muito ricas e prosperas, a África é um continente bem interessante de se estudar, gostei muito do seu blog achei ele bem rico e com bastante informações