Pular para o conteúdo principal

Descobrindo a Cultura do Japão

Por Henrique Costa,

Sejam bem-vindos!!

Escolhi a cultura do Japão por ser extraordinariamente diversa e possuir uma riqueza inigualável de tradições, artes e muitas outras coisas que deixam ela com essa nobreza. Com isso decidi falar um pouco mais sobre ela aqui no blog.

Aqui neste blog aprofundaremos mais sobre três elementos essenciais na cultura japonesa, como a arte, gastronomia e filosofia.

A arte do Japão possui uma rica tradição que abrange uma variedade de formas de expressão, como caligrafia e artes marciais a muitas outras. Cada uma dessas formas de arte reflete a estética única do Japão e as influências culturais que moldaram sua história.

Falando um pouco mais sobre a caligrafia do Japão, ela é baseada no sistema de escrita kanji, a caligrafia japonesa busca traços fluidos e elegantes. É considerada uma forma de expressão artística e uma prática espiritual, os praticantes dedicam-se ao estudo dos diferentes estilos de escrita, como o kaisho (estilo regular), o gyōsho (estilo cursivo) e o sōsho (estilo corrente).

Agora, das artes marciais, as mais conhecidas incluem o judô (utiliza técnicas de ataque e defesa com o próprio corpo), o karatê (método de ataque e defesa pessoal executadas com as mãos desarmadas), o aikidô (objetivo de defender-se a si próprio a partir do ataque adversário) , o kendo (desenvolvido a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal) e o iaidô (técnicas ou movimentos que permitem ao praticante reagir de forma apropriada a determinadas situações). Cada uma dessas artes possui técnicas e filosofias distintas, mas todas enfatizam o treinamento físico, mental e espiritual. Além de serem consideradas formas eficazes de autodefesa, as artes marciais japonesas são apreciadas como disciplinas que promovem valores como respeito,autocontrole e perseverança.
A culinária japonesa é apreciada em todo o mundo por sua delicadeza, frescor e equilíbrio de sabores. O Japão oferece uma ampla variedade de pratos que vão desde o sushi e sashimi até o ramen e tempura.

Agora vou falar um pouco mais sobre estes pratos. Começando pelo sushi, um dos pratos mais populares, consiste em pequenas porções de arroz temperado, combinado com uma variedade de ingredientes, como peixe cru, frutos do mar, vegetais entre outros. O sashimi, por sua vez, é uma forma de apreciar a pureza e a frescura do peixe cru como salmão, atum ou peixe branco em sua forma mais simples como fatias finas. O ramen é uma sopa de macarrão originária do Japão, a base é um caldo rico, normalmente feito com ossos de porco, frango ou frutos do mar, cozido lentamente para extrair todo o sabor. A tempura é uma técnica de fritura japonesa em que ingredientes, como camarão, legumes ou frutos do mar, são mergulhados em uma massa leve e crocante, feita à base de farinha e água gelada, a fritura rápida e precisa resulta em um revestimento dourado e delicado, enquanto o interior do alimento permanece macio e suculento.

Em resumo, sushi, sashimi, ramen e tempura são representações importantes na culinária japonesa. Cada um desses pratos encanta não apenas pelo sabor excepcional, mas também pela atenção aos detalhes, pela técnica cuidadosa e pela apreciação dos ingredientes de alta qualidade.
A filosofia japonesa é profundamente enraizada em princípios como o respeito, a simplicidade, o equilíbrio e a harmonia. Duas das filosofias mais conhecidas e influentes do Japão são o Budismo e o Zen.

O Budismo chegou ao Japão no século VI e teve um impacto significativo na cultura japonesa. Ele promove a busca pela iluminação e a compreensão da natureza transitória da vida. Templos budistas, como o Templo de Todai-ji, em Nara, são locais sagrados onde os visitantes podem encontrar paz e reflexão.

Por outro lado, o Zen enfatiza a meditação e a contemplação para alcançar a iluminação. Ele influenciou a cultura japonesa de várias maneiras, desde a cerimônia do chá até as artes marciais, como o kendô e o aikidô. Através da prática do Zen, os japoneses buscam o autodomínio, o silêncio interior e a serenidade.

A cultura japonesa é uma fonte infinita de inspiração e admiração. Suas formas de arte, gastronomia e filosofia profunda nos convidam a explorar um mundo cheio de beleza e significado. Espero que este breve mergulho na cultura japonesa tenha despertado seu interesse para aprender mais e quem sabe, até visitar esse fascinante país um dia. Até a próxima!!

