Pular para o conteúdo principal

ALGO QUE VOCÊ JÁ VIU MAS NUNCA SABOREOU: MOCHI

Por Luiza Flebbe,

Olá meus queridos,


Provavelmente vocês já viram esse bolinho nas redes sociais, como : Instagram, Facebook, entre outros. Então, eu escolhi esse tema porque eu sempre quis saber o que era esse tal Mochi.

Hoje eu vou falar sobre ele (mochi), é o nome dado a um bolinho de arroz glutinoso, uma das iguarias mais versáteis e populares do Japão. Para sua fabricação artesanal, o arroz, ainda quente e úmido, é colocado no usu (uma tigela grande feita de madeira ou pedra). Com a ajuda do kine, um martelo de madeira, o arroz é sovado até se tornar uma pasta. O mochi pode ser recheado com diversos tipos de coisas, tais como frutas a pastas, molhos ou até sorvetes.

Agora eu vou falar sobre a origem do mochi. A origem exata é desconhecida, mas acredita-se que surgiu na China, como muitas coisas, já outros acreditam que o mochi está presente na cultura japonesa a milhares de anos desde a Era “Jomon” (14 mil a.C.). O bolinho é parte da tradicional virada de ano japonesa e traz força, vida longa, boa sorte e saúde.

Atualmente existe várias formas de “consumir” o mochi, tem até como comprar pronto, embalado igual um salgadinho. Muitas pessoas optam por comprar assim, por conta da praticidade e rapidez, mas pelo o que eu li o gosto não é o mesmo, claro que varia muito da marca mas a maioria tem um gosto mais artificial.

Foi isso meus queridos leitores. Espero que tenham gostado e também que tenham a oportunidade de provar esse doce tradicional e também outros doces asiáticos em geral mas principalmente os japoneses ou chineses. Você já experimentou algum doce asiático? Ele era gostoso?

Referência: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mochi

Créditos da Imagem: 


Comentários

Nathan Amorim de Oliveira disse…
Olá Luiza, gostei de seu post, super legal e fácil de se entender. Você informou da "suposta origem" do mochi já que a verdadeira é desconhecida, também disse a receita para fazer ele.
Porém ficou faltando alguns pontos importantes como falar o nome da técnica da preparação do mochi que é michitsuki, também poderia ter a informação que ele pode ser degustado durante o ano todo mais é principalmente consumido no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como o nascimento e o casamento.
Espero que o meu comentário tenha te ajudado
Atenciosamente Nathan Amorim de Oliveira
Gabrielly - 8°ano A disse…
Olá Luiza, tudo bem!?
Achei o tema escolhido muito top, pois já tinha ouvido falar sobre mochi e sempre tive bastante vontade de experimentar. Legal você ter dito como é feito/fabricado o "bolinho" e sobre a origem dele. Uma curiosidade que você adicionou no texto bem importante, foi que ele faz parte da tradicional virada do ano que traz força, vida longa, boa sorte e saúde, e também que não tem uma origem exata, porque algumas pessoas acreditam que ele surgiu na China e outras na cultura Japonesa a milhares de anos. Enfim, quando vi seu texto no blog, achei bem interessante ler e comentar sobre ele, porque nunca tinha chegado a pesquisar profundamente sobre o tema! Parabéns pela escrita e pela dedicação!

Atenciosamente,Gabrielly Gonçalves de Vargas!