Pular para o conteúdo principal

Terremoto atinge Turquia e Síria

 Por Diogo, 

Você sabe o que é um terremoto? Antes de falar do que ocorreu na região entre Turquia e Síria em fevereiro de 2023, vamos repassar algumas informações importantes para compreender este evento geológico. Me acompanhe:

O movimento das placas tectônicas: A crosta terrestre é composta por placas tectônicas gigantes que se movem lentamente ao longo do tempo. Quando essas placas interagem, muitas vezes há pontos de fricção nas bordas, conhecidos como falhas geológicas.

Liberação de tensão acumulada: À medida que as placas tectônicas se movem, elas podem ficar presas devido à fricção nas falhas. Com o tempo, a tensão acumulada nessas regiões se torna insustentável, resultando na liberação repentina de energia na forma de um terremoto. Essa liberação de energia é capaz de causar tremores perceptíveis e até mesmo danos significativos.

Medindo a magnitude: A escala Richter é uma ferramenta amplamente utilizada para medir a magnitude dos terremotos. Foi desenvolvida pelo sismólogo Charles F. Richter (USA) em 1935 e, desde então, tem sido uma referência importante no estudo dos terremotos.

O significado da magnitude: A magnitude de um terremoto está relacionada à quantidade de energia liberada durante o abalo sísmico. Quanto maior a magnitude, maior é a quantidade de energia envolvida. A escala varia de 1 a 10. Terremotos de magnitude 1 a 3 geralmente são considerados pequenos e podem passar despercebidos. Já os terremotos de magnitude 4 a 5 são capazes de serem sentidos pela população local, enquanto terremotos de magnitude 6 a 7 podem causar danos significativos em áreas próximas ao epicentro. Terremotos de magnitude 8 ou acima são eventos raros, mas extremamente devastadores, com capacidade de causar destruição em larga escala.

Danos estruturais: Os terremotos podem causar desabamentos de edifícios, pontes e infraestruturas, resultando em perda de vidas e propriedades. Em algumas situações, os terremotos submarinos (maremoto) podem gerar tsunamis, ondas gigantes que se propagam pelo oceano, causando destruição em áreas costeiras.

Agora que você já relembrou o que é um Terremoto e suas consequências, vamos ver o que aconteceu na Turquia e Síria, me acompanhe:

Uma terrível tragédia destruiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6). Um poderoso terremoto, com magnitude de 7,8, deixou um rastro de destruição, levando à perda de vidas e deixando milhares de pessoas feridas e desaparecidas.

O epicentro do terremoto de magnitude 7,8 foi identificado a 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na província de Gaziantep, na Turquia.

De acordo com o Serviços Geológico dos Estados Unidos (USGS) o terremoto ocorreu a uma profundidade de 24,1 quilômetros abaixo da superfície terrestre. Essa informação ajuda a entender a dinâmica do tremor e sua relação com as camadas geológicas subterrâneas.

Nurdagi está localizada ao longo da fronteira Turquia/Síria e o terremoto foi sentido em vários países da região, incluindo Síria e Líbano. (CNN,2023)

Referências:

Créditos das imagens:
https://www.poder360.com.br/internacional/terremoto-causa-destruicao-na-turquia-e-na-siria-veja-imagens/




Comentários

Maria Eduarda da Rocha da Silva, 8°A disse…
Oi Diogo, tudo bem?
Achei legal da sua parte relembrar o que são terremotos, isso ajuda com que o/a leitor/a entenda melhor o que aconteceu. Também achei que você deveria trazer mais informações sobre o acontecimento em si. Em geral, foi um bom texto, com clareza e coerência, só acho que você tirou um pouco o foco dele.
Há alguns dias atrás, vi a notícia de que dados do GPS podem ajudar a prever a ocorrência de terremotos. Essa nova pesquisa mostra que esses dados ajudariam a antecipar o alerta da ocorrência desses fenômenos, além de medi-los com mais precisão.
Gabriel Matos Batista 9°C disse…
Gabriel Matos Batista 9°C

Oi Diogo, gostei bastante do seu texto, gostei principalmente do começo, aonde você faz uma explicação do que é um terremoto e relembra que eles tem magnitudes diferentes e explicou cada "nível", era uma coisa que eu tinha duvidas e você conseguiu explicar em um simples resumo, porém eu senti um pouco de falta de informação, acho que você poderia ter colocado mais coisas, se possivel colocar o número exato ou pelo menos aproximado de mortos e feridos/desaparecidos, e gostaria também de saber um pouco mais sobre as destruições, acho que ficaria legal do texto.
olá Diogo, tudo bem?
Achei interessante você relembrar o que são terremotos, quais são suas magnitudes e o nível de destruição e problemas que cada uma causa. Eu mesmo não sabia muito sobre a divisão delas.
Porém, você se concentrou muito em explicar o que são terremotos e acabou passando muito por cima do seu real tema, que seria o terremoto que afetou a região entre a Turquia e Sibéria. Pareceu que o terremoto causado na Turquia e Sibéria foi só um adendo, uma curiosidade para complementar o texto, não o tema em si.
Gostei também que você comentou sobre os maremoto. Achei interessante porque vejo poucas noticias sobre terremotos, então não sei se é comum, ou não, os escritores lembrarem dos maremotos.
Mesmo com as criticas, eu gostei do seu texto, foi bem informativo em algumas questões.
Meus parabéns!!!