Créditos das Imagens: 

Referências:


Comentários

Matheus telles afonso 8°A disse…
Amei seu blog, achei muito construtivo e bem completo, mais parar poder ajudar resolvi trazer um pouco sobre a localização do Japão

Antes do Japão ser esse país tão bonito e bem desenvolvido ele era parte de uma sociedade feudal cujo tinha a maior população do que qualquer país oriental
Era considerado muito bem desenvolvido desde aquela época.
Ao longo da história japonesa temos muitos relatos de guerras, mais a mais sangrenta foi na segunda Guerra mundial cujo o país foi até bombardeado por uma bomba atômica que causou muita destruição.
Essa foi minha contribuição com seu post espero que tenha gostado e que tenha cido útil.


Ass:Matheus telles
Anônimo disse…
Oi Henrique Costa, gostei muito do seu tema escolhido!
Achei legal você trazer uma pesquisa sobre outra cultura bem diferente da nossa em vários aspectos.
Não sabia que a caligrafia do Japão era baseada de escrita kanji com traços “fluidos e elegantes”, não sabia também que pra eles as artes marciais eram eficazes para a auto defesas deles, pensei que era só uma tradição mesmo. Você falou também sobre um prato muito famoso o sushi, falou como é feito mais senti falta de você falar de como surgiu a ideia que eles fazerem o prato “sushi”, tirando isso que acabei de citar tá bom.
Achei bom o texto em si, só achei que poderia estar um pouco mais organizado e que você poderia trazer coisas mais surpreendentes.
POR: Beatriz Silva de Sousa 9C
Emanuely Nunes Pires 9B disse…
Olá Henrique, O texto que você escreveu sobre a cultura japonesa é bastante informativo e interessante, A cultura japonesa é realmente rica e fascinante. Eu não tinha ideia que existiam formas diferentes de caligrafia japonesa. Enfim, o texto está bem estruturado e traz uma visão interessante da cultura japonesa. Desperta o interesse do leitor para ler mais sobre esse fascinante país e suas tradições. Parabéns pelo trabalho!
Artur Lux disse…
Olá, sou Artur Lux,o Japão tem mesmo uma cultura diversa e rica na tradição,na arte,gastronomia e na filosofia profunda,tem uma parte na cultura japonesa que me deixou curioso,o seu folclore. O folclore japonês é bem influenciada pelo xintoísmo e pelo budismo(duas religiões primárias do Japão). O folclore é dividido em sete categorias:"mukashi", contos de antigamente;"namidabaiashi",histórias tristes;"obakebanashi",histórias de fantasmas;"ongaeshibanashi",histórias de retribuição de bondade;"tonchibanashi",histórias de sabedoria;"yokubaribanashi",histórias de ganância.
Geralmente envolve personagens e situações engraçadas ou bizarras e também inclui uma variedade de dinvindades, como deuses e espíritos reverenciados(budisatua,kami),espíritos que não tem conotação religiosa(yõkai),(tais com oni,kappa e tengu),yurei(fantasmas),dragões,e animais com habilidades arnomais,como a kitsune(raposa),o tanuki(cão-guaxinim),o inugami(deus-cachorro),a mujina(doninha),e o bakeneko(gato monstro).
Leticia 9B disse…
Olá, Henrique.
O Japão é realmente um lugar muito interessante, então foi muito legal você ter escolhido este tema. Eu achei bem detalhado e com várias curiosidades que eu não fazia a menor ideia; como sobre a caligrafia Kanji, que é delicada e elegante e também é considerada como uma expressão artística e até uma prática espiritual.
Achei o seu blog bem diferente pelo fato da escolha de três tópicos distintos e bem introduzidos. Eu achei bem organizado e conseguiu prender bastante da minha atenção.
Também gostei bastante do tópico de filosofia, pois ele introduziu mais de algumas informações históricas mesmo e citou também o Zen, que é bem recomendado por várias pessoas que o praticam há tempos.
Estéfano Blatt Feltrin disse…
Oi Henrique, antes quero dar os parabéns pelo texto e o quanto está completo. Eu gostaria de complementar mais a questão do budismo, por essa ser uma filosofia e religião muito interessante.
Como você comentou, o budismo busca fazer com que entendamos a natureza transitória da vida, isso acontece através do estudo e da meditação. O primeiro budista era o Siddhartha Gautama que passou todo seu conhecimento, depois de um longo período de meditações. Ele acreditava que deveríamos abandonar tudo que era ruim (emoções e ações negativas) e abraçar aquilo que é bom (emoções e ações positivas). Isso era para que nós não tivéssemos um carma ruim, algo que era muito importante nessa filosofia e religião.