-Caíque Fernandes
Anônimo disse…
Olá Diogo, gostei bastante do seu texto, achei bastante interessante o fato de você contextualizar primeiro sobre o que é um terremoto e depois falar sobre o assunto, assim permitindo que as pessoas entendam primeiro pra compreender melhor o texto, acho que seria interessante você ter falado mais sobre que consequências esse terremoto trouxe a longo e curto prazo para os países que foram atingidos.
Esse foi meu comentário, e meus parabéns pelo texto.
Gustavo da Silva Rosa, 8 ano A
Izabelle N. Freitas disse…
Oi Diogo tudo bem? Gostei bastante do tema q vc escolheu, vi que antes mesmo de você começar a falar sobre a tragédia tu explicou o que é um terremoto e do que ele é capaz, isso me ajudou bastante na hora de compreender o texto.
O estrago que esse terremoto causou causou na síria e na turiquia foi horrível não acha? Cidades foram destruídas e milhares de famílias perderam a vida diante dessa tragédia. Me interessei bastante pelo seu post, então resolvi pesquisar quantas pessoas morreram, acabei me surpreendendo! Foram mais de 50 mil vidas perdidas nessa catástrofe.
Depois desse texto vou até acompanhar mais notícias sobre.
Meus parabéns, o texto ficou perfeito.
Ana Clara 9B disse…
oi Diogo,tudo bem? É a Ana Clara do 9 B.
Gostei bastante do texto,foi muito bom relembrar o que é terremoto, como acontece, a liberação de tensão acumulada e suas magnitudes.
Mas,achei que faltou um pouco de informação sobre o caso em si do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria.
Acho que da próxima vez,vc poderia se aprofundar mais no caso.
Tirando isso,foi muito interessante seu texto e relembrar o que é um terremoto e seus danos.
Nicolo Pereira Gomes 8a.

Oi Diogo, tudo bem?
Gostei bastante do seu texto.
Muito interessante saber como ocorreu
O terremoto na Síria ainda mais em saber que
Foi uma falha geológica convergente.
Gostei de como é bem tetalado as informações
Sobre o terremoto.
Parabéns e até o promixo texto.
Arthur George disse…
É o Arthur George 8 A
Bom dia, interessante essa leitura, porém foram poucas as informações sobre o terremoto da Turquia. O texto informa de maneira geral sobre o mecanismo de funcionamento dos terremotos e suas consequências, como a destruição causada, a escala de medição e sobre maremotos. Faltaram informações mais detalhadas sobre esse evento específico.
Arthur 9c disse…
Olá, Diogo, Gostei muito de como seu trabalho ficou, e parabéns inclusive.
Gostei bastante que você explicou o que é um terremoto, e como tudo referente a ele acontece, suas magnitudes, placas tectônicas, desastres etc.
Porém, acho que você desviou muito do seu próprio tema principal (o acontecimento), explicasse muito sobre o que é um terremoto em si, e não realmente o tema destacado no título do seu texto. Você poderia falar mais como ocorreu o desastre na Turquia e na Síria, dizer o porquê aconteceu, como aconteceu, quais placas tectônicas tinham por perto etc. Entende?
Tirando isso, seu texto ficou muito bom, e realmente me ensinou mais sobre os terremotos, coisa que eu nunca me aprofundei. Parabéns Diogo!
VITORIA WEBLER 8 ANO A disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
OLA DIOGO, ACHEI MUITO INTERESANTE SEU BLOG, BOM VC FALA BASTANTE SOBRE O QUE ACONTECEU NA TURQUIA E NA SIRIA, MAIS NA MINHA OPNIÃO ACHAVA QUE PODIA FALAR DE OUTRAS REGIÃO, SE EM ALGUMA PARTE DO ANO ESSE FENOMENO NATURAL E MAIS FRECUENTE OU EM QUE PARTE DO MUNDO ESSE FENOMENO ACONTECE MAIS , E O PORQUE ESSE REGIÃO E A QUE MAIS ACONTECE ESSE FENOMENO , NAO SABIA QUE ELES TINHAM UMA FERRAMENTA QUE ERA UTILIZADA PRA MEDIR A MAGNITUDE DOS TERREMOTOS,NAO SABIA QUE ISSO ERA UMA FALHA GEOLOGICA , BOM ESPERO TER AJUDADO EM ALGUMA COISA ,E PARABENS ATE O PROXIMO TEXTO
oi Diogo,gostei muito do seu trabalho,a forma de que começou relembrando informações importantes sobre as placas tectônica,suas magnitudes etc.
fui pesquisar mais sobre para contribuir com seu trabalho e achei no site da bbc que esses terremotos já haviam devastado os dois países apenas duas semanas atrás.
E no site do g1.com achei as informações da quantidades de mortos que teve por conta do acontecimento dos terremotos "A Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências da Turquia disse que o número de mortos no país devido a terremotos subiu para 44.218. Com o último número de mortos anunciado na Síria de 5.914, o número combinado de mortos nos dois países fica em 50.132."
aluna:Giovanna chiarani
João gabriel de Andrade perfeito 8a disse…
Olá Diogo, eu gostei muito da sua postagem só senti que faltou algumas coisas como oque aconteceu em cidades proximas e dar algumas informações legais tipo o fato do Brasil não poder ser atingido por um terremoto pois ele está em cima de uma placa tectônica que resulta no fato de não sofrermos por alguns eventos causados pelas placas como vulcões, e tsunamis além do terremoto isso explica o fato do Brasil ser um dos países mais seguros diante a desastres naturais
lucca leite disse…
Oi Diogo, tudo bem?
gostei de que você relembra o que são terremotos, isso pode ajudar o leitor a entender melhor sobre o ocorrido na Turquia. achei que você poderia trazer um pouco mais de informações sobre o terremoto, mais ao todo foi um bom texto. Lucca leite 8 ano A
Ana julia Pereira zanini 8a disse…
Oii Diogo, tudo bem ? Me interessei bastante pelo o seu blog,bom você explica detalhadamente como acontece os terremotos,mas em si fugiu um pouco sobre o tema. Não sabia que existia uma ferramenta específica para medir a magnitude e que cada uma tem o seu próprio nível. Poderias ter se aprofundado mais dizendo quais foram as consequências que causou aos países vizinhos, se isso acontece com frequência por lá, gostaria de saber também número de mortes, como tudo isso aconteceu, e como e como aconteceu. Bom seu texto me fez aprender mas sobre os terremotos, coisa que eu nunca fiz questão de compreender. Parabéns Diogo excelente texto !!
ana julia 8a disse…
oii Diogo, tudo bem ?? Me interessei bastante pelo seu blog, gostei que você explica antes o que é um terremoto mas em si fugiu um pouco sobre o seu tema. Não sabia que existia uma ferramenta específica para medir a magnitude e que cada uma tem seu próprio nível. Poderias ter se aprofundado mais, dizendo quais foram as consequências para as países vizinhos e se isso acontece com frequência por lá, gostaria de saber também o número de mortes e como tudo isso aconteceu e como aconteceu. Bom seu texto me fez aprender mais sobre os terremotos coisa que nunca fiz questão de compreender.
Parabéns Diogo excelente texto!!
Marina Januario Vieira disse…
Oi Diogo, gostei bastante do seu texto e achei interessante o fato de você primeiro trazer o que é terremoto e os seus danos, mas senti falta da noticia em si, achei que poderia ter trago mais sobre o desastre. Parsbéns pelo texto.
Samuel 9°A disse…
Olá Diogo, gostei do seu blog, pois você explica o que é um terremoto, como ocorre, etc... Mas você acabou não focando no tema principal falado no título, então não ficou muito bem explicado o acontecimento.
Gostei da criatividade na escolha do tema também, mas poderia ter falado sobre outros terremotos que aconteceram na Ásia, para ter uma amplitude e conhecimento maior no tema.
Mesmo assim achei bem interessante o blog, porque me prendeu a atenção em um tema que eu nunca fui atrás.
Jaxk Sottem dos santos Moraes disse…
Olá eu sou o jaxk do 9C

Eu achei esse texto muito interessante e informativo, achei ótimo que antes de explicar do ocorrido na Síria explicou como era o terramoto, placa tectônica, magnitude e mais.
É importante sentir empatia pela tristeza das pessoas afetadas pelo terremoto e entender que é fundamental ajudar uns aos outros em situações difíceis. Esperamos que países do mundo inteiro possam trabalhar juntos para ajudar a recuperar essas áreas e cuidar das pessoas que foram feridas ou perderam suas casas. Aprendendo sobre terremotos, também podemos encontrar maneiras de nos preparar e evitar que isso aconteça novamente.
Kaique disse…
Oi,Diogo tudo bom-gosto?
Gostei do seu post mas faltou falar sobre as consequências do terremoto e também sobre outros países.