O budismo não começou no Japão, mas sim na Índia e foi no século 6 através da Coreia que ele chegou nos territórios japoneses. Essa filosofia e religião foi muito importante em vários aspectos, desde culturais a políticos. Diversas tradições japonesas de hoje em dia vieram do budismo. Ele acabou sendo dividido em seis ramos: Nara, Tendai, Shingon, Amida, Nichiren e Zen. Cada um tem suas peculiaridades, mas todos têm a mesma origem com o budismo.
Lara Yasmin 9A disse…
Oi Henrique, eu não sabia de tantas coisas do Japão e nunca tive muito interesse pelo país, mas adorei o texto e saber mais sobre, eu não sabia que todas aquelas artes marciais eram praticadas no Japão e algumas eu nem conhecia, inclusive me lembrei da série “Cobra Kai” e os filmes da franquia “Karatê Kid”, eu adoro os filmes e a série. A gastronomia é realmente muito ampla e muito diferente, mas muito interessante, alguns pratos eu não conhecia e agora fiquei com vontade de experimentar. Achei muito interessante também que o Japão tem diferentes estilos de escrita, não imaginava e nem conhecia nenhum dos estilos de escrita e que era baseada na escrita kanji. O seu texto tem bastante informações e com certeza despertou a minha vontade de conhecer mais o país, a cultura, gastronomia, e tudo que o Japão tem a oferecer. Parabéns pelo texto, ficou ótimo.
Vitor Golle Eitelwein disse…
Por: Vitor Golle Eitelwein - 9ºC.
Olá, Henrique Costa!
Gostei muito do seu trabalho, e acho que você conseguiu abranger diversos aspectos positivos da cultura japonesa.
Realmente, a cultura japonesa é fascinante, e muitas vezes até “incomum” para muitos.
Na minha opinião, você poderia ter falado sobre a cultura dos mangás e animes, pois são sim, um ponto muito forte e importante para a cultura japonesa. Muitos deles são mundialmente conhecidos, como: Naruto, Dragon Ball Z, One Piece, Etc… Os mangás, excepcionalmente, são produzidos desde o século XIX, e desde então, vem conquistando muitos leitores, dos mais diversos lugares do mundo!
Além disso, gostei muito de você ter falado sobre a culinária japonesa, pois é algo que me interessa muito. A culinária japonesa entrou a pouco tempo na minha vida, mas agora sou apaixonado por sushi e outros pratos do Japão, e por isso, é muito legal ler sobre/descobrir um pouco mais sobre essa culinária tão diferente mas ao mesmo tempo tão gostosa.
Parabéns, Henrique! Ótimo trabalho.
Amanda disse…
Oi,Henrique Costa gostei muito do seu trabalho. Ele fala de cultura ,ele realmente é realmente rica e fascinante. Trás várias informações e curiosidades e mechamo atenção
Que o Japão trás uma cultura diferente e com muito aprendizado adorei não tenho o que complementar.
Davi da Silva Vogel disse…
Oi Henrique gostaria que você acrescente este parágrafo falando um pouco do preconceito sofrido pelos os Descendentes de países do Leste Asiático
Descendentes de países do Leste Asiático no Brasil enfrentam preconceito baseado em sua aparência étnica, com insultos frequentes e estereótipos negativos, como "Abre o olho, japonês" e . Isso pode ter consequências emocionais e psicológicas a longo prazo,
Davi Macedo 8A disse…
Oi Henrique, seu texto foi muito bem trabalhado e detalhado, o destaque que você deu para determinadas áreas da cultura do japão foi muito bom, mas acho que você poderia incluir mais do que só a comida, as artes marciais e a culinária. Não significa que seu texto tenha ficado ruim por causa disso, mas citar lendas, costumes e até tradições teria deixado bem mais completo por ser um tema tão abrangente, por exemplo o Tooro Nagashi é uma cerimônia em que as pessoas poem lanternas de papel iluminadas no mar ou em rios para homenagear os antepassados que já morreram, ‘’tooro’’ significa lanterna ou lanterna de papel, enquanto ‘’nagashi’’ significa deixar fluir ou levar-se ao vento. Adicionar questões como essa deixariam um pouco mais rico seu texto. Eu só tinha isso pra acrescentar porque seu texto realmente ficou muito bom e completo, obrigado pela atenção.